quarta-feira, 29 de maio de 2013

Reunião de 28 de Maio

Homenagem a Rose Bosch

O Fórum deu início à reunião de ontem, 28 de maio, com um minuto de silêncio em homenagem a Rose Bosch, falecida sábado último. Rose fundou o movimento “Mulheres de Aldeia”. Foi grande colaboradora do Fórum e do Rotary. O Presidente do Fórum, Manoel Ferreira, falou de suas qualidades e empreendedorismo social, além de sua criatividade como artista (Rose montava bijuterias), afirmando que o Fórum deve muito a Rose, bem como o Rotary de Aldeia.

Dia da Mata Atlântica

Um trabalho elaborado em power point (pps) foi exibido por Dodora Bittencourt, para reflexão conjunta, mostrando que aqui no Brasil não temos ainda o que comemorar no Dia da Mata Atlântica. Nossa mata, segundo dados dos estudiosos do assunto, está reduzida a meros 7% da mata original. O aumento da população, a especulação imobiliária, a falta de conscientização da população são alguns dos fatores que vêm contribuindo para a destruição do nosso patrimônio verde. Foi lembrada mais uma vez a importância de educação ambiental nas nossas escolas.

Dodora mostrou alguns pontos impressionantes da Mata Atlântica, como, por exemplo: 
  • Ela reúne 15% de todas as formas de vida animal e vegetal do mundo;
  • As espécies de aves - mais de 650 identificadas até hoje, são maiores do que as espécies catalogadas em toda a Europa;
  • Das 200 espécies vegetais brasileiras ameaçadas, 117 são desse bioma. Conforme dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Mata Atlântica abriga 383 dos 633 animais ameaçados de extinção no Brasil.
  • Reúne, por exemplo, 75% das espécies vegetais brasileiras, contra apenas 5% próprios da Floresta Amazônica. 
Ao final da exposição, Dodora trouxe à reunião o alerta da BBC Brasil, lançado na net nestes últimos dias. Este alerta diz que as ações humanas nos últimos anos estão colocando o planeta em uma nova era geológica: o Antropoceno. “Reconhecer a ideia do Antropoceno é reconhecer o impacto irreversível das atividades do homem, que afetam não somente os sistemas de água e recursos naturais do planeta, mas também o que essas ações significam no futuro das espécies”, disse à BBC Brasil Janos Bogardi, vice-reitor da Universidade da ONU”.

Que possamos realmente refletir e – urgentemente – mudar, para que as gerações futuras não venham a sofrer com nossas ações de hoje.

Ladrões usam farda da polícia para assaltar!

O aldeense Ives Mendonça, proprietário de uma chácara no km 12 (entrada da antiga Telebrás), prestou um depoimento que deixou a todos apreensivos. Ele foi vítima de assalto e sequestro, em sua própria chácara, na semana passada. Cerca de 9h30 da manhã, um indivíduo usando farda completa da polícia, bateu à sua porta, afirmando ter um mandado de prisão contra o seu caseiro. Ao abrir, sem desconfiar do golpe devido ao fardamento, o elemento, puxando a arma, disse que era um assalto. Estava acompanhado com outros três. O resultado é que efetuaram a “limpeza” da casa, levando inclusive roupas. Ives foi algemado e sequestrado, sendo jogado nas matas do Borralho.

Foi feita a ocorrência, bem como o retrato falado do falso policial. Esperamos diligências urgentes da polícia.

Hibernon lembra que nós somos corresponsáveis, sendo muito importante que se faça o BO (boletim de ocorrências) junto à polícia, para que a informação chegue até os órgãos oficiais. “Os policiais não são videntes. O sistema ‘Comunidade Conectada’ eu considero como uma bola de cristal. Precisamos ter uma rede mais ágil”, disse ele.

Ives Mendonça pediu providências quanto à antiga sede da Telebrás, que se encontra totalmente abandonada, podendo servir de abrigo aos marginais.

Mudanças positivas no trânsito

Roberto Jansen, aproveitando a presença de representantes da Prefeitura de Camaragibe, parabenizou a Prefeitura pelas mudanças no trânsito, dizendo que não registrou engarrafamentos no último fim de semana.

Manoel Ferreira acrescentou que as mudanças são fruto de ideias apresentadas por membros do Fórum num seminário realizado há cerca de dois anos, no Hotel Campestre, com a participação de quase cem pessoas, promovido pela Prefeitura de Camaragibe, a qual, apesar de apreciar as ideias, resistiu em colocá-las em prática.

A voz da Prefeitura de Camaragibe

Sílvio Azevedo e Bosco
O Vice-Prefeito de Camaragibe, João Bosco, falou sobre a importância do Fórum Socioambiental de Aldeia para nosso município e principalmente para Aldeia, dizendo que o Prefeito recomendou a presença de representantes da sua administração nas reuniões do Fórum. Alertou para pessoas que vêm ao Fórum falando pela Prefeitura, mas sem o devido credenciamento. 

Silvio Azevedo, Secretário de Administração, registrou sua alegria com os depoimentos em relação ao trânsito, informando que a indicação inicial para que fosse feita a mudança partiu de Roberto Souza Leão, membro do Fórum. Acrescentou que foi uma ação integrada, tendo sido colocados nas ruas quinze guardas municipais; que foram proibidas determinadas manobras; desligado o sinal da Vila da Fábrica; fechado o primeiro retorno de quem desce de Camaragibe, ou seja, uma série de ações que partiram de um princípio básico: a informação. Disse também que tem certeza da importância do Fórum para o nosso município, afirmando: “A Prefeitura precisa vir para combinar as coisas com vocês”.

Roberto Souza Leão esclareceu, em seguida, que não se vê como “pai” dessa informação, que foi fruto do seminário realizado em Aldeia, onde foi discutido o tema do trânsito; ele apenas repassou os dados do trabalho conjunto do Fórum. Manoel Ferreira assinalou que essas ideias, quando partem da comunidade, são mais facilmente absorvidas e postas em prática.

Concluindo sua fala, Sílvio Azevedo declarou que a Prefeitura está de portas abertas ao Fórum; que podemos ficar à vontade para pleitear, informar, etc. e que sente-se honrado em receber qualquer munícipe, especialmente do Fórum.

Esclarecimento do Rotary de Aldeia

O rotariano Felipe Jardelino esclareceu que o espaço da creche do Rotary foi recriado como um núcleo de desenvolvimento comunitário, com sala para ensino de informática e algumas atividades assistenciais, como a distribuição de sopa, por exemplo.

Unidade de conservação

Um importante anúncio foi feito ao final da reunião, por Manoel Ferreira: o Secretário do Meio Ambiente Sérgio Xavier afirmou que vai ser implantada uma unidade de conservação na área do Cmnic. Para isto, será realizada brevemente uma reunião entre Cemas, Fórum e Cmnic.

Trabalho integrado

O Fórum recebeu, com satisfação, a visita de Jose Martinez – consultor ambiental da Prefeitura de São Lourenço da Mata, o qual mostrou-se entusiasmado com a reunião. Maria das Graças, sua mulher, demonstrou, no entanto, sua insatisfação, dizendo que no Fórum só se fala sobre Camaragibe. Foi então explicado por Carlam, membro do Fórum há sete anos, que nossas ações visam sempre Aldeia como um todo; que nós sabemos que Aldeia abrange oito municípios; lembrou da ação conjunta realizada com a Prefeitura de Araçoiaba durante o protesto contra o presídio, afirmando que nossos convites seguem para todas as Prefeituras, sem discriminação, mas nada podemos fazer se algumas nos ignoram. Sua fala foi corroborada por Manoel Ferreira, Roberto Jansen e Hilton Losant.

Aproveitamos para registrar aqui nosso desejo de que, a exemplo da Prefeitura de Camaragibe, que vem se mostrando presente não somente às reuniões, mas na realização de ações pleiteadas pelo Fórum, outras Prefeituras também enviem seus representantes, a fim de nos fortalecermos e formarmos uma corrente integrada no Fórum. Certamente poderemos muito mais se todos estiverem unidos, discutindo juntos os problemas da nossa região. 

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Dia da Mata Atlântica

27 de maio - Dia da Mata Atlântica


Um decreto presidencial de 1999 instituiu o dia 27 de maio como o Dia da Mata Atlântica. Rica em pau-brasil, a mata atlântica cobria todo o litoral brasileiro em tempos idos. Hoje, precisamos lutar para preservar o pouco que resta dela.

Sabemos que sem matas não sobrevivemos. Mesmo assim as destruímos, num processo suicida. 

"No dia 27 de maio comemora-se o Dia da Mata Atlântica. A data marca a necessidade de barrar o desmatamento, recuperar o que foi degradado, ampliar o número de áreas protegidas, públicas e privadas, e melhorar a gestão daquelas que já existem." (http://www.wwf.org.br)

A Mata Atlântica é classificada cientificamente como Floresta Ombrófila Densa. Atualmente é composta por  aproximadamente 456 manchas verdes, irregularmente distribuídas pela costa atlântica brasileira, entre o Rio Grande do Sul (município de Torres) e o Rio Grande do Norte, representando agora apenas 7% da floresta original que outrora cobria nosso território.

Considerada a mais rica entre as florestas tropicais úmidas do planeta, o santuário ecológico mais pródigo da Terra é  um dos ecossistemas mais ameaçados no mundo.

O Brasil figura entre os sete países detentores de megabiodiversidade. Essa diversidade se deve, principalmente, às nossas florestas Atlântica e Amazônica.

Apesar de protegidas por lei, as matas lutam pela sobrevivência. A especulação imobiliária, a falta de políticas públicas ambientais, a falta de fiscalização das unidades de conservação e, principalmente, a falta de educação e conscientização ambiental da população são algumas das causas da degradação do nosso verde.

É sempre bom lembrar que nossa área de preservação, a APA Aldeia-Beberibe, abriga o maior segmento de Mata Atlântica ao norte do Rio São Francisco. Mesmo assim, nosso santuário ecológico não é tratado com a importância e o cuidado que merece, sendo constantemente ameaçado por projetos destrutivos do meio ambiente, como é o caso da usina termoelétrica, instalada em pleno território da APA. 

Preservar nossas matas e incentivar nossas crianças a fazê-lo é o mínimo que podemos fazer para nossa própria sobrevivência.

Neste dia tão importante, tome uma decisão: AJUDE-NOS A PRESERVAR NOSSO PATRIMÔNIO VERDE!

domingo, 26 de maio de 2013

REUNIÃO - CONVITE

TODOS ESTÃO CONVIDADOS!

Caros amigos: na próxima reunião, o Fórum Socioambiental de Aldeia receberá o Coordenador da Prefeitura de Camaragibe, Reinaldo Lira Pimentel, que fará uma exposição intitulada “Projetos de infra-estrutura para Aldeia". Em seguida, haverá debate e sugestões dos participantes, sobre o tema.

ANOTE:

Terça-feira, dia 28 de maio de 2013, às 19 horas.
Sede campestre do Clube dos Oficiais da Polícia Militar, Estrada de Aldeia, km 6

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Homem - Espécie Mais Inteligente?

Estamos divulgando este alerta. 

O planeta Terra não pode mais esperar. Não temos muito tempo. A hora de nos unirmos para conter o acelerado ritmo de destruição do planeta é agora.

É um dos mais sérios vídeos já elaborados sobre nossa irracionalidade e descompromisso.

Compenetre-se. Assista. Sensibilize-se. Divulgue.

Acesse o link do youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=cXSlUAAvEmk

Ou do Vimeo, via Facebook:

https://www.facebook.com/photo.php?v=525316630865574&set=vb.100001617266139&type=2&theater

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Fórum Realiza Reunião Histórica

O Fórum agregou na noite de ontem (21 de maio de 2013) representantes e autoridades de vários setores que, junto à comunidade, num clima de cordialidade, debateram as melhorias de Aldeia, numa reunião histórica, produtiva e participativa.



Algumas presenças

Estiveram presentes o Diretor de Biodiversidade da CPRH, Carlos André Cavalcanti, a Diretora da APA Aldeia-Beberibe, Joice Brito, a Delegada do Meio Ambiente Verônica Azevedo, o Promotor de Justiça André Silvani, o atual Presidente da ACA (Associação dos Condomínios de Aldeia) e membro do Fórum Hilton Losant, bem como o ex-presidente Marcelo Marenga, além da bióloga ambientalista Cecília Costa, do consultor ambiental Armando Moreno (nosso especialista em estrada-parque), do editor do "Informativo Aldeia" Erivan Vianna, entre outros.

Manoel Ferreira e o Cel. Paulo Carneiro

O Prefeito Jorge Alexandre cumpriu o que foi prometido na audiência concedida ao Fórum ontem pela manhã (confira a reportagem na postagem anterior, abaixo), enviando à reunião  o Secretário da Educação Everaldo Pinheiro, o Gestor do Meio Ambiente Adriano Campos e o Comandante da Guarda Municipal, Cel. Paulo Carneiro.

Manoel Ferreira, Presidente do Fórum, abriu a reunião dando as boas-vindas a todos e inteirando os presentes sobre os assuntos tratados na relevante reunião com o Prefeito de Camaragibe. 

Complementando as palavras de Ferreira, Hilton Losant afirmou ter considerado importante tudo o que o prefeito revelou sobre os planos da Prefeitura para o Espaço do Saber, salientando as atividades relativas ao Sesc Ler e lembrando que o investimento do Sesc prevê também o reflorestamento da área, segundo foi informado por Jorge Alexandre.

Roberto Souza Leão acha que o Prefeito conseguiu reverter e equacionar o problema do Espaço Saber de forma positiva, fazendo articulações e conseguindo investimentos que não irão onerar o município, que está em fase de restrição financeira. Sem dúvida, uma forma inteligente de resolver uma questão em prol da comunidade.

A voz da Prefeitura


Everaldo Pinheiro
O Secretário da Educação, Everaldo Pinheiro, mostrou-se aberto a discutir junto ao Fórum os caminhos para o desenvolvimento da região. Disse estar começando um projeto nas escolas e que podemos contribuir cada um com sua experiência para que esse projeto seja colocado em prática.

A CPRH com a palavra


Segundo Carlos André, existe agora apenas um ponto crucial que está entravando a publicação do documento do plano de manejo da APA Aldeia-Beberibe. Este ponto diz respeito à finalização do mapa dos mananciais.

Falou sobre o empenho e a disposição de trabalho da diretora Joice Brito e pediu para termos um pouco mais de paciência, uma vez que Joice está em fase de conclusão de outro trabalho, entrando de férias em seguida. Isto significa que ela estará totalmente disponível para o projeto da APA Aldeia-Beberibe apenas a partir do mês de julho.

Valorizando o trabalho do Fórum, Carlos André reafirmou que nos vê como parceiros na busca de soluções em favor do meio ambiente. 

Sobre a termoelétrica, anunciou o Diretor da CPRH que a usina tem um prazo até junho para solucionar a poluição sonora.

Disse ainda, no que se refere à bacia do Rio Beberibe, que a CPRH está lançando uma chamada pública de projetos, com foco na zona de Caetés. A ideia é fazer um estudo detalhado, para que haja uma produção de mudas específicas para a região. Também se pensa em procurar os proprietários das terras onde estão localizadas as nascentes, no intuito de realizar parcerias.

Quanto à educação ambiental, Carlos André afirmou estar tomando providências para que seja lançado um programa voltado para a APA Aldeia-Beberibe. Segundo ele, a perspectiva para os próximos dois anos é interessante. Afora tudo o que foi dito, existe ainda uma preocupação em trabalhar as comunidades em torno das áreas de proteção. Implementação de viveiros florestais e cultura de abelhas sem ferrão são algumas das atividades previstas. 

Joice Brito
Joice endossou as palavras de Carlos André, acrescentando que o plano de manejo precisa ser publicado para que possamos trabalhar conjuntamente nele. Atualmente, o que se faz é apenas monitorar as unidades de conservação.

Marcos Sampaio expôs sua inquietação a respeito da consolidação do plano de manejo, haja vista tanta lei sendo transgredida na região da APA, sem que haja uma séria repressão.

Cecília Costa colocou o resultado dos seus estudos e pesquisas à disposição da Diretora da APA, aproveitando para pedir a máxima urgência quanto à disponibilização dos documentos, sugerindo que se faça a divulgação o quanto antes, já que há apenas um mapa em pendência. Pediu também que fosse visto o decreto do conselho gestor da APA, pois não conseguiu encontrar sua publicação.

O Diretor Carlos André prometeu conversar com o Secretário Sérgio Xavier sobre a publicação imediata da documentação da APA e Hilton colocou o escritório da ACA à disposição da Diretoria da APA Aldeia-Beberibe, tendo Everaldo Pinheiro reafirmado que a Secretaria da Educação de Camaragibe está de portas abertas para sentar e discutir conjuntamente os tópicos de interesse da comunidade. 

Sugeriu Marcelo Marenga uma alteração quanto aos membros participantes do conselho gestor: ele acha que devem figurar como membros as instituições e não as pessoas.

A Delegada Verônica falou sobre a atuação do Fórum, propiciando a integração das polícias. Disse que precisamos atuar de uma forma mais rígida e colocou-se como parceira do projeto da APA.

Wilton Jansen indagou sobre a ação da CPRH quanto à exploração das águas de Aldeia. Carlos André concordou com a gravidade do problema, mas afirmou já haver articulações no sentido de solucionar a questão.

A questão do lixo

Ludovic Aubin mostrou sua preocupação com o lixo, cuja problemática exige urgência. Falou sobre sua pesquisa de campo e seu contato com os moradores, os quais relatam sempre falta de estrutura e apoio. 

A questão da reciclagem e do descarte dos resíduos sólidos também faz parte do plano de manejo, segundo explicou Carlos André.

André Silvani fala sobre a cartilha "Lixo: quem se lixa?"
Hilton ressaltou o trabalho do Ministério Público, que foi um dos temas da conversa de hoje com o Prefeito. Silvani complementou, trazendo à assembleia a cartilha intitulada "Lixo: Quem se Lixa?", fruto de dois anos de estudo do Ministério Público. A cartilha, segundo o Promotor, é prática e didática, e vem com um DVD. Compila as principais questões dos resíduos sólidos de forma bem abrangente e está sendo muito bem recepcionada não somente em Pernambuco, como em outros Estados. Além do mais, está disponível no site do Ministério Público (www.mp.pe.gov.br), bastando acessar o tópico "resíduos sólidos".

Silvani sugere à Prefeitura o início imediato da coleta seletiva. Isto é possível agregando-se um reboque aos veículos de recolhimento de lixo. 


Adriano Campos explica à assembleia os planos da Prefeitura
Falando sobre a Prefeitura, Adriano Campos afirmou que nos próximos seis meses estará implementado o novo plano dos resíduos sólidos, acrescentando que vai ser criado o Código Ambiental de Camaragibe, que visa defender as reservas naturais. 

Ao final da reunião, ficou marcado o dia 9 de julho para a reunião do conselho gestor da APA.

Ao tempo em que agradecemos a presença e a participação de todos a esta marcante assembléia, ressaltamos como é salutar a troca de ideias, opiniões e experiências entre os mais variados segmentos do poder público e da sociedade, para alcançarmos objetivos comuns. 

Que as sementes da cidadania, do compartilhamento e da união comunitária possam germinar, fazendo com que reuniões como esta se multipliquem, é o que desejamos.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Prefeito de Camaragibe Recebe o Fórum

O Prefeito de Camaragibe, Jorge Alexandre, recebeu, na manhã de hoje (21 de maio de 2013), em seu gabinete, uma comissão do Fórum, formada pelo presidente Manoel Ferreira e seu vice Hibernon Cruz, Antonio Portela, Wilton Jansen, Roberto Souza Leão, Marcos Sampaio, Hilton Losant, Gilberto Dias e Dodora Bittencourt.
Jorge Alexandre (de paletó cinza) conversa com a comissão do Fórum

A audiência havia sido solicitada pelo Fórum, com o objetivo de levar ao Prefeito nossas reivindicações em várias áreas. 

Wilton falou do levantamento feito pelo Fórum da Estrada de Aldeia, com fotografias de toda a Estrada, mostrando muitos problemas em vários trechos, sendo que muitos desses problemas cabem à Prefeitura resolver. Citou o empenho do Fórum em apontar soluções para o ordenamento da nossa rodovia, frisando que no Fórum somos contrários à sua duplicação.

Foi levantada a problemática do lixo, tendo Manoel Ferreira afirmado ao Prefeito que, com base no estudo feito pelo Ministério Público, o Fórum tem uma proposta para solucionar definitivamente o problema gerado pelos resíduos sólidos. Dodora lembrou que este problema está diretamente ligado à educação ambiental, ainda ausente nas nossas escolas.
Wilton Jansen e Jorge Alexandre

Jorge Alexandre ouviu e anotou todas as reivindicações, prometendo enviar, para a reunião de hoje à noite do Fórum, representantes das várias Secretarias, a fim de que entremos em contato e reforcemos nossos pedidos junto a elas.

Com referência ao Espaço do Saber, o Prefeito esclareceu o seguinte: o espaço soma 8 ha de terra. A Prefeitura já gastou perto de 3 milhões de reais, entre desapropriação, terraplenagem, obras de arte e construção. Não há recursos para dar continuidade nem manter aquele espaço. Então, o que a Prefeitura pretende é instalar no local os seguintes empreendimentos:

1) Uma DP (Delegacia de Polícia), há tempo aguardada pela população;

2) Um Centro de Treinamento Médico-Ortopédico. Este Centro é uma exigência nas sedes da Copa do Mundo e a responsabilidade dos custos da sua construção (cerca de 650 mil euros) será de um grupo europeu. Terminada a Copa, o Centro fica para o Município;

3) Uma UPA igual à UPA da av. Caxangá, a cargo do Governo Federal;

4) O Sesc Ler. Este investimento engloba, entre outras coisas, área para ciclismo e caminhadas e uma escola aberta em tempo integral. É um investimento do próprio Sesc, na faixa de 25 milhões de reais e vai ocupar 600 estudantes. Afirmou Jorge Alexandre que esse projeto do Sesc Ler inclui o reflorestamento do local, e que será um projeto que "vai revolucionar Aldeia". Aproveitando o ensejo, convidou os membros do Fórum para conhecer o Sesc Ler de Goiana, em data a ser acertada posteriormente, colocando um microônibus à nossa disposição.


O Secretário de Saúde Caio Mário (na foto acima, ao lado do Prefeito) também esteve presente à audiência, afirmando que a UPA já está em fase de licitação e que daqui para julho as obras deverão estar iniciando. 


Manoel Ferreira (de paletó) e membros do Fórum
Manoel Ferreira e Hibernon falaram sobre o projeto Comunidade Conectada, tendo sido explicado ao Prefeito como funcionaria a rede de comunicação na comunidade, cujo objetivo é reduzir a criminalidade.

Marcos Sampaio, por sua vez, discorreu sobre o reflorestamento da área próxima ao Conjunto Habitacional construído pelo Governo (Projeto Minha Casa, Minha Vida), sugerindo que a Prefeitura participe do projeto, que pode ser fonte de trabalho e renda para as pessoas (como a criação de uma sementeira, por exemplo).


Ao final da audiência, Ferreira propôs a Jorge Alexandre que haja uma maior participação da Prefeitura nas reuniões do Fórum. O Prefeito, por sua vez, pediu que incentivemos as pessoas que moram em Aldeia e ainda não transferiram seus títulos eleitorais, que o façam, não para simplesmente votar no Prefeito, mas para fortalecer o Município, porque quanto mais forte o Município for, mais recursos teremos.

Roberto Souza Leão, oportunamente, lembrou como é bom que o governante tenha junto de si pessoas da comunidade dispostas a colaborar.

É essa colaboração que o Fórum quer dar, não somente levantando problemas, mas pesquisando soluções que beneficiem toda a comunidade. Esperamos que o Prefeito analise com cuidado todas as questões levantadas hoje, e que possa haver sempre uma comunicação fluida entre o Fórum e a Prefeitura de Camaragibe.

sábado, 18 de maio de 2013

Reunião - Convite

ALÔ PESSOAL!

Todos estão convidados a participar da próxima reunião do Fórum, na terça-feira 21 de maio de 2013.


Vamos receber o Diretor de Biodiversidade da CPRH, Carlos André Cavalcanti, que virá ao Fórum para falar sobre o andamento das questões pleiteadas por nós ao Secretário do Meio Ambiente Sérgio Xavier, bem como apresentará o Plano de Manejo da APA Aldeia-Beberibe. Além dele, o Fórum também receberá Joice Brito, Diretora da APA Aldeia-Beberibe.

Sua presença é fundamental! Participe das discussões sobre os rumos de Aldeia!

terça-feira, 14 de maio de 2013

Expedições Ambientais


O Fórum pretende recomeçar a prática de expedições ambientais, iniciada há alguns anos. O objetivo é compartilhar o conhecimento do nosso patrimônio natural. 

A ideia partiu do ambientalista Fernando Wucherpfennig, que sugeriu o retorno desse trabalho de forma sistemática, envolvendo os alunos das escolas de Aldeia. Além de Fernando, Herbert Tejo colocou-se à disposição do Fórum para coordenar as expedições. O assunto foi tema da reunião de hoje (14 de maio de 2013), tendo o Fórum recolhido várias ideias e opiniões.

A presença dos militares da Cipoma foi importante, tendo Hibernon sugerido o envolvimento desta instituição, como também da Brigada Ambiental de Camaragibe, no sentido de esclarecer e dar suporte às pessoas durante as trilhas. Os militares concordaram com a sugestão.

Esta iniciativa é muito importante do ponto de vista educacional. A riqueza da fauna e da flora de Aldeia precisa ser conhecida para ser valorizada e cuidada, principalmente pela geração de jovens que frequenta nossas escolas.

Presídio de Araçoiaba

Em 12 de abril de 2012, foi dada entrada, na Distribuição do Fórum D. Pedro II - Igarassu-PE, uma Ação Civil Pública contra o Estado de Pernambuco, que planeja construir um presídio de alta lotação no município de Araçoiaba. O Fórum Socioambiental de Aldeia funcionou como aglutinador e patrocinador da causa, cujo advogado assinante, Hilton Losant, é nosso membro ativo. Hilton informou hoje que a ação está com vistas ao Ministério Público.
Quaisquer novidades com referência ao assunto serão imediatamente divulgadas e repassadas para o público. 

Sabemos que a expectativa é grande e temos confiança na nossa vitória.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Fórum Discute Recuperação Ambiental no Rachão


REUNIÃO DE 07 DE MAIO DE 2013

O Fórum recebeu, na reunião de hoje, a visita da Polícia, como é de praxe ocorrer sempre na primeira reunião do mês. A Tenente Diana, do Batalhão da Polícia Militar de Aldeia, relatou as poucas ocorrências registradas no mês de abril e sugeriu ao Fórum que solicite à Prefeitura câmeras para Aldeia. As câmeras, colocadas em locais estratégicos, costumam ajudar bastante o  trabalho da polícia na identificação de criminosos. 

Lembrou a Tenente que o número 190, para denúncia, às vezes fica inacessível aqui em Aldeia, mas que a população pode discar também o 197, para o mesmo fim. E divulgou
os seguintes números:

Polícia amiga: 9488 7561 (apenas do km 10 ao 12);
Disque-denúncia: 3421 9595;
Polícia Militar: 190; 197 ou 9488 5730.

Isa Cysneiros falou sobre o nível de violência nas escolas, perguntando a respeito da atuação da Polícia quanto ao crescente tráfico de drogas em Aldeia. A Tenente Diana explicou que o problema das drogas depende muito do Governo, pois é necessário ocupar os jovens com projetos de educação, cultura, lazer. Coisas que escapam do âmbito da polícia.

Roberto Souza Leão ressaltou o alto índice de mudança no quadro dos policiais que coordenam as ações da polícia em Aldeia, o que termina ficando problemático tanto para os oficiais quanto para a comunidade. A Tenente esclareceu que o Governo nem sempre tem ciência do trabalho que está sendo executado. Às vezes, só a população sabe que o trabalho está sendo bom.

O Presidente Manoel Ferreira agradeceu e elogiou a atuação da Polícia, que vem, visivelmente, diminuindo a criminalidade na nossa região.

Aldeia Urgente



Foi mostrado, no telão, o vídeo "Aldeia Urgente", de autoria de Dodora Lakshmi Bittencourt. O trabalho é um alerta a mais, para conscientização da população sobre a importância de Aldeia e sua APA Aldeia-Beberibe, devendo ser imediatamente divulgado e repassado nas redes sociais. O link é: https://vimeo.com/65384804.

APA Aldeia-Beberibe

Paulo Cysneiros esteve presente a uma reunião recente, onde foi discutida a estratégia para elaboração de planos de manejo das unidades de conservação da natureza de PE. Na opinião dele, o foco tem sido apenas as unidades de conservação. Paulo considera que precisamos nos mobilizar para que o plano de manejo seja realmente eficiente e contemple a APA como um todo.

Recuperação ambiental no Rachão

Marcos Sampaio apresentou um pps e falou ao Fórum sobre a necessidade de cumprir-se a lei para que a APA
torne-se economicamente atraente. Alguns tópicos do que foi mostrado:

O projeto de recuperação ambiental no Rachão foi feito pela CEHAB. É objeto de uma obra do PAC2 (obra 25 209) que não foi terminada até hoje (licitada em 18 de fevereiro de 2009).

No Rio das Pacas, a lei Federal não é cumprida. O Código Florestal (art. 4º e art. 7º) obriga a preservação de 30 metros de mata em cada lado de rios com até 10 metros de largura. Todos os proprietários são obrigados a preservar: públicos e privados. Além disso, o Rio das Pacas é também protegido por legislação estadual específica sobre as nascentes do Beberibe: leis estaduais 9.860 e 9.989/87.  Como se não bastasse, a APA
Aldeia-Beberibe foi criada – antes de tudo – para defender essas nascentes do Beberibe (Decreto Estadual Nº 34.692/10).

Como o governo não fiscaliza, permitindo o descumprimento das leis, em vez de a atividade econômica voltar-se em favor da preservação ambiental (criando-se sementeiras rentáveis, por exemplo), volta-se em favor do crime (tráfico, devastação, caça, etc.).

Há recursos para recuperação ambiental: do PAC2, da SEMAS (200 milhões de reais ainda sem alocação) e da arrecadação de multas que deveriam ser cobradas e não são, o que favorece a impunidade sobre os crimes ambientais.

"Não é razoável estarmos num país civilizado onde o governo não cumpre a lei", diz Marcos.  "Se não se cumpre a legislação federal ou estadual, o que nos leva a crer que as normas do plano de manejo da APA serão cumpridas?" - pergunta Marcos.  

Espaço do Saber 

Continua incerta a destinação que a atual Prefeitura vai dar à área que seria, originalmente, de acordo com o projeto do anterior Prefeito João Lemos, o "Espaço do Saber". Isa Cysneiros, que faz parte do grupo "Mulheres de Aldeia", diz que participou de uma reunião com o atual Prefeito Jorge Alexandre, saindo de lá desolada, ao ouvir que o local servirá de sede para uma UPA.

Lentidão dos órgãos públicos

Manoel Ferreira, presidente do Fórum, encerrou a reunião constatando a morosidade dos órgãos públicos no que se refere às reivindicações ambientais, o que impele o Fórum a avançar em várias instâncias, como Ministério Público, OAB, Ministério do Trabalho. 

Vale lembrar que o dr. Carlos André Cavalcanti, Diretor de Biodiversidade da CPRH,  em visita feita ao Fórum no dia 19 de março do corrente ano, assegurou estarmos perto da conclusão do plano de manejo da APA, que, segundo ele, deveria sair em quinze dias.
Em 4 de abril passado, o Fórum esteve reunido com o Secretário do Meio Ambiente de Pernambuco, Sérgio Xavier, o qual prometeu analisar as reivindicações do Fórum e dar um retorno com a maior brevidade.

Enquanto a burocracia empaca e as leis são descumpridas, a devastação de Aldeia continua.

Faça a sua parte. Divulgue a realidade e participe das nossas reuniões. Nosso santuário ecológico não pode morrer. Lutemos por Aldeia. 

segunda-feira, 6 de maio de 2013

CONVITE


O Fórum Socioambiental de Aldeia tem a satisfação de convidá-lo(a) para participar da reunião a ser realizada na próxima terça-feira, dia 07 de maio de 2013, às 19 horas, na sede campestre do Clube dos Oficiais da Polícia Militar, Estrada de Aldeia, km 6, tendo como pauta:  
  • Ocorrências da semana em Aldeia 
  • Vídeo:  “Aldeia urgente” da autoria de Dodora Lakshmi Bittencourt
  • Relato sobre o andamento do projeto CEHAB PAC2  para recuperação ambiental no Rachão: Marcos Sampaio.