sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Lixo em Aldeia - Descaso e Omissão

Foto do Informativo Aldeia de fevereiro/2012
O lixo amontoado é um problema para a saúde e para o meio ambiente, por isso é primordial cuidarmos dele. E quando o lixo é jogado nos leitos dos rios, a coisa se complica mais ainda.
A questão ambiental de Aldeia, entre outras as de resíduos sólidos, foi tratada em reunião do Fórum com o secretário da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado (SEMAS)  Sérgio Xavier. O secretário mostrou-se receptivo em resolver os problemas tratados. O assunto foi também debatido com a Prefeitura de Camaragibe, na presença do Prefeito João Lemos que manifestou, na ocasião, o compromisso de adoção de providências. No entanto, o problema persiste.
No Informativo Aldeia deste mês, Erivan Vianna relata o crime ambiental que vem sendo cometido no leito do Riacho das Pacas, onde o lixo vem sendo jogado aos montes. Como diz a bióloga e doutora em Ecologia Cecília Costa, em excelente artigo publicado no citado Informativo, Aldeia não tem problemas ambientais (entendendo-se como problemas ambientais as secas, os terremotos, as inundações etc.); Aldeia tem sim, e muitos - problemas de falta de informação, de ação, de respeito, de fiscalização, de educação, que refletem uma crise social. Diz Cecília: "Essa crise social pode ser resumida em uma crise no que são nossos valores, percepção e atitudes. Se isso faz sentido para você, então perceba que a mudança começa a partir de você e não do outro. É você leitor, e só você, que pode ser agente dessa mudança, pois ela começa em você."
Devemos cobrar mudanças das prefeituras, mas essas mudanças só serão realmente efetivas quando cada um mudar e começar a cuidar da sua parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário