Opinião

Entrevista com o presidente Manoel Ferreira


(O professor Manoel Ferreira da Silva é engenheiro civil; pós-graduado em Recursos Humanos, Gestão para a Qualidade Total, Planejamento, Organização, Sistemas e Métodos e MBA em Gestão para Excelência)


Há quanto tempo existe o Fórum e para que foi criado?

O Fórum foi criado pela comunidade, há oito anos, para enfrentar os problemas de segurança e ambiental, refletidos no então elevado índice de criminalidade, principalmente no atentado à vida humana e ao meio ambiente. A razão de sua existência foi declarada no primeiro ciclo de seu planejamento estratégico: “Promover ações que visem integração entre a comunidade, poder público e demais atores sociais na busca do desenvolvimento socioeconômico e ambiental de Aldeia”.

Como tem sido a aceitação junto à comunidade?

O comprometimento do voluntariado, a elevada participação nos eventos, o compartilhamento de problemas do cotidiano por parte dos moradores e a busca de soluções com a nossa intermediação refletem o grau de receptividade e confiança da comunidade no seu Fórum.

Na sua opinião, quais os maiores problemas que Aldeia enfrenta hoje? Há solução para eles?

A qualidade de vida da comunidade de aldeia vem sendo seriamente ameaçada com as deficiências crônicas dos setores de saúde, educação, estrutura viária, alem da degradação ambiental evidenciada no desmatamento, ocupação desordenada do solo, poluição dos rios, ausência de política de resíduos (água, esgoto e lixo), contaminação dos mananciais que alimentam a região metropolitana e rebaixamento do lençol freático.
É inconcebível que, mesmo com a riqueza de seu patrimônio natural, Aldeia não tenha programa de educação ambiental nas escolas. Há anos o Fórum, sem sucesso, tem buscado parceria junto aos organismos públicos para implantação do projeto Centro de Educação Ambiental Vivenciada – CEAV, da autoria do ambientalista Fernando Wucherpfennig, baseado em práticas exitosas do autor em escolas do Estado de são Paulo.
A solução dos problemas passa pela maior participação da comunidade na concepção e implantação das políticas públicas. É preciso, entretanto, que a população se mobilize, de forma sistemática, para fazer valer seus direitos. Nesse sentido, o Fórum vem se colocando como um espaço do cidadão aldeense para participação na identificação e solução de seus problemas e, quando pertinente, respectivo encaminhamento, acompanhamento e cobranças daqueles que são de competência da esfera pública.

O que acha da intenção do Governo do Estado de instalar um presídio de segurança máxima em Araçoiaba?

A instalação de um presídio em Araçoiaba é um retrocesso, em termos de política pública, para esse município e todos os seus vizinhos, incluindo Aldeia.
A imprensa noticia com muita frequência as mazelas nos presídios brasileiros e no seu entorno: superlotação, tráfico de drogas, fugas e diversas modalidades de crimes.
Não se concebe a implantação de um projeto de elevados riscos negativos para a comunidade, como no caso um presídio, sem a respectiva avaliação dos impactos sociais, ambientais, econômicos e legais.
Tivemos avanços em Aldeia, como a criação da APA Aldeia-Beberibe, tendo à frente a antiga Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente - SECTMA e a redução substancial da criminalidade, resultante dos esforços das polícias civil e militar. Salienta-se a experiência positiva da participação da comunidade representada no Fórum nessas iniciativas e conquistas. Registra-se como mecanismo exitoso, entre outros, o compartilhamento das práticas e resultados sobre segurança com as polícias civil e militar nas primeiras terças-feiras de cada mês.
A implantação do presídio sem ouvir a população e sem embasamento técnico consistente compromete os resultados alcançados na nossa região e contraria as políticas públicas do próprio governo, em especial aquelas materializadas no Pacto pela Vida e na Sustentabilidade.
Torna-se imperioso para o governo buscar experiências relativas a práticas e reflexos na minimização da violência de países que mantêm seus presídios em áreas isoladas dos centros populosos.
Portanto, é importante a mobilização da comunidade na luta pela reconsideração da decisão governamental quanto à instalação do presídio, ressaltando-se a necessidade de incorporar no seu processo decisório o valor da paz social para a comunidade do entorno, os reflexos numa região de elevado potencial turístico e a legislação específica de área de preservação, como no caso de Aldeia.
Qual o planejamento para os próximos anos?
O próximo ciclo do nosso planejamento estratégico será realizado em janeiro. Terá duas etapas, sendo a primeira com a participação ampla dos membros do Fórum e, a segunda, mediante discussão e validação da proposta do plano junto à comunidade e parceiros.

__________________________________


Aldeia vive um novo momento



(Por Fernando Wucherpfennig, paisagista e ambientalista. 
Contato:  fwucher@gmail.com)



Com a criação da APA,  Aldeia tem agora poderoso instrumental baseado na Legislação Ambiental de reverter de forma firme e definitiva os processos acelerados de ocupação desordenada e de devastação florestal.
O acelerado desenvolvimento econômico da Pernambuco e da RMR, além de aumentar a demanda pelo turismo, vem tornando mais valiosos os recursos de Aldeia, principalmente suas águas como fonte de água potável.

Por que Aldeia?

Por se tratar de um lugar especial, com paisagens variadas e deslumbrantes, onde subsistem preciosos remanescentes de ecossistemas nativos da Mata Atlântica, uma das principais formações florestais dos trópicos, hoje restrita a menos de 10% de sua extensão original e seriamente ameaçada de extinção.
O que é preciso fazer com urgência?
Tomar medidas que impeçam o avanço da devastação, redirecionando as atividades humanas num sentido mais ecológico, intensificando ao mesmo tempo a diversificação das ações de fiscalização ambiental.
A fauna e a flora (biodiversidade) não são os únicos recursos naturais que sofrem agressões. Mananciais, várzeas, solos agriculturáveis e conjuntos paisagísticos tambem precisam ser defendidos. O parcelamento indiscriminado das propriedades é uma das principais ameaças!
Não apenas a imediata e rigorosa fiscalização nos termos do Código Florestal e do Código das Águas faz-se necessária, bem como aquela sobre loteamentos e condomínios, edificações, lixo, esgotos, agrotóxicos etc...
O diagnóstico ambiental a ser elaborado com urgência, irá propor regras a serem obedecidas, para que o desenvolvimento de Aldeia não se faça às custas da destruição do patrimônio natural da região.

O que é APA?

A criação, implantação e gestão da área de Proteção de Proteção Ambiental-APA- visa “ assegurar o bem-estar das populações humanas e conservar ou melhorar as condições ecológicas locais”, segundo o art. 8º da lei número 6902/81.
Para tanto, é atribuído ao Poder Público o dever de estabelecer normas que reorientem o desenvolvimento econômico, condicionando-o, racionalizando-o, no sentido da doutrina do ecodesenvolvimento (desenvolvimento sustentável), que defende um crescimento econômico pautado na manutenção dos recursos naturais para a sua perene utilização.

Qual é a participação do Fórum Socioambiental de Aldeia?

Desde o seu surgimento, o FSA vem aglutinando as forças necessárias na preservação de Aldeia.Os encontros promoveram um amadurecimento acerca das prioridades de ação. Denúncias passaram a ser veiculadas de forma mais eficiente.Grupos novos surgiram para defesa de locais específicos.
Assim, o FSA participou intensivamente desde o inicio do processo da criação da APA, propondo sua expansão e um novo modelo de gestão, visando forte participação das populações residentes, independência financeira e parcerias com outras entidades.
No momento está se formando o Conselho Gestor, com participação dos oito municípios. Também estão sendo desenvolvidos esforços para a obtenção de recursos junto ao setor privado visando a elaboração  do Plano de Manejo da APA (Plano Diretor Ambiental).
Em paralelo, está sendo desenvolvido um amplo programa de capacitação, estando todos convidados  à participar e fazer a lição de casa!
Aldeia, apesar da imensa influência humana predatória sofrida ao longo dos últimos séculos, ainda contém ricos ecossistemas, fauna e flora relíquias e espécies ameaçadas de extinção que a tornam um autêntico ecomuseu vivo a ser perpetuado.

Mãos à obra, aldeienses!!!