quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Reunião do Fórum na Escola Torquato


Reunião na Escola Estadual Torquato de Castro
Ontem à noite (17/09/2013) a reunião semanal do Fórum aconteceu na Escola Estadual Torquato de Castro, no km. 14 da Estrada de Aldeia.
 Além de membros do Fórum estiveram presentes a diretora (profa. Corina de Sousa), a diretora adjunta (profa. Elenilza Melo), alguns professores, funcionários, alunos, pais e mães de alunos.
 No passado o Fórum já se reuniu na Escola Estadual de Referência Tito Pereira e outras escolas de Aldeia serão contatadas para próximas reuniões.
O objetivo destas reuniões é conhecer de perto a situação das escolas e discutir formas de colaboração do fórum.
 Na reunião de ontem foram apontados problemas relativos aos alunos – destacando-se o consumo de drogas, violência, depredação da escola, comportamentos inadequados nos ônibus escolares. Também foi colocado um déficit de dias letivos pela falta de professores e ausência, na equipe, de profissionais que deem suporte psicossocial aos alunos.
 Foram discutidas sugestões de melhoria, dentre as quais destacamos:
1. Implementar programa de combate às drogas na escola, criar a associação de pais e um grêmio estudantil; implementar um serviço de orientação educacional e solicitar à Secretaria de Educação a complementação da equipe pedagógica; executar calendário de reposição de aulas por ausências de professores.
Também foi sugerido implementar projetos culturais como uma banda marcial, dança capoeira, música, após consulta aos alunos; ativar o laboratório de informática, que devido a problemas técnicos não funciona desde a inauguração da escola em 2012.
No final foi constituída uma Comissão com pessoas da escola, pais de alunos e participantes do fórum para visitar outras escolas públicas de Aldeia e elaborar proposição conjunta de ação, supondo-se que problemas como o consumo de drogas provavelmente ocorrem noutras escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário