sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Lixo em Aldeia - Descaso e Omissão

Foto do Informativo Aldeia de fevereiro/2012
O lixo amontoado é um problema para a saúde e para o meio ambiente, por isso é primordial cuidarmos dele. E quando o lixo é jogado nos leitos dos rios, a coisa se complica mais ainda.
A questão ambiental de Aldeia, entre outras as de resíduos sólidos, foi tratada em reunião do Fórum com o secretário da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado (SEMAS)  Sérgio Xavier. O secretário mostrou-se receptivo em resolver os problemas tratados. O assunto foi também debatido com a Prefeitura de Camaragibe, na presença do Prefeito João Lemos que manifestou, na ocasião, o compromisso de adoção de providências. No entanto, o problema persiste.
No Informativo Aldeia deste mês, Erivan Vianna relata o crime ambiental que vem sendo cometido no leito do Riacho das Pacas, onde o lixo vem sendo jogado aos montes. Como diz a bióloga e doutora em Ecologia Cecília Costa, em excelente artigo publicado no citado Informativo, Aldeia não tem problemas ambientais (entendendo-se como problemas ambientais as secas, os terremotos, as inundações etc.); Aldeia tem sim, e muitos - problemas de falta de informação, de ação, de respeito, de fiscalização, de educação, que refletem uma crise social. Diz Cecília: "Essa crise social pode ser resumida em uma crise no que são nossos valores, percepção e atitudes. Se isso faz sentido para você, então perceba que a mudança começa a partir de você e não do outro. É você leitor, e só você, que pode ser agente dessa mudança, pois ela começa em você."
Devemos cobrar mudanças das prefeituras, mas essas mudanças só serão realmente efetivas quando cada um mudar e começar a cuidar da sua parte.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Comissão Jurídica a Todo Vapor

Hilton Losant
A reunião ordinária de ontem (14 de fevereiro) foi bem elucidativa. Algumas pessoas estavam com dúvidas, querendo saber como andava a pesquisa jurídica; outras estavam ansiosas para compreender por que o Fórum ainda não havia dado entrada em nenhuma ação.
Nosso advogado Hilton Losant, que faz parte da equipe jurídica, a despeito de estar com a esposa hospitalizada, esteve presente à reunião de ontem e, com a ajuda de um bem elaborado pps, fez uma excelente explanação da questão jurídica, citando e explicando como a legislação poderá - e deverá - agir em nosso favor. Foi uma palestra bastante elucidativa que apaziguou nossa curiosidade e nos trouxe muita confiança quanto ao sucesso dessa empreitada de afastar o presídio das nossas cercanias. O Fórum agradece a Hilton de coração por esse esforço.
Fundamentos jurídicos à parte, é preciso que se entenda o seguinte: estamos num jogo de xadrez onde todos os movimentos em falso podem significar uma perda ou um cheque-mate. 


A luta contra a instalação de um presídio em nossas imediações não é somente uma luta jurídica. Tentativas de diálogo, abaixo-assinados, mobilização popular são medidas importantes e o Fórum considera e analisa todas elas.  
Por isso, repetimos: o seu engajamento nas ações é mais do que importante - é vital. O Fórum não é uma entidade que realiza protestos e ações a esmo. O Fórum é de Aldeia e os aldeenses devem se imbuir de sua cidadania para organizarmos juntos um belo e seguro futuro para todos nós.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

O MOMENTO É AGORA

O TEMPO VOA! Carta aos empresários

O Fórum Socioambiental de Aldeia, a ACA – Associação dos Condomínios de Aldeia e outras associações vêm tentando conscientizar a população para os males que poderão advir caso se concretize a intenção do Estado de localizar um presídio de alta lotação em Araçoiaba.
Lamentavelmente, apesar dos nossos esforços, uma boa parte do empresariado de Aldeia e adjacências ainda não acordou para a urgência de uma mobilização conjunta, a fim de termos sucesso nessa difícil empreitada. No entanto, os empresários serão uma das classes mais prejudicadas, caso esse presídio venha para cá. O senhor(a) já pensou nisso?
Com a instalação de um presídio nas nossas imediações, vem a insegurança, o medo de rebeliões, fugas etc. Vem também o aumento da criminalidade, com a chegada de comparsas, crack, etc. Muitos desistirão de morar aqui. E certamente Aldeia será outro mundo bem diferente com esse cárcere por perto. Teremos muito a perder e a lamentar, se não abortarmos esse pesadelo agora, enquanto ainda é projeto.
Temos feito todo o esforço para afastar esse presente de grego do nosso convívio. Mas precisamos que o empresariado entenda como é crucial a sua ajuda. Por isso conclamamos você a unir os esforços conosco. O Fórum precisa de voluntários e de recursos para prosseguir na luta. Compareça às nossas reuniões! Seja um colaborador! O TEMPO VOA! O MOMENTO É AGORA!

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Parabéns, OAB!

Transcrevemos a carta do nosso Carlam Bezerra Salles, publicada no JC de hoje:

Servimo-nos dessa prestigiosa coluna para levar à OAB os nossos parabéns pelos seus 80 anos de frutífera existência de bons serviços prestados , não só à classe dos advogados, mas também aos mais variados segmentos da sociedade brasileira. Aproveitamos a ocasião para lançar um apelo no sentido de que nos oriente e apóie na luta que ora travamos contra a construção de um complexo presidiário nas proximidades de Aldeia. Recentemente, o conselheiro federal Jayme Asfora, em palestra realizada no Fórum Socioambiental de Aldeia, prometeu-nos total apoio da OAB e assegurou-nos o encaminhamento da nossa causa à apreciação do Presidente Henrique Mariano. Estamos ansiosos poder inscrever no currículo da OAB mais esse serviço prestado à nossa imensa comunidade, composta de oito municípios pernambucanos. Mais uma vez, parabéns OAB!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Reporter JC

Saiu no Jornal do Commercio de hoje, Coluna Reporter JC, pág. 9:

INSATISFAÇÃO AMBIENTAL - Moradores de Aldeia preocupados com os danos ambientais que a instalação de presídio em Araçoiaba poderá acarretar à área de proteção ambiental Aldeia-Beberibe e também com a segurança no entorno. Eles se mobilizam para tentar dissuadir as autoridades da construção do presídio que ficará a apenas 4 km dos limites da APA. “Não ao presídio” passa a ser, então, a palavra de ordem em Aldeia.

E assim nossa luta vai sendo divulgada e ficando conhecida por toda a sociedade! 

Ação Civil

Araçoiaba com a palavra
Foi anunciado na reunião ordinária de ontem (terça-feira 7) que nossa comissão jurídica está com a ação praticamente concluída, para darmos entrada no pleito contra a construção do presídio de Araçoiaba.
Uma comissão formada por moradores de Araçoiaba e líderes de associações tem comparecido às reuniões do Fórum, no sentido de unirmos esforços, uma vez que a causa é de todos nós. Esta comissão convidou-nos para realizarmos uma reunião extraordinária na quinta-feira 16 deste mês em Araçoiaba, com a presença do presidente e líderes do Fórum e líderes de Araçoiaba, para discutirmos e trocarmos idéias sobre este grande movimento antipresídio.


A Delegada do Meio Ambiente Verônica informa que está sendo definida a lei florestal do Estado, sendo importante a participação do Fórum nessas discussões.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Recebemos, por e-mail, a seguinte carta:

"Aqui escrevo como cidadão pernambucano.
O governador Eduardo Campos é um político versátil e muito inteligente. Por isso creio que não vai cometer o erro que cometeram aqueles que instalaram um presídio em Itamaracá, lugar maravilhoso que até hoje não conseguiu alcançar o patamar turístico nacional e internacional que pela natureza lhe foi dado, principalmente porque tem 'plantado' ali um presídio.
A região da mata atlântica onde querem instalar um presídio é praticamente a mais importante, ou única, região de campo da Região Metropolitana do Recife. Usando um jargão popular, instalar um presídio nela seria um tiro no pé de qualquer administrador público, com reflexos em todo o cenário nacional. O nosso governador não daria este tiro, tenho certeza, principalmente porque já é um patrimônio político nacional que precisa ser preservado para atuar no momento oportuno em benefício de todo o Brasil.
Vejam os exemplos de países desenvolvidos, onde eles constroem seus presídios. Com certeza, longe dos grandes centros, inclusive como medida para dificultar as organizações criminosas.
Por que uma costa dourada no Sul de Recife e dois presídios no norte da cidade que ainda pode ser considerada a Veneza Brasileira?
Por último, a região mencionada é de preservação ambiental e exerce papel importante no abastecimento de água do Recife. Aliás, as empresas de água mineral também têm a palavra neste momento.
Finalmente, como cidadão, vejo que o assunto contém interesse publico ensejador da atuação e intervenção do Ministério Público Estadual.
Pedro Luiz Serafim (plserafim@gmail.com)"

Sim, não somente as empresas de água mineral têm a palavra. Todos os aldeenses, araçoiabenses, camaragibenses etc. têm a palavra. Todos os empresários devem se mobilizar nesta causa. 
O momento é de ação e temos  certeza de que o esforço conjunto será vitorioso.
O Fórum aguarda a colaboração de todos. É tempo de unir. É tempo de agir.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Presídio em Araçoiaba - Nova Matéria no JC

JC de hoje, pág. 10, "Opinião":


Sem consulta à população, silenciosamente e sem alarde, o governo do Estado tomou uma decisão que poderá mudar drasticamente os desígnios do projeto APA Aldeia-Beberibe. Essa decisão diz respeito à construção de um presídio de grande capacidade (cerca de 2.200 detentos) em Araçoiaba, Região Metropolitana do Recife.

O projeto APA (área de preservação ambiental) está em fase de implantação. Para quem não sabe, Aldeia abrange partes de oito municípios: Recife, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Paudalho, Abreu e Lima, Paulista, Igarassu e Araçoiaba. E essa área corresponde (veja que riqueza) ao maior segmento de Mata Atlântica remanescente ao norte do Rio São Francisco.

Embora o governo saiba do grande problema que as grandes cidades enfrentam, provocado pela destruição crescente e gradativa do meio ambiente e poluição das águas, em vez de tratar das nossas matas e mananciais com o extremo cuidado de uma mãe por seu bebê, decide, arbitrariamente, localizar essa prisão em território perigosamente próximo à APA, que certamente sofrerá um efeito brutal em sua frágil estrutura, tendo uma unidade prisional de grande porte nas suas imediações.

Nós, aldeenses, estamos bastante apreensivos não somente com referência à preservação ambiental, como também com relação à nossa segurança e do nosso patrimônio.

O Fórum Socioambiental de Aldeia e outras associações locais estão se mobilizando em protestos contra este absurdo.

Em matéria publicada no dia 10 de janeiro último neste jornal, foi mostrado que o povo de Araçoiaba está revoltado com o presídio em seu território. Parece que somente o prefeito de lá acredita no efeito positivo dessa construção, ao argumento de que diminuirá o desemprego.

Essa justificativa, no entanto, não parece convencer os araçoiabenses... Até porque eles sabem que presídio não é shopping center nem cabide de empregos! Mesmo que o período de construção empregue mão-de-obra local, isto não justifica os horrores posteriores que o povo de Araçoiaba (e todos nós que estamos por perto) teremos de enfrentar.

Este problema parece longe de estar localizado em Araçoiaba; é uma verdadeira bomba de longo alcance e de alto poder de destruição, muito além dos limites geográficos do seu epicentro.

A APA Aldeia-Beberibe está localizada em nossa região, mas seus benefícios são para todos. Acabando-se nossos mananciais, todos sofreremos com isto, aldeenses ou recifenses. E, mais próximos do furacão, os araçoiabenses.

(Dora Lakshmi Bittencourt, escritora e moradora de Aldeia)