Representantes do Rachão |
A Prefeitura de Camaragibe precisa intervir o quanto antes para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.
O retrato do cotidiano na comunidade foi detalhadamente revelado pela moradora conhecida como Baia, porta-voz do grupo.
Baia fala em assembléia |
Informou ela que o referido conjunto habitacional ficou pronto há dois anos e cerca de 400 famílias foram assentadas lá. No entanto, inexiste uma estrutura básica de apoio aos moradores, ou seja: o esgoto do conjunto vai da estação de tratamento direto para o antigo Rio das Pacas; a caixa d'água que abastece o conjunto foi mal arquitetada e está com vazamentos, tendo sido colocado um reservatório sem proteção, a céu aberto, para uso dos moradores; não há iluminação nem há segurança, tendo ocorrido assaltos e até mortes; inexiste um posto médico; falta uma creche, e não é incomum ver crianças servindo de pombos-correio para traficantes de drogas.
Baia também disse que uma das reivindicações do grupo é para que haja um reflorestamento do local, bastante devastado.
Marcos Sampaio, conhecedor de toda a situação, atestou o triste depoimento da representante da comunidade, acrescentando que, na verba liberada para o conjunto de habitação, estava prevista uma boa parte (cerca de 2 milhões e 500 mil) para o reflorestamento, que até agora não ocorreu.
A gestora da Escola Tito Pereira de Oliveira, profª Anita
Cantareli, sugeriu que fosse formada uma comissão, em caráter de urgência, para ir até a Prefeitura solicitar rápida intervenção, principalmente levando em conta as crianças da comunidade, que não podem ficar sem creche e sem escola, entregues à rua e às drogas. A sugestão foi imediatamente acatada pela assembléia, formando-se uma comissão de cinco membros para tratar do assunto junto à Prefeitura, incluindo o nosso pároco, Padre Freire, que se ofereceu para participar.
Realmente muito triste a realidade dos nossos vizinhos do Rachão. Esperamos ação da Prefeitura.
Realmente muito triste a realidade dos nossos vizinhos do Rachão. Esperamos ação da Prefeitura.
Espaço do Saber
Avisa nosso vice-presidente Hibernon que recebeu uma informação de que a Prefeitura fará, na próxima segunda-feira 18 de março de 2013, uma vistoria no Espaço do Saber, e colocará vigilantes no local, para evitar a continuação das depredações.
Atendimento Psicológico Gratuito
Padre Freire (de camisa azul), prestigia o Fórum |
Este serviço funciona às quartas-feiras, no horário das 8h30 às 11h30.
Sem dúvida uma grande contribuição social. De parabéns o nosso pároco, pela iniciativa, e nossa comunidade, que poderá contar com esse atendimento.
Arco Viário Metropolitano
A profª Cecília Costa em assembléia |
A profª Cecília Costa, bióloga e ambientalista, disse em assembléia que está elaborando um trabalho sobre o impacto do Arco Viário planejado pelo Governo, o qual cortará Aldeia pelo meio, já que o traçado passa pela reserva do exército e bacia do Rio Pitanga. Lembrou sobre o momento crítico que estamos vivendo e endossou o estudo feito por Herbert Tejo Pereira, membro do Fórum e do Conselho Gestor da APA Aldeia-Beberibe. Esclareceu que, por medida de economia, dos três projetos apresentados, foi escolhida a pior opção para o meio ambiente. Nisso se vê o contra-senso do relatório da CPRH, pois, apesar de reconhecer o dano ambiental da obra, conclui pela sua aprovação.
Palestra Adiada
Por motivos alheios à sua vontade (doença em pessoa da família), a Secretária Luciana Azevedo não pôde comparecer à reunião para realizar sua palestra previamente anunciada. Será publicado aqui e no Facebook a nova data em que Luciana poderá vir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário