quinta-feira, 22 de março de 2012

Reunião de 20/03/1012

Bastante produtiva a reunião da nosso Fórum. 
Justamente no mesmo dia 20, pela manhã, o Fórum compareceu à primeira reunião convocada pelo SEMAS - Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e CPRH. Estiveram lá o nosso presidente Manoel Ferreira, além de Roberto Souza Leão, Herbert Tejo, Hilton Losant, Wilton Jansen, Fernando Wucherpfennig  e Carlos Alberto. Disse o presidente que considerou muito positiva a reunião, cujo objetivo é a criação dos conselhos gestores das unidades de conservação estaduais. 
Manoel Ferreira falou também sobre a Oficina de Diagnóstico ocorrida na última quarta-feira, ressaltando que foi um momento histórico para Aldeia, com muitos diagnósticos apresentados, participação ampla e uma boa representatividade do Fórum, que esteve presente com 16 dos seus membros.Herbert Tejo lembrou que é necessário agora estimularmos todas as associações para que Aldeia tenha realmente um papel marcante na gestão da nossa APA. E mais uma vez repetiu que precisamos tomar consciência e alertar a comunidade para o impacto do arco viário - mais uma obra que o Estado pretende implantar aqui em Aldeia. Herbert disse que teve acesso, tempos atrás, a um dos projetos e, caso seja mantido, o impacto sobre Aldeia será monumental.
Fernando Wucherpfennig, ao fazer um balanço sobre a Oficina de Diagnóstico, esclareceu que duas coisas chamaram sua atenção. A primeira, sobre a população da APA - 60 mil pessoas, sendo que a metade na faixa infanto-juvenil, ou seja, crianças e jovens que estudam. No entanto, não se falou em como está a educação ambiental nas escolas - esta questão não foi considerada. A outra lacuna foi quanto à questão cultural: o levantamento da história ambiental de Aldeia é primordial para podermos salvar esta região; no entanto, também não se levou este aspecto em conta ainda.
Ainda sobre a oficina, Roberto Souza Leão falou sobre o envolvimento das prefeituras no trabalho. Que se cuide para que haja um real envolvimento das pessoas neste momento de importância vital para o nosso meio ambiente.
Destacamos a presença muito bem-vinda de André Silvani, promotor de justiça da área do meio ambiente. André está se agregando à nossa equipe jurídica para os últimos ajustes nas ações que vamos impetrar contra a intenção do governo de construir um presídio junto à nossa APA.

Por fim, tivemos a elucidativa palestra de Denilson Cruz,  presidente da Cooperativa de Transportes de Camaragibe. Ele nos ofereceu um panorama sobre o novo modelo de sistema complementar de transportes que será implantado em Camaragibe.  
A palestra foi muito boa e esperamos que as pessoas envolvidas nessa empreitada tenham sucesso e tragam para nossa região mais comodidade e eficiência em locomoção pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário