terça-feira, 27 de março de 2012

Reunião de 27/03/2012

Engº Cézar Rangel
O Fórum recebeu hoje dois engenheiros da Odebrecht: Cézar Rangel e Fabiane Vidal, para uma apresentação sobre as obras da Arena Pernambuco. A palestra foi muito elucidativa, com slide-show e filmes que nos deram uma idéia do que a construtora está fazendo. A questão da sustentabilidade foi abordada o tempo inteiro e, no final, Cézar e Fabiane responderam as questões levantadas pela assistência. 
Engenheira Fabiane Vidal
O assunto de hoje - Sustentabilidade das obras da Arena Pernambuco - será complementado com outra palestra sobre o anel viário, cuja responsabilidade não é da Odebrecht e sim da Construtora Mendes Júnior. 
A assembléia assiste, atenta, à apresentação
Ao final da reunião, Dodora Bittencourt apresentou um outro slide-show com o tema do Dia da Água, tratando da nossa responsabilidade no que diz respeito  a esse líquido vital para nossa existência (dicas, cuidados com a economia da água, etc.). Belos slides de cachoeiras e lagos encerraram a produtiva reunião.

Protesto na França

Na França, grupo faz protesto contra Código Florestal brasileiro

Políticos e ambientalistas brasileiros fizeram na quarta-feira (14) uma manifestação durante 6º Fórum Mundial da Água, em Marselha, na França, contra a aprovação do texto do novo Código Florestal.
O grupo, liderado pela fundação SOS Mata Atlântica, instalou um copo gigante de plástico, em forma de troféu, no meio do estande oficial do Brasil no evento.
A ideia, de acordo com Mario Mantovani, diretor de mobilização da SOS, é simbolizar a entrega do troféu "copo vazio" a quem apoia o novo código em debate na Câmara dos Deputados.
"A situação está mal resolvida. Não é possível continuar essa chantagem na Câmara contra o governo, contra a sociedade e contra a natureza", disse Mantovani.
"Eu espero que a Câmara dos Deputados aprove na íntegra o texto que saiu do Senado", falou o senador Rodrigo Rollemberg, presidente da Comissão do Meio Ambiente do Senado. "É um texto equilibrado que busca aliar a condição do Brasil como um grande produtor de alimentos mantendo sua condição de potência ambiental."
O texto aprovado pelo Senado em dezembro do ano passado sofreu alterações na Câmara. Por exemplo, as áreas florestais obrigatórias por lei nas propriedades rurais foram reduzidas.
RESPOSTA
A ideia da manifestação surgiu após o discurso da senadora ruralista Kátia Abreu (PSD-TO), na terça-feira, no Fórum da Água.
Abreu sugeriu uma espécie de universalização do conceito de mata ciliar que a legislação brasileira chama de APP (Área de Preservação Permanente).
A senadora também falou sobre o projeto Biomas, da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), que ela preside, e da Embrapa Florestas, que envolve mais de 200 cientistas.
De acordo com Abreu, cabe aos cientistas a avaliação da mata ciliar que deve ser preservada nas nascentes e nas beiras de rios, "que pode variar de 5 metros a 200 metros."
Na prática, porém, a senadora é um dos principais nomes que lutam pela aprovação do novo Código Florestal brasileiro.
O texto em debate, que substitui a legislação de 1965, delimita as APPs de beira de rios em até 30 metros e inclui essas áreas na conta da Reserva Legal (floresta "obrigatória" das propriedades rurais).
"Se o que a senadora estivesse falando aqui fosse verdade seria ótimo. Mas ela não escuta os cientistas", disse Maria Luiza Ribeiro, coordenadora da Rede das Águas.
A senadora disse ainda que o congresso tem "livre arbítrio" para decidir sobre o tamanho da APPs e que a nova legislação não será "para sempre". "O único texto eterno e imutável é a Bíblia", disse.
"O Brasil sofreria embargos econômicos se mostrasse ao mundo que está desmatando e alternando negativamente a sua legislação florestal", disse Ribeiro. "A senadora deve estar trabalhando para vender uma imagem positiva no exterior."
(SABINE RIGHETTI, ENVIADA A MARSELHA, FRANÇA)

quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia Mundial da Água

22 de março, Dia Mundial da Água. 
Este dia foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas). Mas se nosso planeta é formado por dois terços de água, qual a razão de a ONU se preocupar com o precioso líquido? O motivo é simples: de toda a água disponível no planeta Terra, cerca de 0,008 % apenas é de água potável. E - o pior - dessa pequena percentagem, uma grande parte está sendo irremediavelmente contaminada pelo homem. Daí ter sido instituído o Dia Mundial da Água, para que neste dia se crie um momento de reflexão. 
No século XX, a população mundial cresceu quatro vezes e o consumo de água multiplicou por sete. Ou seja, consumiu-se muito mais. Claro que com desigualdades gritantes. O importante, porém, é saber que a água é um recurso natural de disponibilidade limitada e cada vez mais escasso. CADA UM DE NÓS DEVE FAZER A SUA PARTE.
ALGUNS CONSELHOS ÚTEIS: 

  • A Terra é uma esponja. Tudo o que jogamos, indevidamente, no ar, na água e no solo acaba, de alguma maneira, chegando ao subsolo e contaminando o lençol de água. Pense nisso ao olhar para inseticidas, detergentes, produtos químicos em geral, e se recuse a envenenar o Planeta;
  • Cada gota de água, que sai de qualquer torneira, veio da natureza e, ao descer pelo ralo, mistura-se com freqüência ao esgoto. Economize, não apenas controlando a quantidade, mas também reaproveitando. Sugestões: ao lavar frutas, verduras e legumes orgânicos, coloque uma bacia dentro da pia e utilize a água, que escoaria pelo ralo, para molhar plantas ou para limpeza em geral (como lavar vidros, lavar o chão, deixar panos de molho, etc.); se possível, use a água da chuva, uma benção da natureza, para molhar as plantas (que adoram água sem tratamento químico);
  • Não “varra” nada com água, e sim com uma vassoura;
  •  Quando for molhar os vasos de plantas, coloque um prato embaixo para apanhar a água em excesso, e utilize essa água para molhar outras plantas;
  • Quando trocar a água de seus animais de estimação, use a antiga para molhar as plantas;
  • Cerca de 75% da água que consumimos em casa são gastos no banheiro. 32% do consumo doméstico de água vêm dos chuveiros: um banho de chuveiro gasta cerca de 20 litros de água por minuto. Por amor à vida do planeta, deixe a torneira aberta somente para se molhar e retirar o sabonete do corpo.
  • Com a torneira aberta, são desperdiçados de 50 a 80 litros de água enquanto se escova os dentes, ou se faz a barba. Abra a torneira somente quando for necessário. Uma torneira aberta deixa correr de 12 a 20 litros de água por minuto. Depende de você não desperdiçá-los.
  • Para lavar o carro com uma mangueira permanentemente aberta, mais de 600 litros de água são gastos!
  • Se puder, recolha a água da chuva em baldes e a utilize para diferentes fins. Em nossas cidades cimentadas, sem a terra para absorvê-la, a água da chuva termina nos bueiros, misturada aos esgotos. É um presente do céu, desperdiçado.
  • Regue suas plantas de manhã cedo. Durante o dia, a evaporação da água é bem maior e, à noite, aumenta o risco de proliferação de fungos;
  • Plantas nativas consomem 54% menos água, são mais saudáveis e não esgotam o solo;
  • Afofar a terra freqüentemente melhora a drenagem, diminui a quantidade de água por rega e afasta os insetos que se alimentam das raízes;
  • Não utilize pesticidas e, principalmente, não os jogue pelo ralo ou no solo. Eles vão contaminar o sistema de esgotos e contribuir para a poluição das águas;
  • Se tiver de usar detergente (existem várias soluções alternativas eficientes e não poluidoras), utilize quantidades mínimas e se certifique de que é biodegradável;
  • Manuseie cuidadosamente os restos de tinta e procure se desfazer deles de maneira racional, dando, por exemplo, para alguém que precise. Lave os pincéis na pia, para que a tinta seja levada a uma estação de tratamento de água. Na terra, a tinta infiltra-se e alcança o subsolo, contaminando o lençol freático. Três litros de solvente, por exemplo, podem contaminar 60 milhões de litros de água subterrânea;
  • Racionalize o uso de pilhas e as encaminhe às caixas coletoras específicas: elas contaminam fortemente a água e o solo, com mercúrio e cádmio, e a atmosfera, com vapores tóxicos;
  • Não troque o óleo do carro na rua, ou em oficinas em que não conheça o destino dado a ele. Óleo jogado no chão pode se infiltrar no solo e contaminar mananciais. Uma lata de um litro de óleo para motor é capaz de poluir um milhão de litros de água potável. Jogar óleo no esgoto (ou na rua, onde acabará chegando ao esgoto) é o mesmo que despejá-lo diretamente num rio, ou lago. E apenas meio litro de óleo é suficiente para gerar uma mancha venenosa de milhares de metros quadrados;
  • Os desinfetantes sanitários, coloridos e perfumados, são levados pelo sistema de esgotos e acabam poluindo rios, lagos e mares;
  • Vasos sanitários com descarga de parede consomem 19 litros de água cada vez que são utilizados, enquanto vasos com reservatórios externos gastam 12 litros. No Japão, usa-se 3 litros de água em cada descarga. Uma simples adaptação na válvula, ou mesmo uma simples vergadura na bóia, diminui o desperdício.
  • As torneiras automáticas dos banheiros públicos são mais uma invenção para aumentar o desperdício, já que continuam jorrando água quando não precisamos mais. Podemos amenizar este desperdício, colocando o sabão líquido nas mãos sem abrir a água, e apertando a torneira somente para enxaguá-las.
  • Uma torneira pingando lentamente significa o desperdício de 48 litros de água diários; com uma abertura de 1mm, 2.069 litros por dia! Evitar isso depende de nós.
  • As máquinas de lavar roupa, ou louça, são responsáveis por uma significativa parte do consumo doméstico de água. Não as utilize de maneira irresponsável, consumindo uma grande quantidade de água, e energia, para poucos objetos.
  • Ajude a limpar os oceanos, recolhendo qualquer lixo que encontre na praia e o encaminhando ao destino certo (coleta ou reciclagem). Você pode salvar a vida de um animal marinho, simplesmente apanhando objetos plásticos deixados na praia. Quando chegam ao mar, eles são confundidos com alimentos e se tornam responsáveis pela morte de um milhão de aves marinhas e cem mil mamíferos marinhos a cada ano. Um objeto de plástico que você deixou permanecer junto ao mar (porque não foi jogado por você) – e acabou sendo levado por ele – pode matar, por exemplo, uma gigantesca tartaruga marinha de 200 anos. Queremos esta responsabilidade? Os plásticos já representam a principal causa de mortalidade nos oceanos, superando os vazamentos de petróleo!

 Se gostou das dicas, coloque-as em prática e divulgue-as! O futuro do planeta não está nas mãos dos dirigentes, está nas nossas mãos.

Reunião de 20/03/1012

Bastante produtiva a reunião da nosso Fórum. 
Justamente no mesmo dia 20, pela manhã, o Fórum compareceu à primeira reunião convocada pelo SEMAS - Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e CPRH. Estiveram lá o nosso presidente Manoel Ferreira, além de Roberto Souza Leão, Herbert Tejo, Hilton Losant, Wilton Jansen, Fernando Wucherpfennig  e Carlos Alberto. Disse o presidente que considerou muito positiva a reunião, cujo objetivo é a criação dos conselhos gestores das unidades de conservação estaduais. 
Manoel Ferreira falou também sobre a Oficina de Diagnóstico ocorrida na última quarta-feira, ressaltando que foi um momento histórico para Aldeia, com muitos diagnósticos apresentados, participação ampla e uma boa representatividade do Fórum, que esteve presente com 16 dos seus membros.Herbert Tejo lembrou que é necessário agora estimularmos todas as associações para que Aldeia tenha realmente um papel marcante na gestão da nossa APA. E mais uma vez repetiu que precisamos tomar consciência e alertar a comunidade para o impacto do arco viário - mais uma obra que o Estado pretende implantar aqui em Aldeia. Herbert disse que teve acesso, tempos atrás, a um dos projetos e, caso seja mantido, o impacto sobre Aldeia será monumental.
Fernando Wucherpfennig, ao fazer um balanço sobre a Oficina de Diagnóstico, esclareceu que duas coisas chamaram sua atenção. A primeira, sobre a população da APA - 60 mil pessoas, sendo que a metade na faixa infanto-juvenil, ou seja, crianças e jovens que estudam. No entanto, não se falou em como está a educação ambiental nas escolas - esta questão não foi considerada. A outra lacuna foi quanto à questão cultural: o levantamento da história ambiental de Aldeia é primordial para podermos salvar esta região; no entanto, também não se levou este aspecto em conta ainda.
Ainda sobre a oficina, Roberto Souza Leão falou sobre o envolvimento das prefeituras no trabalho. Que se cuide para que haja um real envolvimento das pessoas neste momento de importância vital para o nosso meio ambiente.
Destacamos a presença muito bem-vinda de André Silvani, promotor de justiça da área do meio ambiente. André está se agregando à nossa equipe jurídica para os últimos ajustes nas ações que vamos impetrar contra a intenção do governo de construir um presídio junto à nossa APA.

Por fim, tivemos a elucidativa palestra de Denilson Cruz,  presidente da Cooperativa de Transportes de Camaragibe. Ele nos ofereceu um panorama sobre o novo modelo de sistema complementar de transportes que será implantado em Camaragibe.  
A palestra foi muito boa e esperamos que as pessoas envolvidas nessa empreitada tenham sucesso e tragam para nossa região mais comodidade e eficiência em locomoção pública.

sábado, 17 de março de 2012

Marca Importante

De parabéns o Fórum! Ultrapassamos a marca de 3 mil visitantes, com menos de 3 meses no ar!
Continuemos acessando, continuemos antenados e continuemos nossa luta por Aldeia!

quarta-feira, 14 de março de 2012

Oficina de Diagnóstico da APA


O dia de hoje marcou um evento de crucial importância para o futuro da nossa região: a Oficina de Diagnóstico para o Plano de Manejo da APA Aldeia-Beberibe foi  realizada, com sucesso, no Hotel Campestre de Aldeia, km 13, patrocinada pelo governo do Estado de Pernambuco, através da CPRH, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Geo Sistemas.

Dinâmica de grupo no início

Quase 100 pessoas participaram e deram sua contribuição com sugestões, palpites, estudos, das 8h30 da manhã até as 5 horas da tarde.
Os participantes receberam um questionário com perguntas, como, por exemplo: "Você conhece alguma área que apresenta problemas de degradação, erosão, queda de barreira ou qualquer problema ambiental parecido na APA Aldeia-Beberibe? Se conhece, onde fica essa área?" "Nos últimos 5 anos, você acha que as condições ambientais (qualidade da água, fertilidade e conservação do solo, preservação da vegetação, etc.) na APA Aldeia-Beberibe melhoraram ou pioraram? Por que motivo?" e assim por diante, num total de 15 questões que foram respondidas e debatidas em grupo.

Trabalho em grupo
O Fórum marcou presença através de vários membros, a começar do presidente Manoel Ferreira, que fez uma análise do encontro, dizendo que "foi um evento rico, considerando que discutiram-se as variáveis que interferem na implementação da APA, de forma a se construir em Aldeia um ambiente que leve em consideração o equilíbrio das dimensões culturais, econômicas, sociais e ambientais. A relação transparente entre comunidade e poder público é primordial para o desenvolvimento sustentável, considerando que somente na troca de idéias e iniciativas podemos equilibrar os diversos interesses envolvidos. Tivemos hoje sugestões que certamente serão indispensáveis para um plano de manejo de qualidade da APA Aldeia-Beberibe".

Momento de pausa para um café e bate-papo
Hilton Losant ressaltou, dentre os pontos positivos da Oficina, "o entrosamento, a interação da sociedade civil organizada com os setores institucionais como CPRH, Compesa, Prefeituras, Cipoma, Exército, Polícia, representantes dos fornecedores de cana, sindicatos, etc."
Nosso ambientalista Fernando Wucherpfennig, ao fazer o balanço final, afirmou que a oficina foi ótima, com "muita contribuição, presença maciça e vontade de participar, com as pessoas esperançosas sobre a preservação, apesar das muitas ameaças e pressões sobre Aldeia, como, por exemplo, o Arco Metropolitano, a Cidade da Copa e o complexo penitenciário de Araçoiaba".
Herbert Tejo também nos manifestou sua opinião sobre a oficina, classificando-a de forma muito positiva pelo "espaço que a instituição pública abriu e que precisa ser aproveitado". Destacou como fato importante a ampliação do parque de Dois Irmãos em três vezes, conforme foi hoje anunciado, e ressaltou a necessidade de mobilização do Fórum com relação ao arco viário que está sendo proposto pelo governo.
Duas novas oficinas estão previstas para abril e maio, para apresentação final dos estudos feitos.

terça-feira, 13 de março de 2012

Reunião de 13/03/2012

A reunião de hoje começou com o relatório da Polícia Militar, onde o Capitão Sérgio Costa nos relembrou sobre a necessidade de não deixarmos de fazer as denúncias, sempre que for necessário, uma vez que a polícia trabalha baseada em estatísticas.
 

PALESTRA 
Em seguida, tivemos a palestra do nosso membro João Cunha, que nos relatou sua brava, difícil - e vitoriosa - luta contra o câncer. Com muita força de vontade e persistência, pesquisando por conta própria e fazendo novas opções de vida, João venceu o inimigo.
Seu depoimento é um alerta sério aos nossos hábitos nocivos alimentares e um incentivo à superação do tabagismo.
João é empresário, proprietário da Floricultura Bellaflora e membro do Fórum.


PRESÍDIO
Comunicou a liderança de Araçoiaba que o abaixo-assinado colhido lá está com mais de 4 mil assinaturas. Somando com as de Aldeia e da internet, estamos com cerca de 12 mil assinaturas.
O advogado Hilton Losant nos deu ciência de que a equipe jurídica do Fórum da qual ele faz parte já está com as duas ações prontas (ação civil pública e ação popular) e deveremos dar entrada nelas nos próximos dias.

OFICINA DE DIAGNÓSTICO
Fernando Wucherpfennig falou sobre a Oficina de Diagnóstico para Elaboração do Plano de Manejo da APA Aldeia-Beberibe. A oficina se realizará no Hotel Campestre (km13) durante todo o dia de amanhã, quarta-feira 14, das 8h30 às 17h e é aberta a qualquer pessoa que queira participar.
É um momento de suma importância para regulamentar nossa reserva ecológica e todos precisam fazer um esforço para estar lá. Aécio Gomes de Matos ressaltou que, a exemplo das APAs de Fernando de Noronha e Foz do Iguaçu, a sociedade civil organizada precisa aqui também participar da gerência da nossa APA.

sexta-feira, 9 de março de 2012

terça-feira, 6 de março de 2012

Reunião Participativa

Comissão do Fórum, junto a moradores de Araçoiaba,
 faz o reconhecimento do local designado pelo Governo para erguer um presídio
Bastante produtiva e participativa a reunião de hoje, onde temas importantes foram trazidos, como, por exemplo, o resultado da visita feita pelo Fórum ao local em Araçoiaba escolhido pelo Estado para localizar um presídio de alta lotação.


Fernando fala sobre a questão ambiental
Fernando Wucherpfenig, ambientalista, apresentou o slide-show elaborado pelo também ambientalista Tarciso Leão, mostrando com detalhes o local. A equipe foi munida de GPS, para reunir os dados com mais precisão.
Para que se tenha uma idéia da importância ambiental: 85% do território do Município de Araçoiaba é área de mananciais,  com proteção internacional da biosfera da Mata Atlântica. É lá que está localizado o Açude Botafogo que, juntamente com riachos e córregos, formam uma rica rede hidrográfica.

Gláucio Veras fala
Pelo que ficou constatado, esse presídio seria localizado a apenas 145 metros de distância do Córrego do Boi (área de captação d'água), e a apenas 2,5km de distância da APA Aldeia-Beberibe.
Como mencionou o advogado Gláucio Veras, participante da comissão que visitou o município vizinho, "as leis estão sendo pisoteadas", ou seja: ao pretender erguer uma unidade prisional de grande porte numa área de preservação ambiental, sem um estudo prévio minucioso sobre o impacto ambiental que essa unidade provocará, o Estado está passando com um rolo compressor por cima da legislação criada por ele mesmo e que ele teria obrigação de zelar e fazer cumprir, como parte dos seus deveres.

PALESTRA

Por motivos alheios à nossa vontade, o Engenheiro José Julian Suaso, do Ministério de Recursos Naturais de Honduras, palestrante hondurenho convidado pelo Fórum para apresentar uma palestra hoje, foi chamado ontem a Honduras em caráter de urgência. No entanto, o ambientalista  Armando Torres, já conhecido no Fórum por suas elucidativas palestras sobre estradas-parque, sanou a lacuna, discorrendo brilhantemente sobre a questão sócio-ambiental de Honduras, apresentando o slide-show deixado por Suaso e, em seguida, um belíssimo filme sobre a flora e a fauna hondurenha.

ENCONTRO COM SÉRGIO XAVIER

Encontro com o Secretário Sérgio Xavier
Outro ponto importante da reunião foi a comunicação feita pelo presidente do Fórum, Manoel Ferreira, sobre o encontro ocorrido à tarde com Sérgio Xavier, Secretário Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade. Uma equipe formada pelo prof. Manoel Ferreira, Roberto Souza Leão, Fernando Wucherphenig e Herbert Tejo esteve em conversa com o Secretário, tendo saído de lá com duas promessas importantes: Sérgio Xavier nos prometeu acelerar as atividades relativas à APA, e, com referência ao presídio, prometeu se inteirar melhor sobre o assunto para conversar com o Fórum numa próxima oportunidade.