quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Destaques da Reunião do dia 22 de outubro

Na reunião de terça 22 de outubro de 2013, foram discutidas e atualizadas algumas das ações que estão em desenvolvimento pelo Fórum relativas ao Arco Viário, a Estrada Parque, a APA Aldeia-Beberibe, curso de violão para adolescentes do Rachão, etc.

Representantes do Fórum estiveram reunidos com o dep. Isaltino Nascimento, Secretário de Transportes de Pernambuco. Na ocasião ele confirmou que o traçado do Arco Viário (pista dupla expressa que ligará a BR-101 em Igarassu a Ipojuca), a ser construido pelo DNIT, preservará a mata do CMNIC (Campo de Instrução Mal. Newton Cavalcante), alternativa defendida pelo Fórum. 
Também foi tratado o projeto de uma Estrada Parque em Aldeia, em trechos da PE-27 cujo projeto deverá ser incluido no orçamento do próximo ano.
Sobre a APA Aldeia-Beberibe, foi destacado como positivo o fato de Joice Brito, gestora da APA, ter visitado o local da nascente do  rio Beberibe, onde deve ser realizado um projeto de reflorestamento no entorno. Vários dos presentes reforçaram a idéia de que é necessário que haja cobrança de ações por parte da SEMAS, pois de fato a APA ainda não saiu do papel.
 O Cel. Paulo Carneiro, do setor de segurança da atual administração de Camaragibe, falou  sobre as ações preventivas desenvolvidas pela prefeitura em parceria com o governo estadual, na área de segurança, resultando em queda no número de :Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em Camaragibe.


Após a reunião, Carlos Alberto Moreira, membro do Fórum, informou que a Secretaria da Saude da Prefeitura de Camaragibe disponibilizou para a Comunidade dois telefones para atendimentos relativos a animais:

1. Cães e Gatos que necessitem de Vacinas (condomínio/comunidade) agendar pelo fone 9666-1539

 2. Para animais de grande porte  soltos na rua (cavalos, bois, etc.) ligar para  9666-1539. A prefeitura recolhe o animal e caso o dono não reclame será destinado para doação.


domingo, 20 de outubro de 2013

Rio das Pacas

Uma boa notícia!
Recebemos de Marcos Sampaio a seguinte comunicação:

"Ontem, sexta 18 de outubro, Joice Brito, o motorista Carlos, da SEMAS, e eu fomos ver a mina - que a população chama de bica - e o leito do Rio das Pacas. Eu presumia estarem ambos secos: a nascente e o leito do rio.

Mandei um e-mail avisando da visita da Joice ao Felipe. Fiz isso só para que o Shopping Camará soubesse que este assunto progride, sem imaginar que o Felipe tivesse interesse em ir conosco. Ele no entanto respondeu efusivamente ao e-mail dizendo que, se tivesse lido a tempo teria ido também.

Foi uma surpresa boa vermos alguma água brotando na "bica". A vegetação em volta já se recuperou um pouco. Havia uma preguiça em cima de uma embaúba, bem próxima da água que já se acumula um pouco, bem cristalina. Alguém havia posto uma placa pedindo que não se jogasse lixo ali. E o local estava mesmo limpo.

Ficamos animados. Joice não havia encontrado nascentes no Espaço Saber, e essa mina tem um significado importante para a gestão da APA. Também a comunidade lucra com a preservação desta "bica", porque, desde que secou, obriga a população a comprar água engarrafada. Agora, investir em uma recuperação permanente volta a fazer sentido, claramente.

Por outro lado, um longo trecho do Rio das Pacas continua seco. Apenas vimos a água do esgoto do Loteamento Novo Redentor, que se acumula. Isso desestimula a comunidade, que fica sem esperança: mesmo que volte a correr, será um rio sujo. Com esse esgoto, como voltarão a tomar banho ou mesmo a lavar roupa ali, como faziam há 6 anos?

Basicamente foi isso. Aproveito para dizer ainda que a Joice visitou a Diesel Elétrica e que estão trabalhando para reduzir a poluição sonora que causam."

Muito bom saber que a nascente se recupera. Quanto à usina diesel-elétrica, além da poluição sonora, precisamos urgentemente avaliar a poluição do ar, principalmente porque já há pessoas relatando irritação nasal.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Alerta no JC

Foi publicado no Jornal do Commercio de hoje, na coluna Vida & Ciência/Verônica Falcão –

"Aldeia ameaçada - O Fórum Socioambiental de Aldeia,  formado por moradores, luta contra a instalação de uma usina termelétrica no município. A construção é justamente na Área de Preservação Ambiental Aldeia-Beberibe. A usina vem causando poluição sonora e do ar. "

E na seção Com a palavra, o leitor, Carlam Bezerra Sales escreveu:

"Futuro incerto das áreas verdes - É de conhecimento comum que o governo do Estado não é muito interessado nas questões ambientais. Em Aldeia, por exemplo, está prestes a acontecer uma tremenda devastação da mata atlântica para construção do arco viário que vai cortar a região. Pergunto: a ex-senadora Marina Silva também vai aprovar isso?"

No que diz respeito à usina, uma parte dela já está instalada e em funcionamento. A construção continua, com novas unidades ainda não concluídas. Não há filtros antirruídos e não temos conhecimento de filtros antipoluição do ar. A usina fica no km 18, colada à Barragem de Botafogo. Pessoas que moram no km 13 ouvem o ruído, sentem cheiro de óleo queimado e queixam-se de irritação nasal. Tudo isto é absolutamente inaceitável, ainda mais em se tratando de área ambiental.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Desperdício, não!


Ontem, 16/10/2013, Dia Mundial da Alimentação, a ONU fez um alerta sobre o fantástico desperdício de comida no mundo.

O desperdício alimentar é uma das principais razões para que 842 milhões de pessoas continuem privadas de uma alimentação decente. Os números são de estarrecer: cerca de um terço dos alimentos produzidos em todo o mundo - ou 1,3 bilhão de toneladas e mais de US$ 750 bilhões - por ano são atualmente desperdiçados, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

"Com um quarto desses números, é possível alimentar 842 milhões de pessoas famintas em todo o mundo", garantiu Robert van Otterdijk, especialista em indústrias agrícolas e responsável pela infraestrutura rural na FAO.

Na mensagem divulgada pela ONU, foi enfatizada a importância de sistemas de produção duráveis: "Modelos não viáveis de desenvolvimento degradam o ambiente natural, ameaçam os ecossistemas e a biodiversidade, indispensáveis para o futuro abastecimento de alimentos".

Veja, no link abaixo, uma ideia bem humorada para chamar a atenção das pessoas para os 20% de alimentos que são desperdiçados diariamente no Brasil: 

sábado, 5 de outubro de 2013

Aldeia Município?

Do Diário de Pernambuco de ontem (04/10/2013):

Coluna Diário Econômico/Aldo Paes Barreto –

De aldeia a município

Com exceção das vantagens obtidas pelos políticos de carreira, a criação de novos municípios é onerosa para o contribuinte e desvantajosa para o Estado. Somente em Pernambuco existem 22 municípios na fila da emancipação, embora a maioria não tenha a mínima condição de caminhar com recursos próprios. Cada um consumiria cerca de R$ 20 milhões anuais, em despesas orçamentárias, sem falar nos empregos destinados aos parentes e aderentes.

Como toda regra tem exceção, há em Pernambuco uma região que teria a ganhar e muito a oferecer, caso transformada em município. Trata-se da região de Aldeia, no Grande Recife, que atravessa sete municípios, mas não é de ninguém. Embora ocupe área de rigorosa preservação ambiental, por estar assentada em nascente de vários cursos d’água, fonte do lençol freático que abastece outras cidades, Aldeia não recebe os devidos cuidados do poder público, em qualquer das três esferas. Não há interesse político. Boa parte dos seus moradores é formada por eleitores do Recife. Nem por isso eles deixam de pagar suas obrigações tributárias ou de movimentar a incipiente economia.

É, porém, por outro aspecto que Aldeia se destaca. Na consciência de preservação ambiental da maioria dos seus moradores. Provavelmente, a maior concentração de entidades e de pessoas seriamente preocupadas com o meio ambiente, com o futuro de toda a região. Só por isso, Aldeia deveria ser município independente. Teria bem mais condições do que as duas dezenas de distritos pernambucanos que buscam, através de representações políticas, o direito à emancipação. Há ainda entraves aos projetos, mas deveria existir dois mandamentos para todos: primeiro, não roubar; segundo residir permanentemente no novo município. Pelo menos neste quesito, em Aldeia não faltariam candidatos. 


(Agradecendo a Tatiana Portela o envio da matéria).