terça-feira, 6 de março de 2012

Reunião Participativa

Comissão do Fórum, junto a moradores de Araçoiaba,
 faz o reconhecimento do local designado pelo Governo para erguer um presídio
Bastante produtiva e participativa a reunião de hoje, onde temas importantes foram trazidos, como, por exemplo, o resultado da visita feita pelo Fórum ao local em Araçoiaba escolhido pelo Estado para localizar um presídio de alta lotação.


Fernando fala sobre a questão ambiental
Fernando Wucherpfenig, ambientalista, apresentou o slide-show elaborado pelo também ambientalista Tarciso Leão, mostrando com detalhes o local. A equipe foi munida de GPS, para reunir os dados com mais precisão.
Para que se tenha uma idéia da importância ambiental: 85% do território do Município de Araçoiaba é área de mananciais,  com proteção internacional da biosfera da Mata Atlântica. É lá que está localizado o Açude Botafogo que, juntamente com riachos e córregos, formam uma rica rede hidrográfica.

Gláucio Veras fala
Pelo que ficou constatado, esse presídio seria localizado a apenas 145 metros de distância do Córrego do Boi (área de captação d'água), e a apenas 2,5km de distância da APA Aldeia-Beberibe.
Como mencionou o advogado Gláucio Veras, participante da comissão que visitou o município vizinho, "as leis estão sendo pisoteadas", ou seja: ao pretender erguer uma unidade prisional de grande porte numa área de preservação ambiental, sem um estudo prévio minucioso sobre o impacto ambiental que essa unidade provocará, o Estado está passando com um rolo compressor por cima da legislação criada por ele mesmo e que ele teria obrigação de zelar e fazer cumprir, como parte dos seus deveres.

PALESTRA

Por motivos alheios à nossa vontade, o Engenheiro José Julian Suaso, do Ministério de Recursos Naturais de Honduras, palestrante hondurenho convidado pelo Fórum para apresentar uma palestra hoje, foi chamado ontem a Honduras em caráter de urgência. No entanto, o ambientalista  Armando Torres, já conhecido no Fórum por suas elucidativas palestras sobre estradas-parque, sanou a lacuna, discorrendo brilhantemente sobre a questão sócio-ambiental de Honduras, apresentando o slide-show deixado por Suaso e, em seguida, um belíssimo filme sobre a flora e a fauna hondurenha.

ENCONTRO COM SÉRGIO XAVIER

Encontro com o Secretário Sérgio Xavier
Outro ponto importante da reunião foi a comunicação feita pelo presidente do Fórum, Manoel Ferreira, sobre o encontro ocorrido à tarde com Sérgio Xavier, Secretário Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade. Uma equipe formada pelo prof. Manoel Ferreira, Roberto Souza Leão, Fernando Wucherphenig e Herbert Tejo esteve em conversa com o Secretário, tendo saído de lá com duas promessas importantes: Sérgio Xavier nos prometeu acelerar as atividades relativas à APA, e, com referência ao presídio, prometeu se inteirar melhor sobre o assunto para conversar com o Fórum numa próxima oportunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário