domingo, 16 de dezembro de 2012

Convite - Reunião de 18/12/2012


O Fórum Socioambiental de Aldeia tem a satisfação de convidar a todos para participar da reunião a ser realizada na próxima terça-feira, dia 18 de dezembro de 2012, às 19 horas, na sede campestre do Clube dos Oficiais da Polícia Militar, Estrada de Aldeia, km 6, tendo como pauta:

  • ·       Ocorrências da semana em Aldeia;
  • ·       Definição de estratégias de atuação da comunidade contra a poluição sonora e atmosférica da usina térmica instalada em Aldeia e seu respectivo projeto de ampliação.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Energias Renováveis

Vale a pena dar uma lida na matéria abaixo, extraída do site Inovação Tecnológica (http://www.inovacaotecnologica.com.br), publicada em 13/12/2012:


ENERGIAS RENOVÁVEIS PODEM SUPRIR ELETRICIDADE DURANTE 99,9% DO TEMPO

As energias renováveis poderão suprir as necessidades mundiais de energia elétrica em 99,9% do tempo, até o ano de 2030.
E tudo isto a custos comparáveis aos gastos atuais com eletricidade.
A conclusão é de Cory Budischak e Willett Kempton, da Universidade de Delaware, nos Estados Unidos.
Segundo eles, as críticas sobre a inconstância das fontes de energia solar e eólica não se fundamentam se o assunto for abordado da perspectiva correta - do ponto de vista dos custos.
Custos das energias renováveis
Os pesquisadores desenvolveram um modelo focado na minimização dos custos de geração da eletricidade, em lugar da abordagem tradicional que busca equilibrar a geração e o consumo de eletricidade.
A conclusão é que gerar mais eletricidade do que o necessário durante os "horários médios" - os horários que não são de pico -, a fim de atender as necessidades dos horários de pico de demanda, sai mais barato do que armazenar energia para usar nos momentos de demanda mais alta.
Isto permitiu reduzir muito a necessidade de sistemas de armazenamento, como baterias e tanques de hidrogênio, que são muito caros.
"Esses resultados quebram o saber convencional de que a energia renovável não é confiável e é cara," comentou Kempton.
"A chave é obter a combinação correta de fontes de eletricidade e armazenamento e calcular os custos corretamente."
Uma combinação adequada de fontes de energia eólica e solar, e armazenamento em baterias e tanques de hidrogênio, pode ser uma solução viável para a demanda atual e futura de eletricidade.
Uma combinação correta que não foi nada fácil de encontrar.
Bilhões de combinações
O modelo computadorizado que os pesquisadores elaboraram testou nada menos do que 28 bilhões de combinações de fontes de energias renováveis e sistemas de armazenamento, cada uma delas avaliadas para um período de quatro anos de dados históricos de oferta e demanda de energia.
Os pesquisadores afirmam que uma combinação adequada de energia eólica, energia solar e armazenamento em baterias e células a combustível é capaz de atender à demanda de eletricidade na quase totalidade do tempo, sem qualquer aumento significativo nos custos da energia.
"Por exemplo, usando hidrogênio para armazenamento, nós podemos fazer funcionar um sistema elétrico que hoje atende uma demanda de 72 GW, durante 99,9% do tempo, usando 17 GW de energia solar, 68 GW de energia eólica com turbinas no mar e 115 GW de energia eólica com turbinas em terra," disse Budischak.
Um outro modelo, um pouco mais arrojado, concluiu recentemente que apenas a energia eólica seria suficiente para atender a todas as demandas de eletricidade do mundo em 2030.
Bibliografia:
Cost-minimized combinations of wind power, solar power and electrochemical storage, powering the grid up to 99.9% of the time
Cory Budischak, DeAnna Sewell, Heather Thomson, Leon Mach, Dana E. Veron, Willett Kempton
Journal of Power Sources
Vol.: 225, 1 March 2013, Pages 60-74
DOI: 10.1016/j.jpowsour.2012.09.054

É isto que queremos?


E o que a gente ganha com isso?

"Mais de R$ 1 bilhão foi destinado a uma obra que vai sim trazer a aceleração: a aceleração do aquecimento global, a aceleração dos lucros de uma minoria que se empenha na destruição ambiental como fonte única de renda e a aceleração da estupidez humana compactuando com escolhas erradas feitas por décadas e mantidas por nós até hoje."

(Comentário sobre a usina termelétrica de Cubatão, publicado no blog "Evolução Sustentável")

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

ALERTA MÁXIMO: USINA TERMELÉTRICA NA APA ALDEIA-BEBERIBE

Você sabia?

Poucos estão sabendo, porque parece que há uma intenção de não dar publicidade ao fato, mas está sendo instalada no km 14 de Aldeia uma usina termelétrica(*), com uma unidade já em pleno funcionamento e projeção para mais de 20 unidades! 
Ao combatermos a intenção do Estado em construir um presídio em Araçoiaba, achávamos que o Governo de Pernambuco havia perdido o senso em termos de preservação ambiental. Mal sabíamos que viria uma bomba maior em seguida, fazendo a idéia do presídio parecer "água-com-açúcar"...

O que é uma usina termelétrica

É preciso que a população saiba, urgentemente, o que é, na verdade, uma usina termelétrica.
Tanto as usinas hidrelétricas como as nucleares e termelétricas utilizam um gerador de energia. A diferença entre elas está na maneira como esse gerador é movimentado. Na usina hidrelétrica, uma queda d'água aciona o gerador, através de uma turbina. As usinas termelétricas e nucleares também utilizam uma turbina, que é movida pelo vapor de água em alta pressão. O aquecimento da água, nas usinas nucleares, é realizado por decaimento radiativo (urânio); nas termelétricas, esse aquecimento é feito pela queima de combustível, como, por exemplo, restos de madeira, óleo combustível, óleo diesel, gás natural, carvão, gás natural.

Impacto ambiental


O impacto maior produzido pelas termelétricas é, sem dúvida, a emissão devastadora de gases, muitos deles responsáveis pelo efeito estufa. Óxidos de enxofre, dióxido de carbono, óxido de nitrogênio, hidrocarbonetos, monóxido de carbono são alguns dos gases lançados na atmosfera, com prejuízo incalculável às pessoas, à fauna e à flora, ao meio ambiente em geral. 
Mas não somente o ar sofre as consequências; essas usinas são responsáveis pela acidificação da chuva; contaminação do lençol freático e dos cursos d'água, além de tremenda poluição sonora. 
Para se ter uma pequena idéia do que significa uma usina termelétrica, basta dizer que para cada GWh produzido com gás natural, a atmosfera recebe algo em torno de 500 toneladas de CO2! E isto com apenas duas horas de operação!
Estudos realizados em países de primeiro mundo provam que a incidência de câncer e de doenças respiratórias aumenta em proporções alarmantes entre as pessoas que vivem próximas a essas usinas.

Análise de Ernani Sartori

Diz o professor e editor científico Ernani Sartori: "Os gases poluentes emitidos agora para a atmosfera demorarão 150 anos para se dissipar. Além de todo esse dano, a termoelétrica ainda tem capacidade de causar outros enormes prejuízos ao ambiente. Uma termoelétrica necessita de enormes volumes de água para a refrigeração de seus equipamentos e por causa disso ela sempre é instalada perto de grandes mananciais, como rios e lagos. A termoelétrica pega a água fria do rio e a devolve muito quente ao caudal, cuja água então aquecida é capaz de destruir a sua fauna e flora".

Ou seja: se realmente o governo está consentindo em que se instale essa bomba por aqui, está caracterizando definitivamente sua intenção de andar na contramão do que é correto do ponto de vista da ecologia, e está decretando uma guerra contra o meio ambiente sem precedentes na história de Pernambuco. No caso da nossa APA Aldeia-Beberibe, seria a falência definitiva de qualquer tentativa de preservação. Nos dias de hoje em que nosso planeta pede socorro por não estar mais suportando tantos crimes ambientais, pensar em resolver o problema da energia com instalação de usinas termelétricas é uma insanidade, onde quer que se queira localizar as tais usinas; e sendo numa área de preservação ambiental, a coisa ganha realmente ares surrealistas.

Comissão 

Diante da gravidade da ameaça, o Fórum decidiu, em assembléia, formar uma comissão para propor um plano de ação imediato contra essa usina, constituída pelos seguintes membros: Herbert, Gilberto, Gláucio, Pedro e Hibernon.

A mobilização dos nossos cidadãos é urgente.

(*)Termelétrica ou termoelétrica, ambas as formas são corretas.

Comunidade vem ao Fórum

Fórum recebe líderes comunitários



O Fórum recebeu, na última reunião do dia 11/12/12, líderes da comunidade "Bondade de Deus", situada em Camaragibe. 


Dona Nena, líder do MLT (Movimento de Luta pelo Teto) fala em assembléia 
Os problemas são muitos. Segundo relataram os porta-vozes, que vieram pedir ajuda ao Fórum, inexiste escritura nos cartórios indicando o proprietário das terras, mas apesar disto, corre um processo de reintegração de terra, estando os moradores, portanto, correndo risco de despejo. E são mais de 3 mil famílias assentadas na referida comunidade!

Crime Ambiental



O terreno onde essas famílias estão provisoriamente instaladas foi abandonado e desmatado (antes da chegada dos posseiros) e fica do lado oeste do lixão de Camaragibe, em lotes de 10x20m. Existe energia e água fornecida pelas companhias oficiais, mas o Prefeito diz que nada pode fazer pela comunidade, porque a Prefeitura não tem política de habitação.
Não bastasse a precariedade das moradias - quadro triste e degradante da condição humana -, o lixão tem sido sistematicamente queimado, à noite, o que caracteriza crime ambiental - a queima do lixo tóxico polui a atmosfera e coloca em risco a saúde das pessoas que respiram a fumaça. E os moradores respiram a fumaça o tempo todo, já que os ventos alíseos sopram sempre do leste. É preciso que se tome alguma providência e isto é urgente.


Comunicado da Escola Tito Pereira

A gestora da Escola Tito Pereira, profª Anita Cantareli, anunciou, em reunião, que o presidente do Fórum, prof. Manoel Ferreira, foi escolhido como o paraninfo dos concluintes do ensino médio deste ano. A formatura será no dia 14 deste mês, sexta-feira próxima.
A profª Anita também  informou que sua escola foi escolhida para fazer o cadastramento de pessoas de baixa renda que queiram comprar ingresso para a Copa das Confederações. Idosos e estudantes do bolsa-família têm direito a 50% de abatimento. 


segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Ladeira de Aldeia

Depois de muitos anos, a ladeira de Aldeia possui, finalmente, um guard rail (corrimão de proteção), muito necessário em caso de acidente.
No entanto, parece que as autoridades ainda não perceberam o perigo que os pedestres correm. Em alguns trechos da ladeira a calçada é inexistente; em outros, o que resta para as pessoas transitarem é uma faixa estreitíssima de calçada, geralmente quebrada, sem proteção alguma para o caso de algum tropeço ou escorregão.
Esperamos que o Prefeito eleito de Camaragibe tenha sensibilidade para esta situação, procurando sanar este problema que atinge toda a comunidade que mora no entorno da ladeira.
Outro problema é o lixo que se acumula nas encostas, por falta de recolhimento.
As imagens falam por si:


A calçada resume-se a uma faixa estreitíssima, sem proteção
Muito lixo e entulho

A erosão corrói a encosta e um único funcionário da Prefeitura
tenta retirar o lixo acumulado






CONVITE

CONVITE

O Fórum Socioambiental de Aldeia tem a satisfação de convidar a todos para participar da reunião a ser realizada na próxima terça-feira, dia 11 de dezembro de 2012, às 19 horas, na sede campestre do Clube dos Oficiais da Polícia Militar, Estrada de Aldeia, km 6, tendo como pauta:

· Ocorrências da semana em Aldeia;
· A Luta pela Moradia em Aldeia. Exposição: Claudineide Gomes de Andrade, líder comunitária;
· Ações da comunidade contra a poluição sonora e atmosférica da usina térmica instalada em Aldeia. 

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Fórum Une Comunidade Aldeense

Confraternização de final de ano

A comunidade aldeense reuniu-se hoje no Celeiro - Bodega e Restaurante, para mais uma confraternização de final de ano.
O restaurante estava repleto, todos num clima de fraternidade e alegria. Graças à maciça participação dos membros, amigos e simpatizantes do Fórum, podemos dizer que a festa foi um sucesso.

O Presidente do Fórum, prof. Manoel Ferreira, desejou Boas Festas a todos e, fazendo um balanço sobre as atividades, falou sobre as conquistas e os novos desafios que nossa comunidade deverá enfrentar:



REALIZAÇÕES
LUTA CONTRA INSTALAÇÃO DO PRESÍDIO EM ARAIÇOABA;
INSTALAÇÃO DE POSTO DA PM;
MELHORIA NA INTERAÇÃO DO FÓRUM COM AS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR;
REDUÇÃO SUBSTANCIAL DA CRIMINALIDADE EM ALDEIA COM MAIOR PRESENÇA DAS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR;
APA ALDEIA – BEBERIBE;
RECUPERAÇÃO E SINALIZAÇÃO DA ESTRADA;
DEMANDAS ESPECÍFICAS DA COMUNIDADE: RUÍDOS, SEGURANÇA, LIXO, DESMATAMENTO E INVASÕES;
SEMINÁRIOS NAS ÁREAS DE MEIO AMBIENTE, TRANSPORTE E SEGURANÇA;
MAIOR PRESENÇA DO CIPOMA E DA DELEGACIA AMBIENTAL EM ALDEIA;
EXERCÍCIO DE NOSSA CIDADANIA ATRAVÉS DE:
a)        DEBATES E REFLEXÕES ACERCA DE NOSSOS PROBLEMAS TOTALIZANDO 90 HORAS, FORA REUNIÕES ESPECÍFICAS DE GRUPO, TENDO COMO PRODUTOS: ELEVAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO E CONSCIENTIZAÇÃO DE NOSSOS PROBLEMAS;

b)    ENCAMINHAMENTO AO PODER PÚBLICO DE NOSSAS EXPECTATIVAS, NECESSIDADES E SUGESTÕES DE AÇÕES, BASEADAS EM FATOS E DADOS.  

DESAFIOS
SEGURANÇA

IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA COMUNIDADE CONECTADA;
IMPLANTAÇÃO DE DELEGACIA EM ALDEIA;
MELHORIA DA PROTEÇÃO DO NOSSO PATRIMÔNIO PÚBLICO.
EDUCAÇÃO
MELHORIA DA INSFRAESTRUTURA DAS NOSSAS ESCOLAS;
ESTABELECIMENTO DE TEMPO INTEGRAL NAS ESCOLAS PARA ALUNOS E PROFESSORES;
IMPLEMENTAÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS.

MEIO AMBIENTE

IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA CEAV NAS ESCOLAS DE ALDEIA;
SUSPENSÃO INSTALAÇÃO DE USINA TÉRMICA EM ALDEIA;
IMPEDIMENTO DAS INVASÕES, DESMATAMENTO DESENFREADO;
USO ADEQUADO DOS NOSSOS AQÜÍFEROS;
FREIO À POLUIÇÃO E RECUPERAÇÃO DOS NOSSOS RIOS;
TRATAMENTO ADEQUADO DOS NOSSOS RESÍDUOS SÓLIDOS: LIXO, ESGOTO E ÁGUA;
FISCALIZAÇÃO ADEQUADA DO NOSSO PATRIMÔNIO NATURAL. 
TURISMO

EXPLORAÇÃO DE FORMA SUSTENTADA DO  NOSSO POTENCIAL TURÍSTICO.
 
SOCIAL
 
GARANTIA DE DIREITOS NOS BOLSÕES DE POBREZA (RACHÃO E OUTROS), ATRAVÉS DA SECRETARIA DE ARTICULAÇÃO SOCIAL E REGIONAL. 
TRANSPORTES 
IMPLANTAÇÃO DE ESTRADA PARQUE;
ADEQUAÇÃO E MELHORIA NAS VIAS DE ACESSO DE ALDEIA;
INTENSIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS DE FISCALIZAÇÃO. 
SAÚDE 
MELHORIA DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO NOS POSTOS DE SÁUDE;
AMPLIAÇÃO DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. 
RELACIONAMENTO COM AS INSTÂNCIAS PÚBLICAS 
MELHORIA NA ARTICULAÇÃO COM A PREFEITURA DE CAMARAGIBE;
IMPLANTAÇÃO DE MECANISMOS DE ARTICULAÇÃO COM AS DEMAIS PREFEITURAS DO ENTORNO DE ALDEIA. 
RELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE 
MELHORIA NA INTERAÇÃO COM OS DEMAIS ORGANISMOS REPRESENTATIVOS DA SOCIEDADE CIVIL DE ALDEIA;
DESCENTRALIZAÇÃO DAS AÇÕES DO FÓRUM.

Em seguida, o Coral Vozes de Aldeia entrou em cena, apresentando belas canções natalinas sob a regência do Maestro Rezin, abrilhantando a festa, que culminou com um impecável jantar. Tudo muito harmonioso.
Os membros do Fórum se divertiram até tarde ao som do violão de Geraldo e do atabaque de Roberto Jansen.
Parabéns para nosso Roberto Jansen & equipe do Celeiro! Viva o nosso Fórum!

No semblante de todos, a alegria de mais um Natal.



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


sábado, 1 de dezembro de 2012

Confraternização do Fórum

TODOS ESTÃO CONVIDADOS!
DIA 04.dez.2012

Na próxima terça-feira, dia 04 de dezembro de 2012, ocorrerá a confraternização de fim de ano do nosso Fórum.
 

LOCAL: O Celeiro, Bodega e Restaurante (Estrada de Aldeia, km 8)
HORÁRIO: a partir das 19hs
TAXA DE ADESÃO: R$20,00 (dá direito a jantar + sucos e refrigerantes)

O Coral Vozes de Aldeia se apresentará, abrilhantando o encontro!

 COMPAREÇA!

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

CONVITE - Reunião de 16/10/2012

O Fórum Socioambiental de Aldeia tem a satisfação de convidar a todos para participar da reunião a ser realizada na próxima terça-feira, dia 16 de Outubro de 2012, às 19 horas, na sede campestre do Clube dos Oficiais da Polícia Militar, localizado na Estrada de Aldeia, km 6, tendo como pauta:
· Ocorrências da semana em Aldeia.
· Refinamento das propostas do Fórum relativas ao programa de governo para a próxima gestão dos municípios pertinentes à área de Aldeia
· Informes sobre a implantação do Programa Comunidade conectada.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

CONVITE - Reunião de 9/10/2012

O Fórum Socioambiental de Aldeia tem a satisfação de convidar a todos para participar da reunião a ser realizada na próxima terça-feira, dia 09 de Outubro de 2012, às 19 horas, na sede campestre do Clube dos Oficiais da Polícia Militar, localizado na Estrada de Aldeia KM 6, tendo como pauta:
 
·      Ocorrências da semana em Aldeia;
·      Diversidade Humana e a Busca da Cidadania. (Expositor: sr. Manoel Aguiar, técnico da Chesf);
·      Informes sobre a implantação do Programa Comunidade conectada.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Candidata Nadegi Vem ao Fórum

A candidata Nadegi recebe documento das mãos do Presidente do Fórum.
O Fórum Socioambiental de Aldeia fez entrego, dia 27 de setembro passado, da proposta de programa de governo à dra. Nadegi, candidata à Prefeitura de Camaragibe.
A entrega formal ocorreu no auditório da Escola Tito Pereira de Oliveira.

CONVITE - Reunião de 02/10/2012



O Fórum Socioambiental de Aldeia tem a satisfação de convidar a todos para participar da reunião a ser realizada na terça-feira 02 de Outubro de 2012, às 19 horas, na sede campestre do Clube dos Oficiais da Polícia Militar, Estrada de Aldeia KM 6, tendo como pauta:

·       Ocorrências da semana em Aldeia;
·       Implantação da Internet banda larga em Aldeia: Expositor Sr. Fábio Júnior, representante da Hotlink; 
·       Informes sobre a implantação do Programa Comunidade conectada.

sábado, 22 de setembro de 2012

CONVITE - REUNIÃO DE 25/09/2012


O Fórum Socioambiental de Aldeia tem a satisfação de convidar a todos para participar da reunião a ser realizada na próxima terça-feira, dia 25 de Setembro de 2012, às 19 horas, na sede campestre do Clube dos Oficiais da Polícia Militar, localizado na Estrada de Aldeia km 6, tendo como pauta:

·      Ocorrências da semana em Aldeia;
·      Experiência da implantação da Internet banda larga no Clube Campestre Sete Casuarinas. Expositor: dr. Fernando Cruz  - Presidente do Clube;
·      Informes sobre a implantação do Programa Comunidade conectada.