sexta-feira, 22 de março de 2013

2013: Ano Internacional de Cooperação Pela Água


No Dia Mundial da Água, a grande preocupação é o aumento da demanda e a contaminação da água no planeta. 

Riscos

Por um lado, temos uma população sempre crescente e os maus hábitos de desperdício e poluição; por outro lado, temos a mesma quantidade de água no planeta, há milhões de anos. Segundo  o professor Carlos Eduardo Morelli Tucci, doutor em Recursos Hídricos pela Universidade do Colorado (USA), existem dois riscos: "o risco de escassez por aumento da demanda (maior quantidade de usuários e demanda) e da escassez de qualidade devido à contaminação da água disponível”.

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que, em 40 anos, a demanda deve crescer mais de 50%. Por isto, a temática deste ano é a "Cooperação pela Água", cujo objetivo é conscientizar a população do mundo sobre o grande desafio que é gerenciar a água do planeta.

O fenômeno chamado Ciclo Hidrológico explica o fato de a quantidade de água na Terra permanecer a mesma há milênios: as águas evaporam, condensam-se em nuvens, voltam à terra em forma de chuva ou neve que escorre para o subsolo, o rio e os lagos e, enfim, voltam ao mar. É um ciclo perfeito. No entanto, a água vem se perdendo pela contaminação provocada por ações do homem. No Brasil, menos de 40% do esgoto é tratado.

Consumo inconsciente

Segundo dados da ONU, uma pessoa bebe em média 2 litros de água por dia, mas são necessários de 2 mil a 5 mil litros de água para produzir sua alimentação diária.

Nossa fome de bifes também sai muito cara: a pecuária é uma das mais importantes fontes de poluição do meio ambiente, consumindo grandes quantidades de recursos e produzindo  resíduos e gases que contaminam o solo, a água e o ar. Para se ter uma idéia, a contaminação das águas superficiais por coliformes fecais  chega a 85% em algumas regiões do Sul do Brasil. 

Para produzir-se cada quilo de carne bovina são necessários aproximadamente 43 mil litros de água (somando-se a água bebida pelos animais e a água utilizada para produzir o seu alimento).

São dados para reflexão e tomada de atitude AGORA, se queremos preservar a vida no planeta. A escolha está em nossas mãos: ou mudamos nossos hábitos nocivos ou pereceremos todos, vítimas da própria inconsciência e comodismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário