terça-feira, 19 de novembro de 2013

Reunião do Fórum com Gestores da Agencia Estadual de Meio Ambiente - CPRH



Ontem pela manhã, na sede da CPRH, foi realizada uma reunião de membros do Fórum com quatro gestores da CPRH - Carlos André Cavalcanti, Diretor Presidente; Isabella Costa, do Núcleo de Avaliação de Impactos Ambientais (NAIA); Hellder Nogueira, da Diretoria de Controle de Fontes Poluidoras (DCFP); Joice Brito, gestora da APA (Área de Proteção Ambiental) Aldeia Beberibe.
 Pelo Fórum de  Aldeia participaram da reunião Manoel Ferreira da Silva (Presidente); Hilton Fernando Losant Macedo; Wilton Torres Jansen e Herbert Tejo Pereira.
Como primeiro ponto foi discutido o traçado do Arco Viário Metropolitano. O Fórum expôs sua preocupação quanto à possibilidade da referida obra seccionar a Mata do CMNIC, com prejuizo ambiental incalculável; reportagens recentes na mídia dão como certa a liberação de recursos para a construção da via. Os representantes do Fórum questionaram como foram  realizadas as Audiências Públicas em 2012 e solicitaram a realização de nova Audiência, desta vez em Aldeia. O Fórum tem defendido um traçado para a via contornando a referida mata, a maior reserva florestal nativa ao norte do rio S. Francisco. A CPRH informou que o processo de licenciamento está na fase final da análise de viabilidade ambiental do empreendimento nos traçados propostos. Ficou deliberado que a CPRH encaminhará ao Fórum, em meio digital, o EIA - Estudo de Impacto Ambiental -  apresentado na CPRH e que realizará reunião para debater o licenciamento da via.
 Como segundo ponto foi discutido o funcionamento do Conselho Gestor da APA Aldeia Beberibe, criada em 2010.  A CPRH informou que encaminhou a entidades solicitação para indicação de representantes para compor o Conselho. Ficou deliberado que será convocada reunião com os membros já indicados para dar dinâmica ao Conselho.
 Como terceiro ponto o Fórum solicitou cópia das Licenças Prévias, Instalação e Operação e respectivos estudos dos processos de licenciamento das usinas termoelétricas em funcionamento na APA Aldeia Beberibe.
  Como quarto ponto o Fórum perguntou se o Camará Shopping poderia efetuar sua compensação florestal nas margens do rio Pacas. A CPRH irá contatar a CEHAB (Companhia Estadual de Habitação e Obras) para saber da execução de recomposição florestal das áreas de proteção afetadas pelo empreendimento habitacional Novo Redentor, construído no local pela citada entidade.
 Como quinto ponto, sobre o licenciamento de condomínios em Aldeia, membros da Fórum  afirmaram que a CPRH tem reconhecido a aplicação da Lei Municipal de Camaragibe em detrimento da Lei Estadual, solicitando revisão de tal posicionamento.   A CPRH informou que irá verificar se há posicionamento da Procuradoria Geral do Estado quanto a aplicabilidade das legislações indicadas como conflitantes, comprometendo-se a disponibilizar ao Fórum tal posicionamento.
 Como sexto ponto, sobre o licenciamento ambiental de um presídio estadual em Araçoiaba, a CPRH se comprometeu a informar a situação do possível licenciamento do empreendimento. O Fórum tem lutado para evitar tal empreendimento em Aldeia.
 Como sétimo ponto, o Fórum pediu a realização de fiscalização no território da APA para coibir a utilização de recursos hídricos (extração de água mineral) sem a devida outorga e licenciamento. A CPRH buscará articulação com a APAC - Agencia Pernambucana de Águas e Clima - para planejar ações efetivas em Aldeia, coibindo irregularidades.
 Como oitavo ponto o Fórum informou que tem um projeto de Estrada Parque para a PE-27 e pediu o Apoio da CPRH. Ficou deliberado que o autor do Projeto, arquiteto  César Barros, fará uma apresentação do Projeto.
 Por fim, ficou definido que ocorrerá nova reunião em aproximadamente três meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário