quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Estrada de Aldeia Livre dos Caminhões de Óleo

Folha de Pernambuco de hoje:


ALDEIA – CAMINHÕES NÃO TRAFEGAM MAIS

As termoelétricas instaladas em Aldeia começaram a cumprir o que determinou a Agência de Meio Ambiente (CPRH), mudaram o roteiro do tráfego os caminhões tanques que abastecem as indústrias de energia, uma das cinco exigências feitas pelo órgão estadual para tentar solucionar uma das queixas dos moradores do entorno do empreendimento.

A Folha flagrou, ontem, veículos transitando pela PE 41, em Igarassu, vindos pela BR101 Norte. Antes o percurso era feito pela área urbana de Aldeia, pela PE 27, trazendo risco para quem dividia o mesmo espaço com os veículos cheios de óleo combustível, produto inflamável.

As demais exigências da CPHR serão cumpridas por etapas, a próxima se dará na sexta-feira, quando as empresas têm que apresentar um plano de ações minimizadoras do barulho provocado pelas unidades; contratação de uma empresa para realizar estudos de impacto sonoro nos aglomerados próximos às usinas; e definição de ações sociais junto a essas populações. Elas também terão que ouvir as queixas dos moradores prejudicados; e por fim apresentar amostras de emissões de poluentes e a quem eles estão atingindo, caso existam.

O desvio dos caminhões pela PE 27, conhecida como Estrada de Aldeia, já foi percebido pelo Fórum Socioambiental, que luta pelo restabelecimento da tranquilidade na área. O engenheiro Herbert Tejo, integrante do Fórum, confirmou que desde segunda, eles não estão passando no local.

A batalha, agora, é esperar pelas ações para reduzir a poluição sonora no entorno das usinas. Segundo depoimento de moradores o som produzidos pelas termoelétricas chega no raio de 12 quilômetros. Uma das moradoras da comunidade Engenho Novo, em Abreu e Lima, na RMR, Mauricéia da Silva, 43 anos, os móveis de sua casa, distante quase quatro quilômetros, mudam de lugar, quando as termos estão em pleno funcionamento, como no final de semana passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário