quarta-feira, 14 de março de 2012

Oficina de Diagnóstico da APA


O dia de hoje marcou um evento de crucial importância para o futuro da nossa região: a Oficina de Diagnóstico para o Plano de Manejo da APA Aldeia-Beberibe foi  realizada, com sucesso, no Hotel Campestre de Aldeia, km 13, patrocinada pelo governo do Estado de Pernambuco, através da CPRH, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Geo Sistemas.

Dinâmica de grupo no início

Quase 100 pessoas participaram e deram sua contribuição com sugestões, palpites, estudos, das 8h30 da manhã até as 5 horas da tarde.
Os participantes receberam um questionário com perguntas, como, por exemplo: "Você conhece alguma área que apresenta problemas de degradação, erosão, queda de barreira ou qualquer problema ambiental parecido na APA Aldeia-Beberibe? Se conhece, onde fica essa área?" "Nos últimos 5 anos, você acha que as condições ambientais (qualidade da água, fertilidade e conservação do solo, preservação da vegetação, etc.) na APA Aldeia-Beberibe melhoraram ou pioraram? Por que motivo?" e assim por diante, num total de 15 questões que foram respondidas e debatidas em grupo.

Trabalho em grupo
O Fórum marcou presença através de vários membros, a começar do presidente Manoel Ferreira, que fez uma análise do encontro, dizendo que "foi um evento rico, considerando que discutiram-se as variáveis que interferem na implementação da APA, de forma a se construir em Aldeia um ambiente que leve em consideração o equilíbrio das dimensões culturais, econômicas, sociais e ambientais. A relação transparente entre comunidade e poder público é primordial para o desenvolvimento sustentável, considerando que somente na troca de idéias e iniciativas podemos equilibrar os diversos interesses envolvidos. Tivemos hoje sugestões que certamente serão indispensáveis para um plano de manejo de qualidade da APA Aldeia-Beberibe".

Momento de pausa para um café e bate-papo
Hilton Losant ressaltou, dentre os pontos positivos da Oficina, "o entrosamento, a interação da sociedade civil organizada com os setores institucionais como CPRH, Compesa, Prefeituras, Cipoma, Exército, Polícia, representantes dos fornecedores de cana, sindicatos, etc."
Nosso ambientalista Fernando Wucherpfennig, ao fazer o balanço final, afirmou que a oficina foi ótima, com "muita contribuição, presença maciça e vontade de participar, com as pessoas esperançosas sobre a preservação, apesar das muitas ameaças e pressões sobre Aldeia, como, por exemplo, o Arco Metropolitano, a Cidade da Copa e o complexo penitenciário de Araçoiaba".
Herbert Tejo também nos manifestou sua opinião sobre a oficina, classificando-a de forma muito positiva pelo "espaço que a instituição pública abriu e que precisa ser aproveitado". Destacou como fato importante a ampliação do parque de Dois Irmãos em três vezes, conforme foi hoje anunciado, e ressaltou a necessidade de mobilização do Fórum com relação ao arco viário que está sendo proposto pelo governo.
Duas novas oficinas estão previstas para abril e maio, para apresentação final dos estudos feitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário