Jorge Alexandre (de paletó cinza) conversa com a comissão do Fórum |
A audiência havia sido solicitada pelo Fórum, com o objetivo de levar ao Prefeito nossas reivindicações em várias áreas.
Wilton falou do levantamento feito pelo Fórum da Estrada de Aldeia, com fotografias de toda a Estrada, mostrando muitos problemas em vários trechos, sendo que muitos desses problemas cabem à Prefeitura resolver. Citou o empenho do Fórum em apontar soluções para o ordenamento da nossa rodovia, frisando que no Fórum somos contrários à sua duplicação.
Foi levantada a problemática do lixo, tendo Manoel Ferreira afirmado ao Prefeito que, com base no estudo feito pelo Ministério Público, o Fórum tem uma proposta para solucionar definitivamente o problema gerado pelos resíduos sólidos. Dodora lembrou que este problema está diretamente ligado à educação ambiental, ainda ausente nas nossas escolas.
Wilton Jansen e Jorge Alexandre |
Jorge Alexandre ouviu e anotou todas as reivindicações, prometendo enviar, para a reunião de hoje à noite do Fórum, representantes das várias Secretarias, a fim de que entremos em contato e reforcemos nossos pedidos junto a elas.
Com referência ao Espaço do Saber, o Prefeito esclareceu o seguinte: o espaço soma 8 ha de terra. A Prefeitura já gastou perto de 3 milhões de reais, entre desapropriação, terraplenagem, obras de arte e construção. Não há recursos para dar continuidade nem manter aquele espaço. Então, o que a Prefeitura pretende é instalar no local os seguintes empreendimentos:
1) Uma DP (Delegacia de Polícia), há tempo aguardada pela população;
2) Um Centro de Treinamento Médico-Ortopédico. Este Centro é uma exigência nas sedes da Copa do Mundo e a responsabilidade dos custos da sua construção (cerca de 650 mil euros) será de um grupo europeu. Terminada a Copa, o Centro fica para o Município;
3) Uma UPA igual à UPA da av. Caxangá, a cargo do Governo Federal;
4) O Sesc Ler. Este investimento engloba, entre outras coisas, área para ciclismo e caminhadas e uma escola aberta em tempo integral. É um investimento do próprio Sesc, na faixa de 25 milhões de reais e vai ocupar 600 estudantes. Afirmou Jorge Alexandre que esse projeto do Sesc Ler inclui o reflorestamento do local, e que será um projeto que "vai revolucionar Aldeia". Aproveitando o ensejo, convidou os membros do Fórum para conhecer o Sesc Ler de Goiana, em data a ser acertada posteriormente, colocando um microônibus à nossa disposição.
O Secretário de Saúde Caio Mário (na foto acima, ao lado do Prefeito) também esteve presente à audiência, afirmando que a UPA já está em fase de licitação e que daqui para julho as obras deverão estar iniciando.
Manoel Ferreira (de paletó) e membros do Fórum |
Marcos Sampaio, por sua vez, discorreu sobre o reflorestamento da área próxima ao Conjunto Habitacional construído pelo Governo (Projeto Minha Casa, Minha Vida), sugerindo que a Prefeitura participe do projeto, que pode ser fonte de trabalho e renda para as pessoas (como a criação de uma sementeira, por exemplo).
Roberto Souza Leão, oportunamente, lembrou como é bom que o governante tenha junto de si pessoas da comunidade dispostas a colaborar.
É essa colaboração que o Fórum quer dar, não somente levantando problemas, mas pesquisando soluções que beneficiem toda a comunidade. Esperamos que o Prefeito analise com cuidado todas as questões levantadas hoje, e que possa haver sempre uma comunicação fluida entre o Fórum e a Prefeitura de Camaragibe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário