quinta-feira, 28 de março de 2013

O Rio das Pacas

O desaparecimento de um rio é sempre um desastre ambiental. A natureza se empobrece, o solo resseca, as plantas somem. Infelizmente, o resultado de desmatamentos e falta de zelo com o meio ambiente termina acarretando desastres como este. O homem parece não entender sua ligação vital com as matas. Sem árvores, não há água.

O Fórum quer iniciar uma campanha de reflorestamento das margens do Rio das Pacas, para que ele ressurja, belo como antigamente. 

Veja, no link abaixo, o vídeo que nosso membro Marcos Sampaio enviou sobre o assunto:

http://www.youtube.com/watch?v=cGDQ9qJ8teI&list=UU9o8niyR5H-09C6PlCmbhPw&index=1

quarta-feira, 27 de março de 2013

Andamento do Plano de Manejo da APA

Na reunião de ontem (26/03/2013), foi lida a carta que o Diretor de Recursos Florestais e Biodiversidade da CPRH, Carlos André Cavalcanti, enviou para o Fórum, através do presidente Manoel Ferreira. Atendendo à nossa solicitação quanto à cópia do Plano de Manejo da APA Aldeia-Beberibe, escreveu o Diretor da CPRH:

"Informamos que os trabalhos de confecção do referido Plano já foram finalizados, no entanto, por dificuldades do Setor de Geoprocessamento desta CPRH, houve um atraso na solicitação das correções no que diz respeito aos mapas constantes do Plano de Manejo. Essas dificuldades, felizmente, já foram superadas e a empresa contratada recebeu recentemente tais solicitações e em breve devemos estar recebendo as versões finalizadas dos mapas. Após termos todo o material finalizado, será encaminhada uma portaria da CPRH reconhecendo o Plano de Manejo da APA de Aldeia Beberibe, quando será dada a devida publicidade ao Plano, inclusive com sua disponibilização no site da Agência Estadual de Meio Ambiente. A previsão é que até o final do próximo mês de abril tenhamos esse material oficialmente disponível para a gestão da APA de Aldeia Beberibe".

É uma boa notícia e agradecemos a atenção e as providências de Carlos André. 

terça-feira, 26 de março de 2013

O Escândalo Insustentável do Lixo em Aldeia


(Por Fernando Wucherpfennig, 
Consultor Ambiental e membro do Fórum)

Parece incrível, mas é fato. O lixo está presente em quase todos os lugares aqui na Aldeia onde moramos (nossa casa). Próximo a condomínios de luxo, granjas, casas, comércio, restaurantes, dentro e fora das escolas, rios... A metralha segue o mesmo caminho Um assombro, em pleno século XXI. Ninguém nota, ninguém se incomoda. Parece que faz parte da nossa paisagem.

A Prefeitura já não dá mais conta de arrastar tudo para o escandaloso lixão. Os restos ficam espalhados pelo nosso território, enfeiando, fedendo, queimando e contaminando o ambiente (a fumaça que sai é pretíssima, altamente tóxica).

O que fazer se ninguém liga, ninguém se incomoda? Acho que somente uma campanha muito forte poderia equacionar todo esse escândalo. Afinal, moramos numa área de proteção ambiental, onde se localiza um grande manancial da Região Metropolitana do Recife! Nossa mata representa o maior fragmento de Mata Atlântica ao norte do Rio São Francisco, o que não é pouco, levando-se em conta o que resta dessa mata no Brasil!

O primeiro passo é o mais básico: ensinar a separar o lixo em todas as escolas. Isto é perfeitamente possível, se colocarmos o tema da educação no centro das nossas discussões sobre o futuro de Aldeia. É só um pouco mais de boa vontade dos governantes.

O Fórum Socioambiental de Aldeia tem levado às escolas da região uma proposta inovadora de educação ambiental, iniciando-se a alfabetização ecológica no lugar certo. Não sabemos a razão pela qual nenhuma escola (pública ou privada) se interessou até hoje em levar a proposta adiante, assim como também não houve até agora apoio da Prefeitura de Camaragibe.

A proposta do Fórum está completamente inserida na contemporaneidade: transparência, participação, empoderamento das escolas pela comunidade e protagonismo dos alunos. Incorpora também experiências exitosas em todo o mundo. Além disto, o Fórum realizou seminários sobre educação ambiental, trazendo especialistas de outros Estados, como foi o caso do prof. Marcos Sorrentino, da USP, um dos maiores especialistas em educação ambiental, para debater o assunto com toda a nossa comunidade. No entanto, ainda não pudemos ver uma repercussão concreta desses seminários.

Houve também inúmeras tentativas de envolver a novíssima Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) num projeto que englobasse todas as escolas da APA Aldeia-Beberibe, focando a educação ambiental, o que representa, no mínimo, uma contradição, já que a implantação da APA é questão de honra, prioritária e emblemática para a política ambiental do Governo do Estado, e só será sustentável com a participação consciente dos seus moradores.

O mesmo foi feito com a CPRH, hoje denominada Agência Ambiental de Pernambuco, que ostenta um setor voltado para a educação ambiental, com muita tradição e dedicação, desde a sua fundação. Alegando falta de estrutura do órgão, não obtivemos ainda o apoio perseguido, apenas simpatias.

O que deveremos fazer, então?

Acho que os condomínios de Aldeia poderiam fazer a sua parte, que seria o grande referencial, a lição básica de casa, separando o lixo e reciclando, através da compostagem do lixo de jardim. Lembrando que os condomínios possuem boa estrutura de gestão, pessoas de bom nível e bons jardineiros, como também têm, em geral, uma boa receita. Os condôminos poderiam exigir uma melhora no tratamento do lixo.

A Prefeitura poderia orientar esses procedimentos e dar um prazo para implantação do serviço de reciclagem, deixando de recolher o lixo dos jardins, como faz hoje, o que é um absurdo, pois estão jogando fora e desperdiçando o húmus da terra! E pagando caro por isso. Granjas, sítios, casas, fazendas, empresas e escolas seguiriam o mesmo caminho.

A Prefeitura ficaria mais aliviada sem esse serviço de recolher o lixo dos jardins, e as pessoas seriam informadas sobre como é simples sua reciclagem. Simples e importantíssimo para a vida, para o meio ambienta, para a biodiversidade. Livre dessa tarefa, nossa Prefeitura poderia dar mais atenção às áreas mais pobres, atualmente atoladas no lixo.

Nesse contexto, fica viável a implantação de uma central de compostagem em Aldeia. O viveiro florestal da Prefeitura de Camaragibe (atualmente abandonado) poderia ser reativado, com distribuição de mudas de todas as espécies e também húmus. Aí, sim, seria o início do reflorestamento de Aldeia.

Coloquemos um ponto final no fogo dos lixões espalhados por toda Aldeia! Acordemos, façamos nossa lição de casa, mãos na massa! Envolvamo-nos nesta batalha, ajudando a combater as duas maiores ignorâncias brasileiras: a ignorância ambiental e a ignorância política!

A hora é agora!

segunda-feira, 25 de março de 2013

APA LIVRE DE ARCO VIÁRIO!

Amigos, comemoremos. Fomos surpreendidos, hoje, com a auspiciosa notícia publicada no Jornal do Commercio, caderno C, pág. 3, coluna "Dia a Dia": 


“Eduardo Campos determinou ao seu Secretário de Governo, Milton Coelho, que faça adequações no projeto do Arco Viário Metropolitano, para que o traçado passe por fora da Área de Preservação Ambiental de Aldeia. Pelo projeto atual, seria necessário o desmatamento de 30 hectares de Mata Atlântica.”

Quando lemos alertas como o da IUCN (v. postagem abaixo, de 24/03/13), mostrando a alarmante devastação ambiental no Brasil e no mundo; quando sabemos da fragilidade dos ecossistemas; quando compreendemos a importância de mudar imediatamente a nossa política de desenvolvimento social e urbano, rechaçando obras e projetos não sustentáveis, sentimos uma alegria imensa com cada conquista como esta.


O Fórum, juntamente com a APA Aldeia-Beberibe, a Associação dos Condôminos de Aldeia (APA), o Rotary Club de Aldeia, a Associação de Chã de Peroba, o Movimento das Mulheres de Aldeia, o Instituto São Jorge e outras associações que nos apoiam, agradece essa atitude sensível e consciente do Governador com relação ao nosso meio ambiente. Esperamos que outras atitudes como esta possam se repetir, para que nossa APA seja preservada, tornando-se um exemplo digno de ser seguido no Brasil e no mundo.

Nós, aldeenses, precisamos continuar nos mobilizando em prol da conservação do nosso patrimônio ecológico.

domingo, 24 de março de 2013

Alerta da IUCN

O agravamento da situação ambiental no mundo vem sendo denunciado pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN ou International Union for Conservation of Nature, em inglês). Há um descompasso entre a lentidão das ações para equilibrar o meio ambiente e a velocidade da deterioração dos ecossistemas, alerta a organização.

Atuando no Brasil desde 2010, a IUCN é uma entidade internacional que se dedica à conservação dos recursos naturais no planeta. Foi fundada em 1948 e tem sede na Suíça. É considerada uma das principais organizações ambientais do mundo, com 1.200 entidades associadas e cerca de 11 mil voluntários em 160 países, com o objetivo de influenciar, encorajar e assistir as sociedades no que se refere à integridade e biodiversidade da natureza.  

Luiz Merico, coordenador da IUCN no Brasil, revelou, em entrevista concedida esta semana ao "Futurando", a preocupação dos cientistas da entidade quanto à piora crescente da qualidade da água, além da erosão das encostas e do solo (fenômeno intenso no Brasil). Disse ele: 

"O que se vem observando em escala global é uma piora das condições ambientais, e o Brasil está incluído. Temos uma piora da qualidade da água. As questões relativas à água estão se agravando: tanto aquelas relacionadas às águas superficiais como subterrâneas.
Continuamos perdendo espécies, ou seja, há uma erosão da biodiversidade muito forte em escala global e também no Brasil.
A desertificação de áreas vem aumentando, as questões climáticas estão se agravando, sem que se consiga fazer um bom processo de mitigação e de adaptação a essas mudanças climáticas.
A ocupação da costa vem se intensificando. e, por conta das alterações climáticas globais, os oceanos estão mudando muito as suas características. No caso do Brasil, há a erosão das encostas e do solo. Há uma perda contínua do solo produtivo. São elementos que podem ser observados em escala global, mas também aqui de modo muito intenso".

E em Pernambuco...

A foto ao lado mostra uma parte das reservas de Aldeia. Estará fadada a figurar, no futuro, nas galerias e livros didáticos, mostrando às gerações vindouras como foi um dia exuberante nossa região? Esperamos ardentemente que não! 

O caminho da humanidade é buscar alternativas sustentáveis, de forma sistemática e urgente, para ver se conseguimos reverter esse quadro apocalíptico preocupante. Enquanto os governos continuarem incentivando obras devastadoras do meio ambiente, enquanto não houver um engajamento total entre  governo e população, através de campanhas educativas e ações enérgicas em favor da natureza, não avançaremos rumo a uma solução que nos poupe dessa marcha suicida.

Como diz Herbert Tejo na postagem abaixo, não temos motivo, em Pernambuco, para comemorar datas como o  Dia da Floresta (21 de março) ou o Dia da Água (22 de março). Nossa preocupação em preservar a APA tem batido de frente com projetos governamentais cada vez mais agressivos ao equilíbrio natural da região. Mas sonhamos com dias melhores e mais conscientização por parte das pessoas e do poder público.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Dia da Água - A Realidade de Pernambuco


APA sob constante ameaça
Recebemos a oportuna mensagem do engenheiro Herbert Tejo, morador de Aldeia, membro do Fórum e do Conselho Gestor da APA Aldeia-Beberibe. Herbert é autor do documento que contesta a autorização da CPRH quanto ao projeto do Arco Viário Metropolitano (v. pág. "Arco Viário"). Escreve ele:

"Hoje comemoramos o dia da ÁGUA; ontem foi o da FLORESTA. O que temos para comemorar em Pernambuco? Ironicamente nos foi anunciado, através de duas audiências públicas, que o governo do estado está prestes a patrocinar o que podemos classificar, sem eufemismo, de devastação ambiental. O governo, através da CPRH, contratou um consórcio constituído pelas empresas ODEBRECHT TRANSPORT PARTICIPAÇÕES S.A, INVEPAR e QUEIROZ GALVÃO CONSTRUÇÃO para elaboração de um RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL–RIMA, onde consta estudo para implantação do ARCO VIÁRIO METROPOLITANO. Entre as alternativas de trajeto da “highway” (rodovia classe 0, ou seja: rodovia com bloqueio total para pedestres e animais), duas destacam-se: alternativas 2 e 3. A alternativa 3 caracteriza-se por ser de menor impacto ambiental; era a alternativa defendida “inicialmente” pela equipe técnica do CPRH; e a alternativa 3, de maior impacto ambiental, é a sugerida e decidida pelo consórcio, sob o argumento financista de que representa o “menor custo de implantação para igual funcionalidade e ainda que por aumentar em 20 km o trajeto compromete a atratividade do empreendimento”. A CPRH capitulou, rendeu-se às argumentações escamoteadoras que construíram o RIMA.
Reserva florestal da APA:
patrimônio de Pernambuco

O que tudo isso tem a ver com as comemorações dos dias da FLORESTA e da ÁGUA? O TRECHO NORTE do ARCO proposto pela alternativa 3 rasga o coração da APA ALDEIA-BEBERIBE exatamente onde se localizam os mais importantes ativos ambientais: a área reconhecida legalmente como de PROTEÇÃOÇÃO DE MANANCIAS, a MATA DO CIMNC (o maior fragmento de Mata Atlântica ao norte do Rio São Francisco) e diversos fragmentos de matas pertencentes à Usina São José. Observem que quando falamos de mata falamos na verdade de fragmentos. Há diversos estudos que indicam que o que resta da Mata Atlântica é quase nada. Em 1996, portanto há 17 anos, o estudo de “Coimbra-Filho & Câmara, 1996” indicava que o remanescente era de apenas 5%. Hoje há quem fale em 3 ou 2%. Enfim, seja quanto for, nosso olhar evidencia que resta muito pouco. Diante dessa realidade, pode haver decisão mais doentia do que essa anunciada? Como pode algum gestor público, gestor privado, cidadão ... considerar como natural e ainda como de INTERESSE PÚBLICO (argumentação que consta do RIMA) uma alternativa que implica em mais destruição do tão pouco que nos resta? Na lógica desse pessoal a NATUREZA não entra como variável em suas equações.

Redigi um documento apontando as contradições do relatório do consórcio e das ações do governo (representado pelo seu órgão responsável – CPRH). Encaminhei e protocolei o documento na ouvidoria do CPRH. Também encaminhei ao Secretário do Meio Ambiente de Pernambuco – Sr. Sérgio Xavier.

A quem interessar ler o documento e melhor entender o que está acontecendo, disponibilizo o link onde ele pode ser acessado, abaixo:

2013: Ano Internacional de Cooperação Pela Água


No Dia Mundial da Água, a grande preocupação é o aumento da demanda e a contaminação da água no planeta. 

Riscos

Por um lado, temos uma população sempre crescente e os maus hábitos de desperdício e poluição; por outro lado, temos a mesma quantidade de água no planeta, há milhões de anos. Segundo  o professor Carlos Eduardo Morelli Tucci, doutor em Recursos Hídricos pela Universidade do Colorado (USA), existem dois riscos: "o risco de escassez por aumento da demanda (maior quantidade de usuários e demanda) e da escassez de qualidade devido à contaminação da água disponível”.

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que, em 40 anos, a demanda deve crescer mais de 50%. Por isto, a temática deste ano é a "Cooperação pela Água", cujo objetivo é conscientizar a população do mundo sobre o grande desafio que é gerenciar a água do planeta.

O fenômeno chamado Ciclo Hidrológico explica o fato de a quantidade de água na Terra permanecer a mesma há milênios: as águas evaporam, condensam-se em nuvens, voltam à terra em forma de chuva ou neve que escorre para o subsolo, o rio e os lagos e, enfim, voltam ao mar. É um ciclo perfeito. No entanto, a água vem se perdendo pela contaminação provocada por ações do homem. No Brasil, menos de 40% do esgoto é tratado.

Consumo inconsciente

Segundo dados da ONU, uma pessoa bebe em média 2 litros de água por dia, mas são necessários de 2 mil a 5 mil litros de água para produzir sua alimentação diária.

Nossa fome de bifes também sai muito cara: a pecuária é uma das mais importantes fontes de poluição do meio ambiente, consumindo grandes quantidades de recursos e produzindo  resíduos e gases que contaminam o solo, a água e o ar. Para se ter uma idéia, a contaminação das águas superficiais por coliformes fecais  chega a 85% em algumas regiões do Sul do Brasil. 

Para produzir-se cada quilo de carne bovina são necessários aproximadamente 43 mil litros de água (somando-se a água bebida pelos animais e a água utilizada para produzir o seu alimento).

São dados para reflexão e tomada de atitude AGORA, se queremos preservar a vida no planeta. A escolha está em nossas mãos: ou mudamos nossos hábitos nocivos ou pereceremos todos, vítimas da própria inconsciência e comodismo.

Dia Mundial da Água



"O futuro de nosso planeta depende da forma 
com que usamos a água hoje."

Neste Dia Mundial da Água, lançamos nosso grito de alerta: os mananciais da nossa APA precisam de proteção! O Rio Pacas morreu; nascentes são ameaçadas pela poluição; areia vem sendo retirada das margens da Barragem de Botafogo...
A APA Aldeia-Beberibe precisa de medidas urgentes de preservação, por parte dos poderes públicos, e por parte de você, cidadão! Grite, denuncie, junte-se ao Fórum!    

Declaração Universal dos Direitos da Água

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra. 

quinta-feira, 21 de março de 2013

Dia da Floresta e Dia da Água

Mananciais da APA
Hoje comemora-se o Dia Internacional da Floresta e amanhã o Dia Mundial da Água.  
A floresta atrai a água, que cai como chuva; a chuva preserva a floresta e toda a vida. Floresta e água se entrelaçam, numa dependência mútua.

Não podemos deixar de lembrar, nós que fazemos o Fórum Socioambiental de Aldeia, a necessidade vital, absoluta, de preservarmos o que resta da nossa Mata Atlântica, com suas riquezas e mananciais. 

Temos muito orgulho em saber que lutamos e conseguimos ter em Aldeia uma Área de Preservação Ambiental - a APA Aldeia-Beberibe. 
Imagem aérea da APA

Temos muito orgulho em  saber que aqui se encontra o maior fragmento de Mata Atlântica ao norte do Rio São Francisco.

Valorizamos e lutamos para preservar esse patrimônio inigualável. Mas devemos dizer que estamos preocupados. As ameaças ao nosso ecossistema são muitas. Até o Governo do Estado, ao invés de se aliar ao nosso zelo, prepara projetos que, longe de preservar, poluem e destroem o meio ambiente, como é o caso da usina termoelétrica no km 16, e como é o caso do projeto do Arco Viário Metropolitano, cuja construção prevê a derrubada de parte das nossas matas.

Nosso mundo está em perigo enquanto continuarmos pensando no progresso material pelo progresso. O verdadeiro progresso não é aquele que vem trazendo a reboque uma desarmonia ambiental. Nosso planeta está se exaurindo. Os projetos precisam e devem ser sustentáveis, esta é a palavra de ordem em todos os países cujos governos têm o mínimo de consciência ambiental.

Faça a sua boa ação de hoje. Acesse este link do Greenpeace, pela campanha do DESMATAMENTO ZERO: http://www.ligadasflorestas.org.br/

Selecionamos alguns pensamentos para reflexão:


Amazônia

"A água é o princípio de todas as coisas." (Tales de Mileto)


“Nesses tempos de céus de cinzas e chumbos, nós precisamos de árvores desesperadamente verdes.” - Mário Quintana

“Um homem é rico na proporção do número de coisas que ele tem poder de deixar intocadas.” - Henry Thoreau

"Se soubesse que o mundo se acaba amanhã, eu ainda hoje plantaria uma árvore."- Martin Luther King

“No começo pensei que estivesse lutando para salvar seringueiras, depois pensei que estava lutando para salvar a Floresta Amazônica. Agora, percebo que estou lutando pela humanidade.” - Chico Mendes

“Quando uma árvore é cortada ela renasce em outro lugar. Quando eu morrer quero ir para esse lugar, onde as árvores vivem em paz.” - Tom Jobim

Aldeia
“Somente quando for cortada a última árvore, pescado o último peixe, poluído o último rio, as pessoas vão perceber que não podem comer dinheiro.” – Provérbio Indígena

"Árvores são poemas que a terra escreve para o céu. Nós as derrubamos e as transformamos em papel para registrar todo o nosso vazio." – Khalil Gibran

“Entre as imagens que mais profundamente marcaram minha mente, nenhuma excede a grandeza das florestas primitivas, poupadas da mutilação pela mão do homem. Ninguém pode passar por essas solidões intocado, sem sentir que existe mais dentro do homem do que a mera respiração do seu corpo.” - Charles Darwin

*****************************************************
Façamos a nossa parte, ajudando a preservar o meio ambiente!

DICAS ÚTEIS PARA PROTEGER A NATUREZA:
  • Não desperdice água. Passe menos tempo no banho. Desligue a torneira ao se ensaboar. Verifique os vazamentos da sua casa.
  • Apague as luzes sempre que sair de um ambiente. Economize energia.
  • Preserve os ambientes que você frequenta ou visita; seja numa praia ou bosque, ou praça, cuide para não deixar lixo jogado. Saiba que o plástico constitui a maior causa de morte entre as criaturas aquáticas!
  • Tenha mais atenção ao plástico. Não se sabe ainda ao certo quanto tempo alguns plásticos necessitam para serem assimilados na natureza. Use menos sacos plásticos. Reutilize-os. Use menos copos e pratos descartáveis.
  • Modere o uso de inseticidas e produtos químicos em sua casa.
  • Não lave pratos e vasilhames gordurosos sem antes limpá-los com papel absorvente para retirar o excesso de gordura. O óleo que vai para o esgoto contamina os lençóis freáticos!
  • Economize papel. Sempre que possível, utilize papel reciclado. Lembre-se das árvores que precisam ser tombadas para o fabrico de papel.
  • Conscientize as crianças. Incentive-as a amar e respeitar os animais, a natureza. Lembre-se de que elas são mais sensíveis ao exemplo do que às palavras.


O MEIO AMBIENTE AGRADECE!



terça-feira, 19 de março de 2013

A CPRH Vem ao Fórum


O Fórum recebeu, na produtiva reunião de hoje, 19 de março de 2013, a importante visita do dr. Carlos André Cavalcanti, Diretor de Biodiversidade da CPRH.

Arco Viário

Herbert Tejo Pereira, autor da peça que contesta a EIA-Rima (v. nossa pág. “Arco Viário”), relembrou, em assembleia, a fragilidade dos argumentos da CPRH no que diz respeito à autorização do projeto escolhido para localização do Arco Viário Metropolitano, com sacrifício de parte da reserva florestal pertencente à APA Aldeia-Beberibe. Reafirmou, perante o Diretor de Biodiversidade, que o Fórum não contesta a construção do Arco Viário, porque sabe da sua necessidade; apenas considera injustificável a aprovação do projeto cujo traçado passa por dentro da área de proteção ambiental, quando existe outra opção mais viável (e que aumenta a rodovia em apenas 20 km).

Usina Termoelétrica

Herbert fala ao Fórum
Também foi levantada a questão da usina termoelétrica, cuja poluição sonora atinge um raio de 12 km ao seu redor. Esta usina foi instalada em área próxima à Barragem de Botafogo, sem que houvesse um estudo aprofundado da CPRH quanto ao nível de ruído e emissão de gases. São mais de 500 motores funcionando simultaneamente, sem qualquer proteção sonora, consumindo 1 milhão e meio de litros de óleo diesel por dia. E outra usina já está sendo construída no local (são previstas três).
Falamos da poluição sonora mas não sabemos ainda o quanto de materiais poluentes está sendo lançado na atmosfera.

Lembrou Wilton Jansen que, na visita feita pelo Fórum à referida usina, foi visto que as portas de vedação estavam danificadas, lembrando Herbert que é de fazer dó a situação dos moradores do entorno. Uma omissão do governo realmente inaceitável.

Wilton também salientou que, enquanto nosso governo quer implantar em Suape a maior usina termoelétrica do Brasil, o noticiário nos mostra a não aceitação de outros Estados brasileiros quanto à instalação em seus territórios desse tipo de usina, por se tratar de fonte poluente de energia.

Hilton Losant falou com otimismo sobre a luta do Fórum e os mecanismos que podemos lançar mão para que o projeto do Arco Viário seja modificado, deixando de destruir este maior fragmento de Mata Atlântica do Nordeste.

Diálogo franco

Depois de ouvir os membros do Fórum, o Diretor Carlos André falou em assembleia de forma muito franca e aberta, ressaltando o fato de ser esta a primeira vez em que um diretor da CPRH comparece ao Fórum, para discutir conosco os problemas ambientais. Afirmou que as palavras de Herbert tiveram uma boa repercussão, por seus argumentos consistentes, e que, como nós, do Fórum, ele também acha que há necessidade de valorizar os recursos naturais. Mostrou-se favorável à realização de uma terceira audiência pública para discutirmos a questão do Arco Viário, comprometendo-se a trabalhar por ela.

Com relação ao plano de manejo da APA Aldeia-Beberibe, Carlos André  assegurou ao Fórum estarmos perto da conclusão, que sairá provavelmente nestes próximos quinze dias. Quanto à morte do Rio Pacas, considera um assunto que precisa ser tratado com urgência.

Finalmente, o Diretor de Biodiversidade reconheceu a força social do Fórum e mostrou-se sensível à nossa argumentação, reafirmando o seu compromisso de trabalhar para que possamos marcar uma nova audiência pública em Aldeia, possivelmente entre os dias 2 a 5 do mês de abril próximo, a fim de discutirmos o projeto polêmico do Arco Viário.

Presenças 

Ferreirinha e o radialista Jonas Silva

Destacamos, na reunião de hoje, a presença do repórter radialista Jonas Silva, representando  a Rádio Camará (98.5 MHz) de Camaragibe, e a presença de dois representantes do “Arte de Viver”, grupo que oferece cursos de respiração e meditação.

Encerrando a reunião, Ferreirinha agradeceu a boa vontade do Diretor Carlos André em vir até o Fórum, destacando a forma transparente com que se expressou para a assembleia. E reafirmou a certeza de que vamos vencer todos os desafios.


Sem dúvida, o que todos esperamos é que haja maior bom senso dos órgãos públicos e autoridades envolvidas no que pertine a megaprojetos agressivos ao meio ambiente.
A história vem mostrando o quanto os ecossistemas são sensíveis às intervenções do homem. A preservação dos fragmentos que restam da nossa Mata Atlântica deveria ser ponto de honra dos nossos governos.

Fórum Leva Globo ao Rachão


Foi ao ar hoje ao meio-dia, no NE TV, matéria feita pela Rede Globo, denunciando a realidade sofrida das famílias que vivem no Conjunto Habitacional Novo Redentor, no Rachão. Todas as reivindicações da comunidade foram registradas, tendo a Globo contatado a CEHAB (Companhia Nacional de Habitação e Obras) que, por intermédio do gerente de obras Romildo Barbosa, prometeu água aos moradores até o final deste mês de março, além de análise da água que vem sendo jogada no Rio Pacas. Disse o gerente que nem o posto de saúde nem a creche constavam do projeto original, mas que será estudada a viabilidade do pleito. 

A Prefeitura de Camaragibe também foi ouvida pela Globo, tendo prometido melhorias no acesso ao local e no sistema de transporte, uma vez que os moradores precisam andar 1 km até a parada de ônibus mais próxima.

Para assistir o vídeo na íntegra, é só acessar:

http://globotv.globo.com/rede-globo/netv-1a-edicao/t/edicoes/v/buracos-nas-ruas-e-calcadas-revoltam-moradores-do-rachao-projeto-da-cehab/2468048/

Nosso membro Luciano Goes foi quem mais se empenhou para a concretização desta cobertura da TV Globo. E também é bom lembrar o esforço de Marcos Sampaio, trazendo a comunidade ao Fórum. Esse trabalho em equipe é salutar e todos são beneficiados, no final. 

Aqui está uma parte do relatório que Luciano nos enviou, com suas considerações e sugestões:


"Recebemos a reportagem do NE TV MEIO DIA da TV GLOBO NORDESTE na pessoa da jornalista VANESSA ANDRADE e sua equipe que durante cerca de duas horas ininterruptas ouviram o relato dos moradores e gravaram as imagens dos problemas existentes. Parabéns e obrigado a REDE GLOBO. Além desse trabalho a VANESSA informou que iria entrevistar os gestores dos órgãos responsáveis pelos serviços publico sobre a solução dos problemas existentes no Conjunto Habitacional e em seguida a reportagem seria levada ao ar.
Salientamos que se encontrava presente o Diretor da Limpeza Urbana da Prefeitura de Camaragibe Sr. EMERSON VAZ e o fiscal Sr. ROBERTO que estavam em rotina de trabalho e conversaram conosco sobre a questão do lixo informando que a coleta no Conjunto Habitacional era feita duas vezes por semana, como também um trabalho didático com as pessoas e o fornecimento de sacos para colocação do lixo, na ocasião ia entregar os sacos plásticos.
Confesso que ficamos surpresos com o trabalho da Limpeza Urbana, pois foi o ÚNICO SERVIÇO PÚBLICO que vimos funcionar corretamente como deve ser feito. Estava tudo limpo inclusive com os sacos com lixo colocados no lugar da coleta. PARABÉNS, esperamos que continuem assim.

SUGESTÃO
Diante de fatos estarrecedores praticados contra o SER HUMANO e ao MEIO AMBIENTE numa demonstração clara de DESRESPEITO TOTAL a CIDADANIA e a NATUREZA, além do DESPERDÍCIO enorme de recursos com a MALVERSAÇÃO do DINHEIRO da SOCIEDADE, praticado por MAUS SERVIDORES que não tem compromisso com os trabalhos que executam numa total agressão a inteligência alheia, sugerimos que o Fórum Socioambiental de Aldeia no papel de INDUTOR e INTERLOCUTOR da SOCIEDADE com o SERVIÇO PÚBICO, e independente da brilhante ação da REDE GLOBO NORDESTE tome a iniciativa de:
Cobrar aos responsáveis às soluções dos problemas existentes no CONJUNTO HABITACIONAL NOVO REDENTOR com estabelecimento de prazos.
Iniciar uma 'MOBILIZAÇÃO SOLIDARIA PELO BEM COMUM' visando atender os anseios da sociedade tentando minimizar os problemas causados pelo serviço publico."
a) Luciano Markus de B. Goes"

quinta-feira, 14 de março de 2013

Saiu no JC


O JC de hoje (14/3/2013) publicou, na seção "Voz do Leitor", a seguinte carta:

"Megaprojeto Pode Prejudicar Aldeia - O cidadão aldeense tem vivido sobressaltado nos últimos tempos. O governo do Estado está demonstrando um interesse pela região de Aldeia que nada tem a ver com preservação e respeito ambiental. Os últimos megaprojetos que o digam. Primeiro foi a decisão de erguer um presídio em Araçoiaba; depois, autorizou o funcionamento de uma usina termoelétrica; agora, decide construir o Arco Viário Metropolitano, cuja projeção recai exatamente no coração da APA Aldeia-Beberibe!
Ao sancionar projetos não sustentáveis, pondo em risco o frágil equilíbrio ecológico de uma região que já vem sofrendo uma feroz especulação imobiliária, o poder público denota uma total insensibilidade com o que resta de Mata Atlântica no Estado."


NOTA: por um equívoco do jornal, a carta, de autoria de Dora Lakshmi Bittencourt, foi publicada com o nome do emissário, jornalista Antonio Portela.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Arco Viário

Leia, na página "Arco Viário", o documento elaborado pelo Engenheiro Herbert Tejo Pereira, analisando as contradições do EIA-Rima concedido pela CPRH no projeto do Arco Viário cuja trajetória passa pelo coração da Área de Proteção Ambiental - APA Aldeia-Beberibe.

Comunidade Vem ao Fórum

Representantes do Rachão
O Fórum recebeu ontem (12 de março de 2013), alguns representantes da comunidade do Rachão, moradores do Conjunto Habitacional Novo Redentor, que, a convite do membro Marcos Sampaio, compareceram  à reunião para expor a precária situação em que se encontram.

A Prefeitura de Camaragibe precisa intervir o quanto antes para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.

O retrato do cotidiano na comunidade foi detalhadamente revelado pela moradora conhecida como Baia, porta-voz do grupo.  


Baia fala em assembléia
Depoimento contundente

Informou ela que o referido conjunto habitacional ficou pronto há dois anos e cerca de 400 famílias foram assentadas lá. No entanto, inexiste uma estrutura básica de apoio aos moradores, ou seja: o esgoto do conjunto vai da estação de tratamento direto para o antigo Rio das Pacas; a caixa d'água que abastece o conjunto foi mal arquitetada e está com vazamentos, tendo sido colocado um reservatório sem proteção, a céu aberto, para uso dos moradores; não há iluminação nem há segurança, tendo ocorrido assaltos e até mortes; inexiste um posto médico; falta uma creche, e não é incomum ver crianças servindo de pombos-correio para traficantes de drogas.

Baia também disse que uma das reivindicações do grupo é para que haja um reflorestamento do local, bastante devastado.

Marcos Sampaio, conhecedor de toda a situação, atestou o triste depoimento da representante da comunidade, acrescentando que, na verba liberada para o conjunto de habitação, estava prevista uma boa parte (cerca de 2 milhões e 500 mil) para o reflorestamento, que até agora não ocorreu. 


A gestora da Escola Tito Pereira de Oliveira, profª Anita Cantareli, sugeriu que fosse formada uma comissão, em caráter de urgência, para ir até a Prefeitura solicitar rápida intervenção, principalmente levando em conta as crianças da comunidade, que não podem ficar sem creche e sem escola, entregues à rua e às drogas. A sugestão foi imediatamente acatada pela assembléia, formando-se uma comissão de cinco membros para tratar do assunto junto à Prefeitura, incluindo o nosso pároco, Padre Freire, que se ofereceu para participar.

Realmente muito triste a realidade dos nossos vizinhos do Rachão. Esperamos ação da Prefeitura.

Espaço do Saber

Avisa nosso vice-presidente Hibernon que recebeu uma informação de que a Prefeitura fará, na próxima segunda-feira 18 de março de 2013, uma vistoria no Espaço do Saber, e colocará vigilantes no local, para evitar a continuação das depredações.

Atendimento Psicológico Gratuito

Padre Freire (de camisa azul), prestigia o Fórum
Padre Freire, nosso pároco, presente à reunião, anunciou um importante benefício à população carente de Camaragibe e adjacências: disse ele que a Matriz da Vila da Fábrica disponibiliza à população um serviço de atendimento psicológico gratuito, oferecido pela psicóloga Magdala.

Este serviço funciona às quartas-feiras, no horário das 8h30 às 11h30. 

Sem dúvida uma grande contribuição social. De parabéns o nosso pároco, pela iniciativa, e nossa comunidade, que poderá contar com esse atendimento.


Arco Viário Metropolitano
A profª Cecília Costa em assembléia

A  profª Cecília Costa, bióloga e ambientalista, disse em assembléia que está elaborando um trabalho sobre o impacto do Arco Viário planejado pelo Governo, o qual cortará Aldeia pelo meio, já que o traçado passa pela reserva do exército e bacia do Rio Pitanga. Lembrou sobre o momento crítico que estamos vivendo e endossou o estudo feito por Herbert Tejo Pereira, membro do Fórum e do Conselho Gestor da APA Aldeia-Beberibe. Esclareceu que, por medida de economia, dos três projetos apresentados, foi escolhida a pior opção para o meio ambiente. Nisso se vê o contra-senso do relatório da CPRH, pois, apesar de reconhecer o dano ambiental da obra, conclui pela sua aprovação.

Palestra Adiada

Por motivos alheios à sua vontade (doença em pessoa da família), a Secretária Luciana Azevedo não pôde comparecer à reunião para realizar sua palestra previamente anunciada. Será publicado aqui e no Facebook a nova data em que Luciana poderá vir.

sexta-feira, 8 de março de 2013

SOS Prefeitura de Camaragibe


Entrada do Espaço do Saber,
mostrando o portão arrebentado
É realmente lamentável o que está ocorrendo no Espaço do Saber. 
O empreendimento foi iniciativa do ex-prefeito de Camaragibe João Lemos, que inaugurou a obra ainda incompleta, antes de passar o mandato para o novo prefeito. Como não houve continuidade do projeto até agora, o espaço foi invadido e as pessoas estão roubando de lá tudo o que podem: fios, bacias sanitárias, etc., e, não satisfeitas, depredam o local, derrubando pedaços de muro e cercando de lixo o investimento público.




Escola São José

Outro problema é a Escola São José. Depois de quase oito anos de projetos de reforma e ampliação, a Escola se transformou num canteiro de obras. No lugar do antigo pomar, só há muros e metralha. O Fórum vem apresentando vários projetos alternativos, desde 2006, mas nenhum deles foi aceito. 

O espaço está, atualmente, rodeado de lixo e metralha, como mostram as fotos.


Esgoto desemboca no Rio Araçá

E no Rachão, o sistema de tratamento do esgoto das novas casas-bloco, por mais absurdo que possa parecer, foi projetado para descarregar diretamente no Rio Araçá e a leste das moradias, fazendo com que o vento leve o mau cheiro permanentemente para as casas.

Isto, junto com as queimadas, vem desertificando as margens do rio.

Para sanar e tentar reverter esse negro quadro, fazem-se necessárias providências urgentes da nossa Prefeitura.
Sabemos que há muita coisa a ser feita e que ainda estamos no início de um novo mandato. Porém, estas questões são verdadeiramente urgentes.

Fica aqui o alerta e o pedido do Fórum para que o Sr. Prefeito Jorge Alexandre olhe Aldeia com bons olhos, antes que ela acabe.

(Agradecendo a Fernando Wucherpfennig pelo envio da matéria e fotos)

quinta-feira, 7 de março de 2013

Requerimento Encaminhado

Notícia quentinha: nosso eficiente Secretário Carlam Bezerra confirma que deu entrada ontem, 06 de março de 2013, no requerimento do Fórum, dirigido à CPRH, onde pleiteamos uma audiência pública em Aldeia para, com a presença dos membros do conselho gestor da APA Aldeia-Beberibe, discutirmos o Rima do projeto do Governo do Estado referente à construção de um Arco Viário que passará pelo centro da APA. 

Nosso processo pegou o número 0002589/2013. 

Intervenção Urgente na Barragem Botafogo


Faz parte da nossa cidadania contribuir para com nossas ações para o bem-estar comum, ao invés de ficar sempre esperando que todas as iniciativas partam das organizações.
Mostro aqui o exemplo de Leonardo Paiva e seu filho, Daniel Fialho (todos aldeenses, sendo este último, membro do Fórum). Preocupados com a crescente degradação das margens da Barragem do Botafogo, Daniel e alguns amigos (que também passaram a fazer parte do Fórum), fotografaram o crime ambiental e denunciaram, em assembléia, a depredação. Além disso, Leonardo Paiva enviou a seguinte mensagem ao CIPOMA:


Prezado Major Gildo, comandante da CIPOMA,
Sou o coronel Leonardo de Paiva, do CBMPE (matrícula:1742/6). Mantive contato com a CIPOMA, via telefone e me foi informado esse e-mail para contato.
Prezado colega, sou morador de Aldeia e tenho presenciado ações de depredações constates e diárias, nas áreas da APA Beberibe, que envolve a margens da barragem Botafogo, situada próximo da termoelétrica, em Aldeia/Igarassu , mapa anexo.
São delitos como: extração de areia do leito do rio, caça de animais protegidos, queimada, construção de vias para escoamento de madeira, extraída, ilegalmente, da área de preservação.
Coloco-me disposição para dar maiores os detalhes de localização e horários desses atos ilícitos.

Segue um pequeno relato das contravenções e crimes que vêm ocorrendo na barragem de Botafogo, além de fotos e localização, anexos:
Tipos de degradação ambiental
- Caça predatória de capivaras, tatu, lontras e ave, tanto para alimento como para venda ou cativeiro
- Extração de areia das margens do rio (consequentemente, causando a degradação das matas ciliares)
- Desmatamento e queimada, para o acesso do caminhão, que trasporta areia para a venda.
Referencias para o local.
Faz parte da APA Beberibe
Vindo pela PE 041, km 7,5, entrar à esquerda, no cruzamento antes da empresa Termoeletrica/EMPESA, de Igarassu, no final dessa via tem uma pequena ladeira em direção à direita, seguir um pouco e entrar na próxima à esquerda, passará em uma pequena área de mata(um túnel de arvores)logo mais a frente, haverá uma bifurcação, manter a direita. Passará por uma ruína de antiga igreja, seguir em frente até achar um pequeno conglomerado de arvores é nesse local, que se pode observar algumas provas da degradação e diariamente existem pessoas extraindo areia .
Agradeço, antecipadamente, a atenção e coloco-me a disposição desse comando e da 3ª sessão dessa OME, para maiores detalhes.
Anteciosamente,
Leonardo de Paiva - Cel Bm
(aspirante 1984 - CFO/APMP)
Matrícula 1742-6

Exemplos como este é o que estamos precisando no Fórum! Parabéns a Leonardo, Daniel e todos os que levantaram a denúncia. Esperamos seja o problema sanado o quanto antes pelas autoridades!
Foi dito por um membro do Cipoma, que esteve presente à última assembléia do Fórum, que a quantidade de fiscais é insignificante diante do muito que há para fiscalizar. Fica aqui o nosso apelo, reiterando o pedido de Leonardo de Paiva, para que as autoridades, ao menos num momento de urgência como este, mobilizem um número suficiente de fiscais para verificar o crime ambiental que está sendo praticado na nossa área de preservação ambiental, antes que seja tarde demais.
Abaixo, mais algumas fotos do feitas por Daniel Fialho: