sábado, 1 de fevereiro de 2014

O Ártico e Nós

Recebemos uma notícia alentadora esta semana, fornecida pelo Greenpeace:

"A Shell desiste dos planos de perfurar o Ártico este ano! Após a pressão de milhões de pessoas em todo o mundo, a empresa recuou e não vai explorar o Ártico."

O que isto tem a ver conosco?

Tudo a ver. Primeiramente, ilude-se quem ainda pensa que o mundo não está interligado e que a morte de um ecossistema distante não produz efeitos em todos os outros ecossistemas do planeta. 

Mas o ponto-chave, que gostaríamos de ressaltar aqui, é o seguinte: quais são os autores desse fantástico feito? Alguém pode imaginar um gigante como a Shell, com interesses econômicos imensos, louca para fincar suas garras no Ártico, recuando? Graças a quê? Políticos? Empresários influentes? Não. A Shell cedeu graças às pressões de pessoas comuns, cidadãos que se moveram e, através de abaixo-assinados, disseram "NÃO" à exploração do santuário ecológico do Ártico. 

Que sirva de reflexão para nós. Que sirva de impulso para quem se acomoda e pensa que não podemos nada. Nós podemos tudo. Mas, primeiro, precisamos acreditar. Segundo, sair da acomodação.

Nossa APA Aldeia-Beberibe está em risco. Nosso pequeno santuário não resistirá por muito tempo se não houver uma mobilização séria da população.

Informe-se! Junte-se a nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário