segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Lixo de Empresas de Energia Elétrica, Telefone e Internet em Aldeia



Equipes que fazem instalação e manutenção da rede elétrica, de redes de telefonia e de internet tem deixado nas ruas e estradas de Aldeia vários tipos de lixo eletrônico -  restos de fios metálicos e de fibra ótica, fitas isolantes, embalagens plásticas, pedaços de eletrodutos e peças metálicas utilizadas na fixação dos fios nos postes.
Lixo de rede elétrica em Aldeia

Fios elétricos são construídos com vários tipos de materiais, como alumínio e chumbo e revestidos com materiais plásticos tipo polietileno para que resistam à ação do tempo.
 Os cabos de fibra ótica são revestidos com as mesmas substâncias utilizadas em cabos metálicos e impactam muito o meio ambiente, pois não se degradam facilmente, permanecendo por décadas nos locais onde são deixados ou são carregados pela chuva para córregos e rios que levam tudo para o mar.
 A queima de tais materiais, proposital ou incidental, produz gases tóxicos que impactam diretamente a saúde das pessoas.

Um morador de Aldeia recolheu e fotografou resíduos deixados na estrada da sua residência por um equipe da Celpe (foto acima) e ligou para a empresa, tendo sido informado que as equipes são instruídas para recolherem todos os resíduos após o trabalho. No dia seguinte a empresa enviou ao local a mesma equipe para recolher o lixo deixado.
  
Cabos  e resíduos de fibra òtica descartados em Aldeia


Noutra ocasião o referido morador fez o mesmo procedimento com o lixo descartado por uma equipe que fez instalação de fibra ótica para internet (foto ao lado).



Se  você presenciar esse problema no local onde mora, converse com os profissionais das equipes para que façam a coleta ou ligue para a empresa. 
Geralmente os telefones das empresas estão visíveis nos veículos das equipes que fazem os serviços. 
Se você mora em um condomínio, discuta esse problema na reunião condominial. 
 Assim você estará contribuindo para uma Aldeia mais limpa.

sábado, 21 de setembro de 2013

Dia da Árvore

21 de Setembro - Dia da Árvore

Árvore é oxigênio, árvore é vida.

Seja produzindo sombra, seja gerando frutos que mitigam a fome ou resinas e substâncias medicinais que curam doenças, a árvore nos traz benefícios incontáveis.

Incompreensivelmente, o homem dizima as florestas, tratando essa grande doadora de vida, a árvore, com menosprezo, como se não precisasse dela para viver.

Os mananciais precisam das árvores para se manter. Os animais precisam das florestas para se manter. Nós precisamos da árvore para purificar o ar que respiramos.

Preservemos nossas matas. Plantemos árvores. Conscientizemos nossas crianças de que só poderemos viver em equilíbrio se respeitarmos nossas árvores.

Vale uma reflexão: nós, aldeenses, temos o imenso privilégio de viver numa área de preservação ambiental. O que estamos fazendo para ajudar a preservar nossa APA? Será que estamos ajudando ou será que estamos simplesmente esperando que os poderes públicos façam tudo por nós?

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Reunião do Fórum na Escola Torquato


Reunião na Escola Estadual Torquato de Castro
Ontem à noite (17/09/2013) a reunião semanal do Fórum aconteceu na Escola Estadual Torquato de Castro, no km. 14 da Estrada de Aldeia.
 Além de membros do Fórum estiveram presentes a diretora (profa. Corina de Sousa), a diretora adjunta (profa. Elenilza Melo), alguns professores, funcionários, alunos, pais e mães de alunos.
 No passado o Fórum já se reuniu na Escola Estadual de Referência Tito Pereira e outras escolas de Aldeia serão contatadas para próximas reuniões.
O objetivo destas reuniões é conhecer de perto a situação das escolas e discutir formas de colaboração do fórum.
 Na reunião de ontem foram apontados problemas relativos aos alunos – destacando-se o consumo de drogas, violência, depredação da escola, comportamentos inadequados nos ônibus escolares. Também foi colocado um déficit de dias letivos pela falta de professores e ausência, na equipe, de profissionais que deem suporte psicossocial aos alunos.
 Foram discutidas sugestões de melhoria, dentre as quais destacamos:
1. Implementar programa de combate às drogas na escola, criar a associação de pais e um grêmio estudantil; implementar um serviço de orientação educacional e solicitar à Secretaria de Educação a complementação da equipe pedagógica; executar calendário de reposição de aulas por ausências de professores.
Também foi sugerido implementar projetos culturais como uma banda marcial, dança capoeira, música, após consulta aos alunos; ativar o laboratório de informática, que devido a problemas técnicos não funciona desde a inauguração da escola em 2012.
No final foi constituída uma Comissão com pessoas da escola, pais de alunos e participantes do fórum para visitar outras escolas públicas de Aldeia e elaborar proposição conjunta de ação, supondo-se que problemas como o consumo de drogas provavelmente ocorrem noutras escolas.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

CONVITE

A PRÓXIMA REUNIÃO DO FÓRUM SERÁ NA ESCOLA TORQUATO DE CASTRO!

Estão todos convidados a participar da reunião do dia 17 de setembro de 2013, às 19 horas, na Escola Torquato de Castro, Estrada de Aldeia, km 12,5, onde iremos discutir a situação atual dessa escola, que necessita de melhorias. 

Participe! Traga suas sugestões!

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

PALESTRA E DEBATE SOBRE POLUIÇÃO SONORA EM ALDEIA


Na reunião do Fórum  de terça-feira 10 de setembro, o Promotor de Justiça André Silvani fez uma excelente palestra sobre aspectos legais da poluição sonora, tendo ocorrido, com os presentes à reunião, um debate muito enriquecedor sobre o tema. 
 Vários casos concretos de poluição sonora foram relatados por pessoas  da audiência e comentados pelo expositor.

No final Dr. André Silvani distribuiu com os presentes cópias da excelente cartilha "Poluição Sonora - Silento e o Barulho" (3a. Edição 2012), disponível para download no site www.somsimbarulhomao.com.br.
 Silento é o personagem principal de uma estória em quadrinhos da publicação.
A cartilha foi produzida pelo Ministério Público de Pernambuco.

A cartilha está estruturada em oito partes:
Apresentação. 1.Silento e o barulho (estória em quadrinhos);
2. Posturas Diversas (como devem agir os envolvidos);
3. Defenda o seu direito; 4.Legislação; 5. Dúvidas frequentes; 6. Endereços e telefones úteis; 7. Empresas parceiras da campanha Som Sim Barulho Não.


Participe ds reuniões do Fórum nas terças-feiras das 19 às 21 hs! Sua presença é importante.
Local: Sede campestre do Clube dos Oficiais da Polícia Militar, Estrada de Aldeia, km 6.