terça-feira, 18 de junho de 2013

Reunião de 18 de junho

Repercussão da Carta ao JC

Dois elogios foram feitos hoje, na abertura da reunião semanal do Fórum. O primeiro, foi ao nosso competente secretário Carlam, cuja atuação é digna de nota, sempre denunciando aos nossos jornais situações que precisam ser modificadas, a exemplo da última carta por ele enviada ao Jornal do Commercio, expondo o problema das casas de eventos em Aldeia.

Manoel Ferreira frisou a importância de exercermos nossa cidadania como voluntários e vigilantes do sistema, elogiando a atitude de Carlam. 

A proliferação sem controle dessas casas de evento precisam realmente ser vistas com muito cuidado pelo poder público e pelo plano de manejo da APA Aldeia-Beberibe. O alto nível de ruído perturba a nossa flora, lembrando Carlam que os pássaros, por exemplo, são bastante prejudicados com a poluição sonora, e, quando assustados, abandonam os ninhos e não costumam retornar. 

O Jornal do Commercio, pela relevância do protesto, decidiu colocar uma chamada na primeira página, propiciando, com isto, uma boa visibilidade desse problema, que lamentavelmente não tem sido estudado pelas autoridades.

Prêmio Vasconcelos Sobrinho 

O segundo elogio foi para nosso ambientalista Fernando Wucherpfennig.  Fernando foi indicado pela CPRH para receber o "Certificado Amigo do Meio Ambiente", pela sua atuação na área ambiental e relevância do papel social que vem desempenhando.

A propósito, Manoel Ferreira avisa que o Fórum participou da comissão julgadora do Prêmio Vasconcelos Sobrinho de Ecologia. E convida a todos para comparecer à entrega do prêmio, no salão nobre da Universidade Rural de Pernambuco, na próxima quinta-feira 20 de junho, às 16 horas.

Cadastro de áreas para recomposição florestal em Aldeia


Muito ilustrativa a exposição feita hoje pelo Diretor Executivo da Sociedade Nordestina de Ecologia (SNE), Aristófanes Schuler, que visitou o Fórum acompanhado do Engenheiro Agrônomo Leonardo Rodrigo.

Aristófanes explicou o que é a SNE e quais os seus objetivos: é uma associação civil sem fins econômicos, de cunho ambientalista, caráter científico e abordagem socioambiental. Dedica-se à conservação e preservação dos ecossistemas. Foi criada em 1986 e sua área de atuação é o Nordeste do Brasil. Tem viveiro em Itapissuma produzindo mudas da mata atlântica e mudas medicinais. Missão: contribuir para a conservação e recuperação dos biomas nordestinos.
A SNE trabalha com produção de mudas, sensibilização e educação ambiental.

Dentre os vários projetos da SNE, Schuler destacou o da bacia do Rio Tapacurá, onde foram plantadas mais de 300 mil mudas. 

Cadastramento de áreas

A razão da vinda do SNE ao Fórum é o interesse dessa organização em cadastrar áreas disponíveis aqui em Aldeia, para recomposição florestal, uma vez que já existe aqui essa consciência de preservação, em parte devido ao trabalho do Fórum Socioambiental de Aldeia. Quer cadastrar áreas disponíveis aqui  em aldeia para oportunidades de recomposição florestal, buscando áreas privadas que tenham interesse em preservar e receber as árvores. A ideia é fazer um mapeamento das áreas e estabelecer critérios para ter garantia sobre o futuro das árvores.

Como projeto inicial aqui em Aldeia, a SNE disponibiliza 51 mudas. As pessoas interessadas poderão se cadastrar através do e-mail:  sne@sne.org.br.

Além de doar as mudas, a SNE se responsabiliza pelo seu transporte, pelo trabalho de plantio e acompanhamento do processo de desenvolvimento durante um ano, com uma visita técnica a cada três meses, para garantir que as árvores possam crescer com saúde. O proprietário que aceite essa parceria terá de assinar um termo de compromisso, responsabilizando-se pelas boas condições para o desenvolvimento das mudas. A SNE, caso seja necessário, também fornece adubo natural, pois não trabalha com agrotóxicos ou produtos químicos.

Ao final da exposição, a bióloga Leide parabenizou a Sociedade pela iniciativa interessante e necessária e indagou se seria possível a parceria com uma escola pública. Schuler respondeu afirmativamente e acrescentou que já trabalhou com escolas públicas e privadas e é muito bom quando são os alunos a tomar conta das mudas.  

O site da SNE é: www.sne.org.br


Estiveram presentes à reunião de hoje, como visitantes, Adriano Gomes, Presidente da Cooperativa de Bombeiros Civis de Pernambuco, e Marcos José da Silva, do Conselho Fiscal da referida cooperativa.

2 comentários:

  1. Este grupo está de parabéns.
    Exemplo de cidadania, participação consciente, organização, dedicação e luta.
    Parabéns ao amigo Carlam.
    Moro em São Paulo e tenho acompanhado de longe as conquistas deste grupo.
    Votos de sucesso.
    Ari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ary pelo incentivo.Lutamos em várias frentes:social,ambiental,mobilidade e segurança.Temos conseguido boas vitórias e algumas frustrações, mas nada nos desanima.É estimulante sentir que pessoas como você acompanha,de tão longe, a nossa luta.Mais uma vez muito obrigado.

      Excluir