quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

TOMADA DE ATITUDE

Membros do Fórum 
A reunião da terça-feira 27 foi bastante produtiva e participativa. Tivemos mais de 50 aldeenses que abdicaram de seus momentos em casa, junto às suas famílias, para contribuir ativamente com as decisões a serem tomadas diante da ameaça de construção, pelo Estado, de um presídio de segurança máxima em Araçoiaba.
Três comissões foram criadas em assembléia, sendo a primeira formada por advogados que irão preparar argumentos judiciais para uma ação civil pública contra o Estado; a segunda comissão cuidará de elaborar um abaixo-assinado junto à população; a terceira e última comissão se responsabilizará pela divulgação através da imprensa, internet, rádio etc., de todos os atos relativos ao nosso protesto contra o presídio.
Estamos conscientes de que precisamos correr contra o tempo, uma vez que a área escolhida pelo Estado já foi desapropriada.
Pedimos aos aldeenses e amigos de Aldeia que se unam a nós, participando das reuniões e divulgando nosso blog!

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

FÓRUM RECEBE VISITA DO DR. JAYME ASFORA

Dr. Jayme Asfora
Compareceu ao Fórum, como convidado, para uma palestra, o ilustre dr. Jayme Asfora, que acumula os cargos de Presidente Nacional da Comissão de Direitos Humanos da OAB, e Conselheiro Federal da OAB. 
A palestra, ocorrida na reunião de 21 deste mês, versou sobre o temerário sistema penitenciário brasileiro e o grande problema para a população de situar presídios em áreas metropolitanas. O palestrante, de início, discorreu sobre o nosso atual sistema penitenciário, utilizando o termo "caótico" para defini-lo. Ou seja: temos no Brasil cerca de 500 mil presos, sem uma defensoria pública suficiente para atendê-los. Não é prioridade do Governo melhorar as condições carcerárias. Usou a expressão "barril de pólvora" para descrever a situação dessas criaturas, amontoadas dentro de células minúsculas, sem um programa de ressocialização e sem atividades laborais no dia a dia. O presídio Aníbal Bruno, por exemplo, está com 4 vezes mais da sua capacidade de lotação. Dentro desses presídios reina a corrupção, havendo, inclusive, a figura dos "chaveiros", que são presidiários com grandes regalias, cumprindo o papel de guardas, num completo descontrole gerencial onde o Estado não se mete ou faz vista grossa. Nosso palestrante alertou para uma questão crucial: todos esses presídios atraem marginalidade, pois sua órbita costuma ser preenchida com outros marginais, comparsas, trazendo consigo drogas, contaminando a população do entorno, além de muita prostituição (inclusive de adolescentes).

Por todas essas razões, o dr. Asfora declarou-se completamente contra a ideia do governo de construir presídios em áreas metropolitanas. Araçoiaba é considerada área metropolitana. Alertou-nos para a tensão permanente que nós, moradores de Aldeia, teremos de enfrentar, caso se concretize a ideia do presídio. Mesmo sendo de segurança máxima, há sempre o risco de fugas e motins. Além do mais, Aldeia é área de preservação ambiental, o que é um motivo muito importante para impedir a vinda dessa prisão, o que seria, nas próprias palavras dele, uma COMPLETA INSENSATEZ.

Ao  final, o dr. Jayme Asfora disse estar do nosso lado e prometeu ajudar-nos no que for possivel nessa luta para afastar essa ameaça que representa a construção do presídio em nosso entorno. E incentivou-nos, lembrando-nos da força que uma mobilização popular pode ter em assuntos desta ordem.

Cabe agora a nós, aldeenses, nos unirmos para termos essa força. Na próxima reunião veremos que tipo de ação poderemos tomar para protestarmos maciçamente. Se houver uma resposta significativa dos moradores, teremos sucesso nesta empreitada. Se ainda não nos conscientizamos do grande problema que poderemos ter em mãos com a vinda desse cárcere e da criminalidade ao redor dele, é hora de fazê-lo. Sair um pouco da nossa comodidade e dizermos NÃO.