quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Termelétricas em Aldeia - Tragédia Anunciada

Barragem de Botafogo, importante aquífero de Aldeia.
Usina termelétrica, situada dentro da APA, a poucos
metros de distância do aquífero
A poucos metros do santuário, em plena Área de Proteção Ambiental (APA Aldeia-Beberibe), nosso governo permitiu a construção de várias usinas termelétricas, movidas a óleo diesel. São consideradas das fontes mais poluentes do mundo. Por este motivo, países comprometidos com o meio ambiente não permitem este tipo de usina em seu território. Poluição sonora e poluição do ar. Muito em breve, Aldeia se transformará em local insalubre para se viver.

A construção de um complexo de TERMELÉTRICAS numa Área de Proteção Ambiental e de Proteção de Mananciais sem Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), por si só, já demonstra o desrespeito de nossos governantes para com a vida.

A cada dia os efeitos nefastos dessa irresponsabilidade generalizada atormenta os moradores de Aldeia.

Além do barulho torturante que se propaga num raio de mais de 12 quilômetros perturbando o sono e a quietude de um lugar que se caracterizava até bem pouco pelo silêncio e tranquilidade de suas noites, Aldeia, convive agora, diariamente, com a circulação de imensos caminhões transportando óleo diesel através de suas estradas, ruas e vielas.
Esses caminhões gigantescos com carga de óleo dobrada não apenas estão destruindo nossa já tão devastada, abandonada e caótica estrada, mas muito mais grave ainda, eles representam um potencial de morte, eles representam tragédias anunciadas. 

Todos que são usuários da estrada de aldeia sabe, desde muito, o perigo que essa estrada, sem acostamento, sem calçadas, sem ciclovias, representa para os pedestres, para os ciclistas, para os motociclistas e para os automóveis que ali circulam. Agora, acrescido com o tráfego diário de 60 a 80 desses caminhões, a probabilidade de acidentes fatais é enorme e se anuncia aos nossos olhos. Os caminhões circulam nessa estrada como se estivessem numa autopista.

Ao longo dos 20 quilômetros da estrada de Aldeia funcionam nada menos que 12 escolas, entre públicas e privadas. A circulação de crianças e jovens nesse trajeto é enorme.

A permissibilidade da circulação dessas máquinas, numa estrada sem qualquer estrutura de segurança para seus diversos usuários, escancara uma irresponsabilidade generalizada das três esferas de governo, federal, estadual e municipal. E, mais ainda, escancara a irresponsabilidade de todos nós moradores de Aldeia em aceitarmos resignadamente conviver com essa agressão e o perigo que ela representa para nós e nossos filhos.
Acordemos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário