segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Lixo de Empresas de Energia Elétrica, Telefone e Internet em Aldeia



Equipes que fazem instalação e manutenção da rede elétrica, de redes de telefonia e de internet tem deixado nas ruas e estradas de Aldeia vários tipos de lixo eletrônico -  restos de fios metálicos e de fibra ótica, fitas isolantes, embalagens plásticas, pedaços de eletrodutos e peças metálicas utilizadas na fixação dos fios nos postes.
Lixo de rede elétrica em Aldeia

Fios elétricos são construídos com vários tipos de materiais, como alumínio e chumbo e revestidos com materiais plásticos tipo polietileno para que resistam à ação do tempo.
 Os cabos de fibra ótica são revestidos com as mesmas substâncias utilizadas em cabos metálicos e impactam muito o meio ambiente, pois não se degradam facilmente, permanecendo por décadas nos locais onde são deixados ou são carregados pela chuva para córregos e rios que levam tudo para o mar.
 A queima de tais materiais, proposital ou incidental, produz gases tóxicos que impactam diretamente a saúde das pessoas.

Um morador de Aldeia recolheu e fotografou resíduos deixados na estrada da sua residência por um equipe da Celpe (foto acima) e ligou para a empresa, tendo sido informado que as equipes são instruídas para recolherem todos os resíduos após o trabalho. No dia seguinte a empresa enviou ao local a mesma equipe para recolher o lixo deixado.
  
Cabos  e resíduos de fibra òtica descartados em Aldeia


Noutra ocasião o referido morador fez o mesmo procedimento com o lixo descartado por uma equipe que fez instalação de fibra ótica para internet (foto ao lado).



Se  você presenciar esse problema no local onde mora, converse com os profissionais das equipes para que façam a coleta ou ligue para a empresa. 
Geralmente os telefones das empresas estão visíveis nos veículos das equipes que fazem os serviços. 
Se você mora em um condomínio, discuta esse problema na reunião condominial. 
 Assim você estará contribuindo para uma Aldeia mais limpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário