sábado, 22 de junho de 2013

FÓRUM AVISA

O Prêmio Vasconcelos Sobrinho, cuja data havia sido originalmente marcada para a quinta-feira passada (20 de junho), foi suspenso devido às manifestações populares ocorridas no mesmo dia. Avisaremos aqui a nova data, assim que formos notificados.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Reunião de 18 de junho

Repercussão da Carta ao JC

Dois elogios foram feitos hoje, na abertura da reunião semanal do Fórum. O primeiro, foi ao nosso competente secretário Carlam, cuja atuação é digna de nota, sempre denunciando aos nossos jornais situações que precisam ser modificadas, a exemplo da última carta por ele enviada ao Jornal do Commercio, expondo o problema das casas de eventos em Aldeia.

Manoel Ferreira frisou a importância de exercermos nossa cidadania como voluntários e vigilantes do sistema, elogiando a atitude de Carlam. 

A proliferação sem controle dessas casas de evento precisam realmente ser vistas com muito cuidado pelo poder público e pelo plano de manejo da APA Aldeia-Beberibe. O alto nível de ruído perturba a nossa flora, lembrando Carlam que os pássaros, por exemplo, são bastante prejudicados com a poluição sonora, e, quando assustados, abandonam os ninhos e não costumam retornar. 

O Jornal do Commercio, pela relevância do protesto, decidiu colocar uma chamada na primeira página, propiciando, com isto, uma boa visibilidade desse problema, que lamentavelmente não tem sido estudado pelas autoridades.

Prêmio Vasconcelos Sobrinho 

O segundo elogio foi para nosso ambientalista Fernando Wucherpfennig.  Fernando foi indicado pela CPRH para receber o "Certificado Amigo do Meio Ambiente", pela sua atuação na área ambiental e relevância do papel social que vem desempenhando.

A propósito, Manoel Ferreira avisa que o Fórum participou da comissão julgadora do Prêmio Vasconcelos Sobrinho de Ecologia. E convida a todos para comparecer à entrega do prêmio, no salão nobre da Universidade Rural de Pernambuco, na próxima quinta-feira 20 de junho, às 16 horas.

Cadastro de áreas para recomposição florestal em Aldeia


Muito ilustrativa a exposição feita hoje pelo Diretor Executivo da Sociedade Nordestina de Ecologia (SNE), Aristófanes Schuler, que visitou o Fórum acompanhado do Engenheiro Agrônomo Leonardo Rodrigo.

Aristófanes explicou o que é a SNE e quais os seus objetivos: é uma associação civil sem fins econômicos, de cunho ambientalista, caráter científico e abordagem socioambiental. Dedica-se à conservação e preservação dos ecossistemas. Foi criada em 1986 e sua área de atuação é o Nordeste do Brasil. Tem viveiro em Itapissuma produzindo mudas da mata atlântica e mudas medicinais. Missão: contribuir para a conservação e recuperação dos biomas nordestinos.
A SNE trabalha com produção de mudas, sensibilização e educação ambiental.

Dentre os vários projetos da SNE, Schuler destacou o da bacia do Rio Tapacurá, onde foram plantadas mais de 300 mil mudas. 

Cadastramento de áreas

A razão da vinda do SNE ao Fórum é o interesse dessa organização em cadastrar áreas disponíveis aqui em Aldeia, para recomposição florestal, uma vez que já existe aqui essa consciência de preservação, em parte devido ao trabalho do Fórum Socioambiental de Aldeia. Quer cadastrar áreas disponíveis aqui  em aldeia para oportunidades de recomposição florestal, buscando áreas privadas que tenham interesse em preservar e receber as árvores. A ideia é fazer um mapeamento das áreas e estabelecer critérios para ter garantia sobre o futuro das árvores.

Como projeto inicial aqui em Aldeia, a SNE disponibiliza 51 mudas. As pessoas interessadas poderão se cadastrar através do e-mail:  sne@sne.org.br.

Além de doar as mudas, a SNE se responsabiliza pelo seu transporte, pelo trabalho de plantio e acompanhamento do processo de desenvolvimento durante um ano, com uma visita técnica a cada três meses, para garantir que as árvores possam crescer com saúde. O proprietário que aceite essa parceria terá de assinar um termo de compromisso, responsabilizando-se pelas boas condições para o desenvolvimento das mudas. A SNE, caso seja necessário, também fornece adubo natural, pois não trabalha com agrotóxicos ou produtos químicos.

Ao final da exposição, a bióloga Leide parabenizou a Sociedade pela iniciativa interessante e necessária e indagou se seria possível a parceria com uma escola pública. Schuler respondeu afirmativamente e acrescentou que já trabalhou com escolas públicas e privadas e é muito bom quando são os alunos a tomar conta das mudas.  

O site da SNE é: www.sne.org.br


Estiveram presentes à reunião de hoje, como visitantes, Adriano Gomes, Presidente da Cooperativa de Bombeiros Civis de Pernambuco, e Marcos José da Silva, do Conselho Fiscal da referida cooperativa.

domingo, 16 de junho de 2013

Saiu no JC

EXTRA! No Jornal do Commercio de hoje, domingo, 16 de junho de 2013, foi publicado o protesto do nosso atuante secretário Carlam Bezerra Salles, com chamada para a primeira página do jornal!
Eis o texto:

"Aldeia pede socorro - O sossego que se tinha em Aldeia está indo para o espaço, juntamente com o foguetório e batuques infernais de casas de eventos improvisadas em granjas. São ambientes rurais sem nenhum tratamento acústico, incomodando vizinhos, principalmente idosos. Gostaríamos de saber se o Plano de Manejo da APA Aldeia-Beberibe não irá coibir essa barulheira infernal, que faz mal não só aos humanos como à fauna. Apelo às autoridades para que proíbam ou regulamentem essas atividades. A maioria polui também a PE-27, despejando as sobras das festas no acostamento da estrada. Achamos que a Prefeitura é corresponsável, pois deveria exigir o licenciamento."

Na verdade, o JC alterou alguns trechos da carta que, na íntegra, dizia o seguinte:

"O sossego que se tinha outrora em Aldeia está indo para o espaço, juntamente com o foguetório e batuques infernais dessas granjas, improvisadas em casas de eventos. São ambientes rurais sem nenhum tratamento acústico, o que deixa os vizinhos, principalmente idosos, sem o silêncio necessário para um sono reparador. Gostaríamos saber se o plano de manejo da APA Aldeia Beberibe, não irá coibir essa barulheira infernal que faz mal, não só aos humanos, como à fauna e aos animais domésticos, não habituados com o estrondo desses fogos de artifício. Apelo às autoridades que proíbam ou no mínimo regulamentem essas atividades, mormente as noturnas, nesses locais. A maioria deles, além da poluição sonora, poluem também a nossa PE-27, já tão degradada, despejando as sobras das festas no acostamento da estrada, composto de lixo orgânico e materiais descartáveis. Achamos que a Prefeitura é corresponsável, pois deveria exigir que os equipamentos fossem devidamente licenciados, como é obrigatório para qualquer casa de diversão." 

É isso aí, Carlam. Está realmente difícil de conviver com tanta casa de festejo. Isto realmente não combina com Aldeia!

Convite - Reunião de 18 de junho

Na reunião a ser realizada na próxima terça-feira, dia 18 junho de 2013, às 19 horas, na sede campestre do Clube dos Oficiais da Polícia Militar, na Estrada de Aldeia, km 6, teremos como pauta: 
  • Ocorrências da semana em Aldeia;
  • “Cadastro de áreas para recomposição florestal em Aldeia”. Expositores: Aristofanes Schuler – Diretor Executivo da Sociedade Nordestina de Ecologia – SNE e o Engenheiro Agrônomo Especialista Leonardo Rodrigo.

Aguardamos a sua presença!

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Evento - Adoção em Camaragibe


Neste próximo sábado (15/06), o Projeto de Extensão Adote um Vira-Lata (UFPE), em parceria com o CVA/Camaragibe, Projeto Patinhas e a ONG Brala, realizará o 3º Evento Itinerante de Adoção de Cães e Gatos, onde gatos e cães saudáveis estarão aguardando um lar seguro e amoroso.

Todos os animais disponíveis foram resgatados de situações de risco e, antes de serem postos para adoção, receberam cuidados veterinários e foram vermifugados. Além disso, todas as fêmeas disponíveis e todos os machos com mais de seis meses já estão esterilizados (castrados). 

Os interessados em adotar deverão ser maiores de 18 anos, apresentar cópia e original de um comprovante de residência e de um documento com foto. Para colaborar com a manutenção dos animais doados será arrecadada uma colaboração espontânea de R$ 20,00 por animal adotado (que pode ser em doação de ração, medicamentos, ou material de limpeza).

Onde: Praça de Camaragibe
Quando: 15 de junho
Horário: das 9 às 16h
Documentos: Original e cópia de comprovante de endereço e documento com foto (maiores de 18 anos).


Reunião de 11 de junho de 2013

Assaltos continuam



Os ladrões continuam atuando aqui em Aldeia. Dentre as ocorrências relatadas hoje na reunião semanal do Fórum, Carlam ressaltou dois assaltos, um deles à loja Comercial Aldeia e o outro ao Armazém do Matuto. 


Denúncias


Marília Siqueira faz duas denúncias: a primeira, com relação à faixa colocada na loja "Estação das Plantas": estão anunciando podas e “extração”  de árvores. Uma foto de motosserra ilustra a chamada. A outra denúncia é com relação ao local onde estão construindo o supermercado "O Bonde". Segundo ela, o terreno sofreu devastação, com árvores arrancadas.

Recuperação do Beberibe

Marcos Sampaio informou que o Sérgio Xavier, Secretário do Meio Ambiente, fez anúncio de um grande projeto para recuperação do Rio Beberibe, porém Marcos não sabe ainda se este projeto irá contemplar Aldeia. Esperamos que sim, já que algumas nascentes do Beberibe estão aqui.

Sustentabilidade



Jose Francisco Martínez, Coordenador do Meio Ambiente da Prefeitura de São Lourenço da Mata, realizou uma palestra com o título "Sustentabilidade em Aldeia". Com ajuda do slide-show, Martínez nos mostrou a responsabilidade de cada um de nós com respeito ao meio que nos cerca. Disse ele:


“Para que as gerações possam continuar a existir, todos vão precisar aprender o que de fato isso significa. Em outras palavras, sustentável é uma forma de desenvolver as atividades humanas, as questões sociais e econômicas, sem deixar de lago o meio ambiente. Crescer, prosperar, preservando a biodiversidade e os ecossistemas naturais é planejar para que tudo ocorra de forma harmoniosa.”

“O meio ambiente, ecologicamente equilibrado, é um bem de uso comum do povo e fundamental para a qualidade de vida dos seres vivos do planeta.”

Conceito de sustentabilidade: "O desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades".

"Para mim meio ambiente não tem fronteira, não tem divisão – é de todos nós."

domingo, 9 de junho de 2013

A Sustentabilidade em Aldeia

SINTA-SE CONVIDADO!

“A SUSTENTABILIDADE EM ALDEIA” é o título da exposição a ser feita na próxima terça-feira, dia 11/junho/2013, na reunião do Fórum, pelo consultor ambiental José Francisco Martínez.

HORÁRIO: 19 horas

LOCAL: sede campestre do Clube dos Oficiais da Polícia Militar, na Estrada de Aldeia, km 6.

Violência em Aldeia

Foi publicada hoje, 9/junho/2013, na seção "Voz do Leitor" do Jornal do Commercio, a carta enviada pelo nosso membro Carlam Bezerra Salles, protestando contra a criminalidade em Aldeia.

Diz a publicação:

"Violência - Inconcebível que Aldeia, região situada nas proximidades da Arena da Copa, esteja entregue à bandidagem. Em menos de 30 dias foram dois sequestros e um assassinato, fora o assalto ao Banco Santander, em Camaragibe. Apelo para que o Governo do Estado dedique uma atenção especial a esta antes pacata região".

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Planeta Está no Limite

Notícias da Semana do Meio Ambiente

Foto: Rodrigo Baleia p/Globo Amazônia
Virgílio Viana é o único brasileiro que faz parte do grupo que ajudará a definir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma atualização dos Objetivos do Milênio (ODM), lançados em 2000. Ele é engenheiro florestal, PhD em Biologia da Evolução pela Universidade de Harvard e pós-doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade da Flórida. É superintendente geral da Fundação Amazonas Sustentável, e copresidente do grupo temático Florestas, Oceanos, Biodiversidade e Serviços Ambientais. Virgílio foi convidado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para coordenar a definição de indicadores e metas relacionados a florestas. 

Entrevistado pelo Portal Terra, Viana respondeu, falando sobre as principais mudanças no cenário mundial desde que os ODM foram criados:

Ártico: geleiras derretem
"Principalmente a constatação de que nós atingimos o limite do planeta, da capacidade do planeta de responder à degradação. Há um ponto a partir do qual não é possível voltar atrás. É como um 'joão bobo', que vai e volta, mas que, nesse caso, chegou em um determinado momento que pode não retornar. Alguns casos, como as geleiras do Ártico, provavelmente não têm volta. Elas vão derreter. A Amazônia também está próxima do limite, se tivermos entre 20% e 30 % de desmatamento, vai entrar em colapso. Essa é a constatação de que o bem estar humano está ameaçado pela ação humana. A boa notícia é que existem soluções, e é isso que essa iniciativa está focando, não apenas escrever um documento base para a discussão do desenvolvimento sustentável, mas fomentar rede de soluções para a sustentabilidade, estimular empresas a se moverem antes de serem obrigadas por lei".

É bom nos mexermos.

*Para ler a entrevista completa, acesse:

http://noticias.terra.com.br/ciencia/sustentabilidade/meio-ambiente/dia-mundial-do-meio-ambiente-planeta-atingiu-seu-limite-diz-especialista,1e25c472d211f310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

Lixões Subsistem no Brasil

Até quando?
Foto: Mauro Pimentel/Terra
Na semana do meio ambiente, vale uma reflexão sobre o lixo, um dos grandes problemas das grandes cidades. O Portal Terra publicou uma matéria, da qual extraímos alguns dados.

Mais da metade dos municípios brasileiros trata o lixo de forma inadequada. Toneladas e toneladas são jogadas em lixões ou aterros. “Isso se deve a uma cultura extremamente arraigada de ‘jogar o lixo nas costas das cidades’, ou seja, de não ter gastos com a destinação dos resíduos urbanos”, diz a socióloga Elisabeth Grimbert, coordenadora da área de Resíduos Sólidos do Instituto Pólis da Cidade de São Paulo.

Segundo as estatísticas, o Nordeste detém 57% dos lixões, onde a Bahia figura em primeiro lugar e o Piauí em segundo.

Impacto

Foto: Mauro Pimentel/Terra
O impacto ambiental dos lixões é imenso. Como se sabe, lixões produzem chorume (líquido provocado pela decomposição dos resíduos), que polui a terra, trazendo consequências graves ao meio ambiente, porque normalmente não se faz a impermeabilização do solo.

Segundo Antônio Tadeu Ribeiro de Oliveira, gerente de Estudos e Pesquisas Sociais do IBGE, os lixões precisam entrar na mira dos gestores: “Por tudo que acarretam em relação aos impactos ambientais e de saúde, os lixões se colocam como um dos principais problemas a serem enfrentados na questão do saneamento ambiental. O caminho é a conscientização dos gestores locais e o forte investimento na construção de aterros sanitários, que é a forma adequada de destinação dos resíduos sólidos”.

Conscientização da população, educação ambiental e uma troca de informações entre os líderes dos municípios e ONGs que tratam do problema é mais do que necessário, para que encontremos soluções viáveis e sustentáveis.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Dia Mundial do Meio Ambiente Alerta Para o Desperdício de Comida

Transcrevemos a matéria de Leda Letra, da Rádio ONU, Nova York:

A ONU (Organização das Nações Unidas) comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente neste 5 de junho com um alerta: todos os anos, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados.

Segundo o Pnuma, Programa da ONU para o Meio Ambiente, um terço da comida produzida no mundo vai parar nas lixeiras dos consumidores, vendedores, agricultores e transportadores.

Esse desperdício vale US$ 1 trilhão e seria suficiente para alimentar 870 milhões de pessoas que passam fome. Em mensagem, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, destacou a importância de se buscar soluções para a enorme perda de alimentos.

Para Ban, o desperdício chega a ser "uma ofensa para os que têm fome e representa um custo enorme para o meio ambiente, em termos de energia, terra e água".

O Pnuma ressalta que os alimentos descartados desperdiçam energia e combustível usado para o seu transporte. Além disso, a decomposição de comida elimina uma grande quantidade do gás metano.

Campanha

A ONU lançou uma campanha para aumentar a conscientização sobre o problema. Neste ano, a Mongólia foi o país escolhido como sede das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Do Rio de Janeiro, a coordenadora do Pnuma no Brasil, Denise Hamú, falou sobre o tema da iniciativa.

"Pensar, Comer e Conservar, que está sendo discutida no mundo todo, em que realmente a gente vê a questão de jogar alimentos que estão próprios para consumo no lixo. E as outras partes desse mesmo problema, como a produção em termos de desmatamento, onde tem que ampliar áreas para a produção de alimentos e consumo, compra, usar coisas de descarte."

Denise Hamú participou do lançamento da Semana do Meio Ambiente, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. No evento, o cientista Luiz Pinguelli Rosa, afirmou ser possível erradicar a pobreza e preservar o meio ambiente, desde que haja uma mudança na atitude dos consumidores.

"É possível, sim, mudando o elevadíssimo padrão de consumo das camadas mais ricas de todas as sociedades, incluindo as sociedades dos países em desenvolvimento, como o Brasil. É inevitável aumentar a produção de alimentos para atender a demanda do mundo."


Para isso, Pinguelli Rosa indica a promoção de um modelo de agricultura de baixo carbono, que permitiria reduzir a expansão da área agrícola, não só para a produção de alimentos, como também para produtos de exportação.

Reunião de 04 de junho de 2013

Ocorrências

Uma reclamação que vem se repetindo no Fórum diz respeito a animais na pista da PE-27. Os proprietários dos animais são relapsos e quando relatamos o fato às autoridades, as providências demoram. Diz o ditado que é melhor prevenir do que remediar. Animais de grande porte podem provocar acidentes graves.

Foram relatadas irregularidades no laboratório de análises Lacan. Ali, os funcionários  não usam uniformes e as seringas não são descartáveis. 

Doação de mudas

A Sociedade Nordestina de Ecologia, através de seu diretor executivo, Aristófanes Schuler, por e-mail, ofereceu ao Fórum 51 mudas de árvores da Mata Atlântica. Tal ação faz parte do inicio de um trabalho em parceria com a Novo Olhar Consultoria, que busca entidades e empreendimentos que estão interessados em compensar toda ou parte das emissões de carbono provenientes de suas atividades. Eles pedem que o Fórum indique o local para receber a doação.

Segurança

O Cel. PM Paulo Carneiro, comandante da Guarda Municipal de Camaragibe, falou sobre o Programa de Vídeo Vigilância que vem sendo implantado em Camaragibe, tendo à frente a Guarda Municipal, entidade de segurança patrimonial do Município. Disse que já foram instaladas 22 câmaras. O Centro de Operações e Monitoramento funciona nas dependências da Guarda Municipal. Acrescentou o Coronel que o recente assalto ao Banco Santander, em Camaragibe, teve a captura dos assaltantes facilitada graças ao monitoramento feito.
Manoel Ferreira lembrou ao Coronel Paulo que, em reunião com o Prefeito, solicitou que esse programa fosse estendido para Aldeia, principalmente ao longo da PE-27. O Coronel disse que estão sendo feitos estudos nesse sentido, mas estão encontrando dificuldades por causa da  topografia do terreno; adiantou que os técnicos estão procurando um ponto de visada direta, ou seja, antena para antena. Isto porque temos que mandar os sinais de imagem para o centro de operações que fica lá em baixo, na Guarda. Outra solução possível, mas dispendiosa seria interligar através de cabos de fibra ótica.

A Tenente Diana, Comandante da 3ª Cia. da PM em Aldeia, apresentou a guarnição que compõe a patrulha rural, composta pelos Cabos Damião e Milton. Essa patrulha,devidamente equipada com uma viatura Ranger, fará o patrulhamento na área rural de Aldeia, principalmente nos locais de difícil acesso. A Tenente agradeceu ao Fórum pelas informações de grande valia para o bom desempenho do seu trabalho. Lamenta apenas o tamanho do seu efetivo policial, bem como a pequena quantidade de viaturas. Disse que neste mês que passou tiveram poucas apreensões. Informa que ativou mais uma guarnição para atuação no período noturno. Indagada sobre as investigações de recentes ocorrências de sequestros aqui em Aldeia, ela esclareceu que essas investigações são atribuições da Polícia Civil. Respondendo sobre a ausência de policiais no plantão, informou que, por serem poucos, prefere que os policiais estejam móveis em missões de patrulhamento preventivo. Encerrando a sua participação, disse que qualquer reclamação nessa área de segurança, a comunidade pode encaminhá-las à Ouvidoria da S.D.S. pelos telefones:0800 081 5001 e 3183-5290 ou ainda pelo e-mail: ouvidoria@sds.pe.gov.pe.

Ausência da Polícia Civil

Ao final da reunião, Manoel Ferreira registrou a ausência da Polícia Civil, lembrando que desde a saída do Delegado Paulo, não recebemos mais representantes da Polícia Civil em nossas reuniões.

domingo, 2 de junho de 2013

Concurso de Vídeos

A Escola de Contas Públicas, do Tribunal de Contas de PE, vai premiar, no 1º Concurso de Vídeos, a obra mais original com o tema “Lixo: problemas e soluções em Pernambuco”.

Os vídeos podem ter duração de 5 a 90 segundos e as inscrições serão de 3 de junho a 31 de julho de 2013.

Podem participar estudantes regularmente matriculados maiores de 18 anos.

O valor total em premiações é R$ 13 mil. Confira o edital. Participe!