Na reunião de hoje, nosso associado Roberto Souza Leão
nos trouxe a interessante informação de que a polícia de São Paulo, segundo
noticiário da TV, pretende implantar o projeto “Vizinhança Solidária”. Este
projeto, nas palavras de Roberto, teria semelhanças com o plano “Rede de
Segurança Social”, apresentado por Hibernon Souza Cruz na reunião do Fórum da
semana passada.
Cidade da Copa
Roberto também informou que, de acordo com o noticiário, a chamada Cidade da Copa terá cerca de 100 mil habitantes. Isto seria uma razão a mais para o Governo do Estado repensar o projeto de construção de um presídio de alta lotação no município de Araçoiaba, pela proximidade da Cidade da Copa.
Carta ao Governador
Hilton Losant leu para toda a assembléia a Carta ao Governador que o Fórum, juntamente com algumas associações, tenciona entregar ao dirigente maior do nosso Estado, visando sensibilizá-lo sobre o problema da locação de um sistema presidiário na nossa Região.
Avaaz
Como se sabe, além dos abaixo-assinados propagados anteriormente, quando conseguimos quase 10 mil assinaturas, o Fórum está tentando agora sensibilizar um número maior de pessoas através da Avaaz. Para isto, foi mostrado o trabalho dessa instituição não-governamental que, apesar de recente (foi criada em 2007), já conseguiu mobilizações e vitórias populares memoráveis na história do mundo e na história do Brasil.
Quem não lembra do Live Earth, em 2007? A Avaaz foi a parceira oficial do Live Earth, considerado o maior evento para conscientização sobre a crise climática da história do planeta.
O movimento "Salve os Oceanos" é um dos exemplos bem-sucedidos de campanha da Avaaz. Graças a essa mobilização, em abril de 2010 o Reino Unido anunciou seus planos de dobrar a área total de proteção dos oceanos, com uma nova zona de conservação maior do que a Alemanha e a Itália juntas.
No Brasil, a campanha da Avaaz pela "Lei Ficha Limpa" foi considerada o maior movimento brasileiro online da história do país. Mais de 2 milhões de assinaturas foram registradas.
Estas informações são importantes para que nos conscientizemos de que temos em mãos uma ferramenta poderosa na nossa luta contra o presídio de Araçoiaba. Não podemos desprezar o apoio de uma entidade do porte da Avaaz. Esperamos que haja uma maior mobilização de toda a comunidade, no sentido de assinar e propagar a petição online da Avaaz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário