quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

A Urgência da Luta Pela Água


Perderemos a batalha contra nosso mais precioso bem (a água)?
Caso você não tenha ouvido falar, o Aquífero Guarani é um dos maiores reservatórios de água doce do mundo. Sua água, de ótima qualidade, é capaz de abastecer toda a população brasileira durante 2500 ANOS. Pois bem, este bem de incalculável valor (principalmente agora, que começamos a sentir a escassez da água em vários lugares), está EM RISCO. O governo pretende leiloar a exploração de gás de xisto, que fica abaixo do Aquífero. Para extrair o gás, é preciso explodir rochas subterrâneas, com a ajuda de um coquetel de centenas de produtos químicos tóxicos. O risco é imenso de contaminação de grandes volumes de água por enxofre, ferro, manganês, crômio e outros produtos.

Recomendamos a leitura da matéria publicada na Revisa Galileu, acessando o link a seguir:


Barragem de Botafogo

Aqui na nossa APA Aldeia-Beberibe, nossos aquíferos também estão em risco pela presença das usinas termelétricas localizadas perigosamente próximas à Barragem de Botafogo. Essas usinas jogam na atmosfera, diariamente, toneladas de gases tóxicos, cujos resíduos caem em nossas matas e em nossas águas. Além disso, há denúncia de uso do inseticida Roundup nas proximidades das reservas d'água.

Onde chegaremos? Vamos permitir que nossas reservas desapareçam por ações inescrupulosas de grupos que visam apenas o poder econômico? Vamos cruzar os braços?
Lembre-se: esta é uma luta pela sobrevivência não somente das reservas estratégicas naturais. As reservas desaparecendo, nós também pereceremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário