Apresentamos a imagem do TRAJETO DO ARCO VIÁRIO que está
sendo licitado pelo DNIT no trecho que corta a APA Aldeia-Beberibe. A rodovia
está destacada em AZUL. As linhas que contornam o traçado destacadas em AMARELO
representam a ÁREA DE INFLUÊNCIA DIRETA – AID, cujo impactos se estendem a 1 km das bordas do Arco.
O diagnóstico de qualquer estudo ambiental começa pela definição das Áreas de Influência do empreendimento.
A primeira Área de Influência é denominada ADA - Área Diretamente Afetada. É a própria área de domínio da rodovia, ou seja em torno de 100 m.
Os impactos de uma rodovia se estendem influenciando o ecossistema em grande extensão.
Área de Influência Direta (AID), demarcada na imagem, é aquele território onde os aspectos e características físicas, biológicas e socioeconômicas dos ecossistemas sofrem os impactos de maneira primária, tendo suas características alteradas, ou seja, há uma relação direta de causa e efeito;
O diagnóstico de qualquer estudo ambiental começa pela definição das Áreas de Influência do empreendimento.
A primeira Área de Influência é denominada ADA - Área Diretamente Afetada. É a própria área de domínio da rodovia, ou seja em torno de 100 m.
Os impactos de uma rodovia se estendem influenciando o ecossistema em grande extensão.
Área de Influência Direta (AID), demarcada na imagem, é aquele território onde os aspectos e características físicas, biológicas e socioeconômicas dos ecossistemas sofrem os impactos de maneira primária, tendo suas características alteradas, ou seja, há uma relação direta de causa e efeito;
Área de Influência Indireta - AII - área no
entorno da rodovia onde os impactos se manifestam com menor intensidade e
geralmente de forma indireta, sobre o meio físico biótico. E também resulta em
impactos no meio socioeconômico, muitas vezes impondo revisão nos planos
diretores dos municípios envolvidos. No estudo que foi feito pelo consórcio (já
citado em nossas publicações, essa área foi definida em 10 Km).
NADA DISSO FOI ESTUDADO PARA O TRAJETO QUE ESTÁ SENDO LICITADO PELO DNIT,
SIMPLESMENTE PELO FATO DE QUE INEXISTE UM ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL
(EIA/RIMA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário