sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Presídio em Araçoiaba - Nova Matéria no JC

JC de hoje, pág. 10, "Opinião":


Sem consulta à população, silenciosamente e sem alarde, o governo do Estado tomou uma decisão que poderá mudar drasticamente os desígnios do projeto APA Aldeia-Beberibe. Essa decisão diz respeito à construção de um presídio de grande capacidade (cerca de 2.200 detentos) em Araçoiaba, Região Metropolitana do Recife.

O projeto APA (área de preservação ambiental) está em fase de implantação. Para quem não sabe, Aldeia abrange partes de oito municípios: Recife, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Paudalho, Abreu e Lima, Paulista, Igarassu e Araçoiaba. E essa área corresponde (veja que riqueza) ao maior segmento de Mata Atlântica remanescente ao norte do Rio São Francisco.

Embora o governo saiba do grande problema que as grandes cidades enfrentam, provocado pela destruição crescente e gradativa do meio ambiente e poluição das águas, em vez de tratar das nossas matas e mananciais com o extremo cuidado de uma mãe por seu bebê, decide, arbitrariamente, localizar essa prisão em território perigosamente próximo à APA, que certamente sofrerá um efeito brutal em sua frágil estrutura, tendo uma unidade prisional de grande porte nas suas imediações.

Nós, aldeenses, estamos bastante apreensivos não somente com referência à preservação ambiental, como também com relação à nossa segurança e do nosso patrimônio.

O Fórum Socioambiental de Aldeia e outras associações locais estão se mobilizando em protestos contra este absurdo.

Em matéria publicada no dia 10 de janeiro último neste jornal, foi mostrado que o povo de Araçoiaba está revoltado com o presídio em seu território. Parece que somente o prefeito de lá acredita no efeito positivo dessa construção, ao argumento de que diminuirá o desemprego.

Essa justificativa, no entanto, não parece convencer os araçoiabenses... Até porque eles sabem que presídio não é shopping center nem cabide de empregos! Mesmo que o período de construção empregue mão-de-obra local, isto não justifica os horrores posteriores que o povo de Araçoiaba (e todos nós que estamos por perto) teremos de enfrentar.

Este problema parece longe de estar localizado em Araçoiaba; é uma verdadeira bomba de longo alcance e de alto poder de destruição, muito além dos limites geográficos do seu epicentro.

A APA Aldeia-Beberibe está localizada em nossa região, mas seus benefícios são para todos. Acabando-se nossos mananciais, todos sofreremos com isto, aldeenses ou recifenses. E, mais próximos do furacão, os araçoiabenses.

(Dora Lakshmi Bittencourt, escritora e moradora de Aldeia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário