sábado, 13 de julho de 2013

Árvores Tombam e Provocam Acidentes

SOS ESTRADA DE ALDEIA! 



Recebemos um pedido de ajuda do aldeense Gildo Lins, que mora no Privê Santa Maria, km 18. Ele informa que, entre os dias 11 e 12 deste mês, caíram duas árvores no trajeto da PE-027, entre Águas Finas e o Condomínio Bosque Águas de Aldeia. Ele diz ainda que, recentemente, um motoqueiro, devido à queda de outra árvore, foi acidentado e faleceu por causa dos ferimentos e traumatismos. Isto ocorreu entre o Clube dos Bancários e o Condomínio Country. Segundo ele: "não foi a primeira vez, pois já ocorreram diversas mortes nesse trecho de mata que compreende o Clube dos Bancários até o Km 19, antes de Chã de Cruz, por falta de ação do DER".

Como todos podem ver nesta foto, tirada exatamente no trecho citado, as árvores se debruçam na estrada. É justamente o trecho mais bonito da rodovia, onde caberia a ação dos órgãos competentes, transformando-o numa estrada-parque (um dos pleitos do Fórum). É necessária e urgente uma fiscalização e um monitoramento para evitar que árvores velhas ou doentes caiam e provoquem mais acidentes.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

REUNIÃO COMEMORATIVA


Nosso Fórum comemorou, na reunião de ontem, uma década de existência. Agradecemos a cada pessoa que se fez presente, abrilhantando o encontro festivo. Estiveram conosco cerca de 50 pessoas, entre membros do Fórum, simpatizantes e convidados. 

Primeira reunião do grupo gestor da APA



A reunião teve início com o relato de Paulo Gileno Cysneiros, deixando-nos atualizados acerca da primeira reunião do grupo gestor da APA Aldeia-Beberibe, ocorrida ontem à tarde, na FOP. Segundo Paulo, estiveram presentes, representando o Fórum e a Associação dos Condomínios de Aldeia (ACA), além dele próprio, Fernando Wucherpfennig, Roberto Souza Leão, Hilton Losant, Marcelo Marenga, Moacir Botelho, Jorge Fernandes e Herbert Tejo, mas o grupo todo contou cerca de vinte pessoas e Hilton Losant foi nomeado representante do Fórum e das associações que estavam presentes. Disse Paulo que achou a pauta pouco definida, mas que o importante é que a APA começou a funcionar. Adiantou que foram mostrados os mapas e os problemas que estavam impedindo o fechamento do plano gestor. Paulo considerou positiva a reunião que marcou este início de funcionamento e sugeriu que as pessoas interessadas procurem visitar o site da SEMA, onde se encontra quase todo o plano gestor da APA. 

Vegetarianismo e meio ambiente


Em seguida, tivemos a palestra de Bárbara Bastos, com participação de Marcelo Zenaide, sobre o tema "Preservar o meio ambiente - o que meus hábitos têm a ver com isto?". 

Os palestrantes, ambos membros da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), iniciaram a palestra apresentando o vídeo intitulado "A Engrenagem", do Instituto Nina Rosa. De forma bastante didática e descontraída, o vídeo mostra o quanto o meio ambiente sofre com o nosso hábito arraigado de comer carne; expõe a realidade que está por trás da indústria da carne; revela toda a nossa insensibilidade ao permitir esse infindável massacre animal, bem como o grande impacto ambiental trazido pela criação dos rebanhos, sempre em expansão, demandando a derrubada de florestas inteiras para pasto. 
O link, para os que não assistiram e quiserem acessar é:

 http://www.youtube.com/watch?v=KmIprNpcd94&feature=player_embedded). 

Palestra de Daniel Coelho



O segundo convidado, Deputado Daniel Coelho, começou sua palestra discorrendo sobre os fatores que geram a violência urbana. Mostrando dados estatísticos da ONU, Daniel mostrou como a realidade dos fatos nos comprova que a violência não se explica simplesmente pela pobreza, haja vista países como a Índia ostentando índices de criminalidade flagrantemente inferiores aos índices de países ricos, como os Estados Unidos, por exemplo. Segundo ele, os fatores que influenciam são: familiares; valores religiosos e culturais e relação de consumo.

Esclareceu como o desenvolvimento ambiental está ligado ao desenvolvimento social e econômico. Citou Juha Sipilã, ex-diretor do Conselho Metropolitano de Helsinque, quando define: "Desenvolvimento sustentável significa usarmos nossa ilimitada capacidade de pensar em vez de nossos limitados recursos naturais". 

Fazendo um retrospecto cronológico, Daniel lembrou que Joaquim Nabuco já nos alertava para as consequências negativas da monocultura da cana-de-açúcar. 

Por fim, o Deputado advertiu para o perigo de tentarmos copiar o estilo dos países ricos, cujo índice de consumo exaure o planeta e é uma das causas da frustração humana e violência. 

Ao término da exposição, membros do Fórum fizeram perguntas. Destacamos a feliz intervenção de Herbert Tejo, salientando a ausência de vozes na política que nos sirvam de eco quanto a assuntos importantes sobre a preservação da nossa APA Aldeia-Beberibe, como é o caso da usina termoelétrica, instalada e funcionando em nosso território, com várias irregularidades a serem apuradas. Daniel Coelho prometeu se inteirar melhor sobre o tema e interceder em favor da nossa APA.

Confraternização

Ao fim das palestras, a reunião foi encerrada com uma confraternização geral, com direito a iguarias vegetarianas. Este tipo de bufê foi escolhido devido ao tema da palestra inicial, para mostrar a todos que vegetariano passa muito bem. 

Seguem alguns registros dos felizes momentos da festa:


Manoel Ferreira, Presidente do Fórum, com a família

Marcelo e Bárbara, da SVB

Simone Freire e João Asfora, responsáveis pelo bufê vegetariano
Carlam e Dora (ela fez a decoração)
Miquel, Dora, Dodora, Carlito e Luciane







Torcemos para que o Fórum possa avançar mais outra década no tempo, agregando voluntários e sempre trabalhando com todos os segmentos da sociedade aldeense, apontando soluções para nossas questões ambientais, com garra, persistência, coragem, otimismo e amor por Aldeia.
Nossas conquistas, ao longo destes dez anos, são de todos nós. Parabéns, Aldeia!

domingo, 7 de julho de 2013

FÓRUM - 10 ANOS DE LUTA

CONVITE


O Fórum Socioambiental de Aldeia, neste mês de julho, está completando dez anos de luta por Aldeia. Como parte das comemorações, teremos uma palestra especial, na próxima terça-feira, dia 09 julho de 2013, às 19 horas, na sede campestre do Clube dos Oficiais da Polícia Militar, na Estrada de Aldeia, km 6. Confira a pauta:
  • Relato da primeira reunião do grupo gestor da APA Aldeia-Beberibe;
  • “Preservar o meio ambiente - o que meus hábitos diários têm a ver com isto?” – Apresentação: Deputado Daniel Coelho e Bárbara Bastos (Sociedade Vegetariana do Brasil).
Ao fim da apresentação, haverá confraternização e degustação de acepipes.

CONTAMOS COM SUA PRESENÇA PARA ABRILHANTAR NOSSA COMEMORAÇÃO!

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Reunião de 02 de julho de 2013

Tenente Diana, PM
Na reunião do Fórum ocorrida ontem (02 de julho de 2013), a Tenente Diana relatou a apreensão de algumas armas aqui em Aldeia. Adiantou, quanto aos últimos assaltos, que os criminosos, ao que tudo indica, vêm de fora, não são daqui.

Cadê a Polícia Civil?

Hibernon salientou que continuamos estranhando a ausência da Polícia Civil nas nossas reuniões. Não estamos tendo, ultimamente, o apoio dela e não entendemos a razão pela qual os oficiais, cuja presença e troca de informações era tão importante para nossa sociedade, deixaram de vir ao Fórum.

Visita da APAC

O Fórum recebeu a visita de membros da APAC - Agência Pernambucana de Águas e Clima. Eles prometeram trabalhar junto conosco pelo meio ambiente.

Palestra
Biólogo Felipe Oliveira

A palestra marcada para ontem, devido a um imprevisto com o Diretor Presidente do Complexo Empresarial Reserva Camará, não pôde ser realizada, ficando adiada para o próximo dia 16. No entanto, compareceu o biólogo Felipe Oliveira, fornecendo-nos algumas explicações sobre o grande complexo que, segundo ele, vai gerar 15 mil empregos e contar com flat, shopping, universidade, museu, etc. Esclareceu que é um projeto sustentável, com certificação de eficiência energética e um programa "desperdício zero". Quanto ao museu, visa resgatar o histórico de Camaragibe. Felipe disse ainda que está à disposição para fazer parcerias, inclusive com o Fórum.

Convite

A rotariana Maria das Mercês Von Sohsten convida a todos para a posse da nova diretoria do Rotary. Será no próximo sábado (06/julho/2013), às 10 horas da manhã, no prédio da antiga creche, no Vera Cruz.