quinta-feira, 7 de março de 2013

Intervenção Urgente na Barragem Botafogo


Faz parte da nossa cidadania contribuir para com nossas ações para o bem-estar comum, ao invés de ficar sempre esperando que todas as iniciativas partam das organizações.
Mostro aqui o exemplo de Leonardo Paiva e seu filho, Daniel Fialho (todos aldeenses, sendo este último, membro do Fórum). Preocupados com a crescente degradação das margens da Barragem do Botafogo, Daniel e alguns amigos (que também passaram a fazer parte do Fórum), fotografaram o crime ambiental e denunciaram, em assembléia, a depredação. Além disso, Leonardo Paiva enviou a seguinte mensagem ao CIPOMA:


Prezado Major Gildo, comandante da CIPOMA,
Sou o coronel Leonardo de Paiva, do CBMPE (matrícula:1742/6). Mantive contato com a CIPOMA, via telefone e me foi informado esse e-mail para contato.
Prezado colega, sou morador de Aldeia e tenho presenciado ações de depredações constates e diárias, nas áreas da APA Beberibe, que envolve a margens da barragem Botafogo, situada próximo da termoelétrica, em Aldeia/Igarassu , mapa anexo.
São delitos como: extração de areia do leito do rio, caça de animais protegidos, queimada, construção de vias para escoamento de madeira, extraída, ilegalmente, da área de preservação.
Coloco-me disposição para dar maiores os detalhes de localização e horários desses atos ilícitos.

Segue um pequeno relato das contravenções e crimes que vêm ocorrendo na barragem de Botafogo, além de fotos e localização, anexos:
Tipos de degradação ambiental
- Caça predatória de capivaras, tatu, lontras e ave, tanto para alimento como para venda ou cativeiro
- Extração de areia das margens do rio (consequentemente, causando a degradação das matas ciliares)
- Desmatamento e queimada, para o acesso do caminhão, que trasporta areia para a venda.
Referencias para o local.
Faz parte da APA Beberibe
Vindo pela PE 041, km 7,5, entrar à esquerda, no cruzamento antes da empresa Termoeletrica/EMPESA, de Igarassu, no final dessa via tem uma pequena ladeira em direção à direita, seguir um pouco e entrar na próxima à esquerda, passará em uma pequena área de mata(um túnel de arvores)logo mais a frente, haverá uma bifurcação, manter a direita. Passará por uma ruína de antiga igreja, seguir em frente até achar um pequeno conglomerado de arvores é nesse local, que se pode observar algumas provas da degradação e diariamente existem pessoas extraindo areia .
Agradeço, antecipadamente, a atenção e coloco-me a disposição desse comando e da 3ª sessão dessa OME, para maiores detalhes.
Anteciosamente,
Leonardo de Paiva - Cel Bm
(aspirante 1984 - CFO/APMP)
Matrícula 1742-6

Exemplos como este é o que estamos precisando no Fórum! Parabéns a Leonardo, Daniel e todos os que levantaram a denúncia. Esperamos seja o problema sanado o quanto antes pelas autoridades!
Foi dito por um membro do Cipoma, que esteve presente à última assembléia do Fórum, que a quantidade de fiscais é insignificante diante do muito que há para fiscalizar. Fica aqui o nosso apelo, reiterando o pedido de Leonardo de Paiva, para que as autoridades, ao menos num momento de urgência como este, mobilizem um número suficiente de fiscais para verificar o crime ambiental que está sendo praticado na nossa área de preservação ambiental, antes que seja tarde demais.
Abaixo, mais algumas fotos do feitas por Daniel Fialho:






Nenhum comentário:

Postar um comentário