quarta-feira, 10 de abril de 2013

Fórum Define Pauta Para Conversa com o Prefeito

Reunião promissora



Na proficiente e participativa reunião de ontem (09/abril/2013), foi preparada, em assembléia, a pauta de assuntos e reivindicações a serem tratados com o Prefeito de Camaragibe, em audiência a ser agenda proximamente (o Fórum solicitou o encontro e aguarda resposta da Prefeitura). 

Destacamos os temas mais importantes, que são:

1) Espaço do Saber - quais as propostas da Prefeitura para este espaço, criado pela gestão anterior, mas não finalizado;

2) Educação ambiental nas escolas municipais - este é um ponto crucial, a exigir atenção urgente do poder público. Como podemos continuar omitindo este tema do currículo dos nossos estudantes, quando moramos dentro de uma APA? E como vamos exigir respeito ao meio ambiente se não ensinamos às crianças a maneira correta de tratar a natureza?

3) Resíduos sólidos - a questão do lixo também é um problema urgentíssimo que vem se agravando nos últimos tempos e precisa de especial cuidado da Prefeitura.

Presenças importantes 

Adriano Campos
Por falar em Prefeitura, uma boa notícia: compareceu à reunião de ontem o Gestor do Meio Ambiente da Prefeitura de Camaragibe, Adriano Campos. Demonstrando desejo em ouvir e se integrar ao Fórum, Adriano mostrou-se sensível às nossas preocupações e adiantou, com relação à problemática do lixo, que a Prefeitura vai colocar novas medidas em ação, ainda este ano. Uma dessas medidas, por exemplo, é dar estímulo aos catadores.
Adriano também falou da batalha da Prefeitura para implantar uma secretaria do meio ambiente, por enquanto inexistente no Município de Camaragibe.


É exatamente isto que precisamos no Fórum: o comparecimento de representantes que possam fazer a ponte entre as reivindicações dos moradores e o poder público. Esperamos que, a exemplo de Adriano, outros canais possam marcar presença em nossas reuniões para que, de forma pacífica e democrática, encontremos, juntos, os meios para melhorar nossa comunidade. 

Também compareceram ontem ao Fórum o Vereador de Camaragibe Armando do Posto (Partido Verde) e seu assessor Adriani Santinni, bem como o Promotor de Justiça André Silvani. Embora tenha informado não trabalhar mais na área ambiental, Silvani nos trouxe uma valiosa informação quanto aos resíduos sólidos: disse que o Ministério Público está adotando um padrão, o Termo de Ajuste de Conduta (TAC), tendo sido impressa uma cartilha, ensinando passo a passo o que fazer com o lixo. Esta cartilha está sendo distribuída nas Prefeituras e um plano-piloto, baseado nela, está sendo preparado na Prefeitura de Ferreiros, para servir de modelo. O TAC prevê o cuidado com o lixo desde a sua coleta.

O Promotor André Silvani fala em assembléia

O Vereador Armando do Posto participa da reunião

Nenhum comentário:

Postar um comentário