terça-feira, 21 de agosto de 2012

Reuniões de 14 e 21/08/2012


Fórum se reúne na Escola Tito Pereira

Hoje, 21 de agosto, o Fórum realizou sua  reunião ordinária na Escola Tito Pereira de Oliveira, que simpaticamente vem cedendo seu auditório para nos receber de vez em quando, o que resulta numa ótima integração, possibilitando alguns alunos e professores da referida Escola a participar desses momentos de exercício da cidadania. 

O biólogo Gleidson Castelo Branco foi o responsável pela exposição do dia, cujo título: Ações da Fiscalização Florestal do CPRH  trouxe-nos uma maior compreensão sobre a atuação da CPRH frente ao desmatamento.
Mais uma vez fica evidenciada a vulnerabilidade de algumas espécies, consideradas exóticas, como é o caso das jaqueiras e mangueiras, por exemplo. A lei protege as espécies nativas e é omissa quanto às outras espécies. Vale a pena lutarmos para que seja criada uma nova legislação que proíba abusos. No caso da jaqueira, embora exótica, está no solo brasileiro desde o século XVII, muito bem aclimatada, tornando-se, aqui em Aldeia, um dos cartões-postais do lugar. O assunto, inclusive, já foi tema de mais de uma reunião do Fórum, com mostra de slides e solicitação às autoridades para conter a eliminação dessas árvores. Sabemos que há casos em que intervenções são necessárias, como podação e mesmo algumas derrubadas. O que precisa haver é consciência e sensibilidade por parte de todos, para que não transformemos uma das belezas de Aldeia em coisa do passado, como vem ocorrendo sistematicamente, devido principalmente ao avanço imobiliário e ao mercado de móveis artesanais.

Reunião do dia 14

A Importância da Casa de Passagem em Aldeia, palestra prevista para o dia 14, foi adiada para outra data, a ser definida pelo Fórum, de acordo com a disponibilidade da expositora Cristina Mendonça que, por motivos alheios à sua vontade, não conseguiu chegar à reunião a tempo.
No entanto, embora não tenha feito sua exposição, Cristina e outros membros da Casa de Passagem deram uma boa contribuição à reunião, falando sobre sua experiência com grupos comunitários.  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário