terça-feira, 23 de setembro de 2014

Mobilização Produz Frutos


Como resultado da mobilização feita pelo Fórum, através de seus colaboradores, a problemática das usinas termelétricas está sendo exposta na imprensa e já podemos ver os primeiros sinais positivos das nossas ações. Acompanhe a publicação de hoje do jornal Folha de Pernambuco:

CPRH proíbe caminhões e quer reduzir impacto das termoelétricas em Aldeia - Empresas devem se adequar

APÓS denúncias de barulho, poluição e trânsito perigoso, Agência faz cinco exigências aos empreendedores


A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) está exigindo dos responsáveis pelas três termoelétricas que operam em Aldeia, que cumpram cinco itens para tentar restabelecer a paz das pessoas que moram no entorno. Após relatório técnico, realizado após visita ao local na sexta-feira, a CPRH convocou as empresas, na tarde de ontem, para que elas diminuam os impactos do empreendimento. 

A principal medida foi suspender, de imediato, o tráfego de caminhões tanques pela estrada de Aldeia (PE 27) e pela PE-35. A segunda exigência é que apresentem, até o próxima sexta-feira, dia 26, um plano com ações que minimizem o barulho provocado pelas usinas. Este plano terá que ser apresentado com organograma de ação. 

O terceiro ponto versa sobre a contratação de uma empresa para realizar estudos de impacto sonoro nos principais aglomerados próximos às usinas. Foi acordado, também, que os empresários definam ações sociais junto a essas populações. Ou seja, que eles ouçam as queixas dos moradores que estão sendo prejudicados com o funcionamento das termoelétricas. 

E por último, os empresários deverão apresentar amostras de emissões de poluentes, caso eles existam; e quem está sendo atingido pelas descargas. “Vamos aguardar os estudos e cronogramas, que serão avaliados pela CPRH. Ser for necessário faremos ajustes para atender os anseios da população”, antecipou o presidente da Agência, Paulo Teixeira. 

O diretor-presidente da Ebrasil, Dinon Cantareli, confirmou a mudança do trajeto dos caminhões que abastecem as duas termoelétricas pertencentes ao grupo, instaladas em Aldeia. Segundo ele, desde ontem os veículos que saem do Porto de Suape carregados de óleo combustível estão seguindo pela BR 101 Norte até Igarassu, acessando a PE 41 para chegar no seu destino. “Aumentamos 19 quilômetros o nosso percurso para evitar mais transtornos aos moradores de Aldeia”, explicou Cantareli, que lamenta que o projeto do Arco Metropolitano, “uma obra tão importante para o Estado “esteja suspenso, o que facilitaria o transporte de combustível para suas empresas. 

Ele ainda informou que vai começar a implantar o silencioso crítico, equipamento para solucionar o problema da poluição sonora, a partir da próxima semana. Ele reconhece alguns problemas apontados pela comunidade e demostrou disposição para solucioná-los. “Nossas termoelétricas são dotadas de tecnologia avançada, mas se ainda existem alguns problemas vamos resolver. Queremos preservar o bem estar social de todos”, concluiu. 

O engenheiro Herbert Tejo, do Fórum Socioambiental de Aldeia, que briga contra as indústrias de energia, deseja que os acordos sejam cumpridos. Segundo ele, a instalação dos aparelhos para coibir a poluição sonora anunciada pela Ebrasil havia sido apresentada em janeiro do ano passado, mas até o momento não foi empregado. “O jeito é aguardar, apesar de não acreditar em soluções técnicas”, critica. Mauricéia Paula da Silva, moradora de Engenho Novo, Abreu e Lima, distante apenas 3,5 quilômetros das termoelétricas, confirmou que pelo menos ontem não viu caminhões circulando na área, e aguarda com ansiedade a solução para o barulho. “Neste final de semana elas estavam trabalhando a todo vapor”, contou ela.

Fonte:
http://www.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/edicaodigital/arq/2014/09/0024.html

Um comentário:

  1. Gente,essa é uma notícia alvissareira.Aqueles caminhões gigantes estavam a tempo de provocar grandes acidentes em nossa estrada.Degradavam o asfalto e estradas de barro vicinais, além de desenvolverem velocidade acima de 80 Km/h.Comemoremos e parabenizemos os que, abnegadamente, fazem o Fórum Sócioambiental de Aldeia por mais essa vitória.

    ResponderExcluir