Um decreto presidencial de 1999 instituiu o dia 27 de
maio como o Dia da Mata Atlântica. Rica em pau-brasil, a mata atlântica cobria
todo o litoral brasileiro em tempos idos. Hoje, precisamos lutar para preservar
o pouco que resta dela.
Sabemos que sem matas não sobrevivemos. Mesmo assim as destruímos, num processo suicida.
Sabemos que sem matas não sobrevivemos. Mesmo assim as destruímos, num processo suicida.
"No dia 27 de maio comemora-se o Dia da Mata Atlântica. A data marca a necessidade de barrar o desmatamento, recuperar o que foi degradado, ampliar o número de áreas protegidas, públicas e privadas, e melhorar a gestão daquelas que já existem." (http://www.wwf.org.br)
A Mata Atlântica é classificada cientificamente como Floresta Ombrófila Densa. Atualmente é composta por aproximadamente 456 manchas verdes, irregularmente distribuídas pela costa atlântica brasileira, entre o Rio Grande do Sul (município de Torres) e o Rio Grande do Norte, representando agora apenas 7% da floresta original que outrora cobria nosso território.
Considerada a mais rica entre as florestas tropicais úmidas do planeta, o santuário ecológico mais pródigo da Terra é um dos
ecossistemas mais ameaçados no mundo.
O Brasil figura entre os sete países detentores de megabiodiversidade. Essa diversidade se deve, principalmente, às nossas florestas Atlântica e Amazônica.
O Brasil figura entre os sete países detentores de megabiodiversidade. Essa diversidade se deve, principalmente, às nossas florestas Atlântica e Amazônica.
Apesar de protegidas por lei, as matas lutam pela sobrevivência. A especulação imobiliária, a falta de políticas públicas ambientais, a falta de fiscalização das unidades de conservação e, principalmente, a falta de educação e conscientização ambiental da população são algumas das causas da degradação do nosso verde.
É sempre bom lembrar que nossa área de preservação, a APA Aldeia-Beberibe, abriga o maior segmento de Mata Atlântica ao norte do Rio São Francisco. Mesmo assim, nosso santuário ecológico não é tratado com a importância e o cuidado que merece, sendo constantemente ameaçado por projetos destrutivos do meio ambiente, como é o caso da usina termoelétrica, instalada em pleno território da APA.
Preservar nossas matas e incentivar nossas crianças a fazê-lo é o mínimo que podemos fazer para nossa própria sobrevivência.
Neste dia tão importante, tome uma decisão: AJUDE-NOS A PRESERVAR NOSSO PATRIMÔNIO VERDE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário